Quais os maiores artilheiros da Copa América ? Veja a lista

Apenas dois jogadores ainda em atividade nesta edição do torneio aparecem entre os maiores goleadores da competição; saiba quem são.

Apenas dois jogadores presentes nesta Copa América aparecem na lista dos maiores artilheiros do torneio: Paolo Guerrero (Peru) e Eduardo Vargas (Chile). Ambos possuem 14 e 13 gols, respectivamente, mas podem aumentar estes números nesta edição. O chileno, inclusive, deixou o dele na rodada de estreia no empate com a Argentina em 1 a 1 e subiu uma posição no ranking. Confira então, quais os maiores artilheiros da história da Copa América.

Quais os maiores artilheiros da Copa América?

O argentino Norberto Méndez e o brasileiro Zizinho são os maiores artilheiros da Copa América, com 17 gols cada. Enquanto Méndez jogou as edições de 1945, 1946 e 1947, o jogador tupiniquim atuou o dobro e participou das competições de 1942, 1945, 1946, 1949, 1953 e 1957. Ambos lideram com vantagem, mas um uruguaio e um peruano aparecem na sequência.

Os jogadores Severino Varela, do Uruguai, e Teodoro Fernández, do Peru, possuem 15 tentos cada. Mas com 14 bolas na rede, está o conterrâneo de Fernández, Paolo Guerrero. Conhecido no futebol brasileiro por suas passagens no Corinthians e Flamengo, o atacante atualmente joga no Internacional e está entre os maiores artilheiros da Copa América.

Lista dos maiores artilheiros:

  1. Norberto Méndez (ARG) e Zizinho (BRA) - 17 gols
  2. Severino Varela (URU) e Teodoro Fernández (PER) - 15 gols
  3. Paolo Guerrero (PER) - 14 gols
  4. Gabriel Batistuta (ARG) José Manuel Moreno (ARG), Ademir de Menezes (BRA),Jair (BRA), Héctor Scarone (URU) e Eduardo Vargas (CHI) - 13 gols
  5. Roberto Porta (URU) e Ángel Romano (URU) - 12 gols
Atualmente, guerrero joga pelo internacional, mas já passou por corinthians e flamengo
Atualmente, guerrero joga pelo internacional, mas já passou por corinthians e flamengo (foto: ricardo duarte/inter)

Aos 37 anos, Guerrero joga a competição desde 2007 e conquistou a artilharia da competição em 2011, 2015 e 2019. O peruano marcou apenas um gol em sua primeira participação na Copa América. Entretanto, anotou cinco bolas na rede quatro anos depois, sendo artilheiro isolado.  Em 2015, fez quatro gols, assim como Eduardo Vargas. Em 2016, fez apenas um, mas anotou três em 2019 e dividiu a artilharia com Everton Cebolinha.

Vargas do Galo tem 13 gols na Copa América

Cerca de seis jogadores possuem 13 gols na história da Copa América. São os argentinos Gabriel Batistuta e José Manuel Moreno, os brasileiros Ademir de Menezes e Jair, o uruguaio Héctor Scarone e o chileno Eduardo Vargas. Este último ainda está em atividade e pode aumentar seus números.

O atacante do Atlético Mineiro fez quatro gols em 2015 e seis em 2016 (artilheiro nas duas edições, mas na primeira empatado com Guerrero). Em 2019, Vargas fez dois gols e nesta edição anotou o tento de empate dos chilenos contra a Argentina.

Na rodada de estreia, vargas fez o gol de empate do chile contra a argentina
Na rodada de estreia, vargas fez o gol de empate do chile contra a argentina (foto: twitter/@laroja)

Copa América 2021

O peruano Paolo Guerrero e o chileno Eduardo Vargas ainda podem aumentar seus números entre os maiores artilheiros da Copa América. No quinta-feira (17), a Seleção Brasileira encara o Peru, no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, mas às 21h. Já na sexta, 18 de junho, Chile e Bolívia se enfrentam na Arena Pantanal, às 18h.

Nos outros jogos da rodada, Colômbia e Venezuela abrem as disputas da 2ª rodada do torneio, às 18h, no Estádio Olímpico, às 18h. Já a Argentina e Uruguai, fazem o clássico sul-americano, no Estádio Mané Garrincha, às 21h. Por outro lado, as seleções do Paraguai e Equador não atuam nessa rodada. Isso porque, a competição possui dois grupos com cinco equipes em cada e como as seleções da mesma chave se enfrentam, um time por rodada descansa.

Seleção brasileira encara o peru na próxima rodada
Seleção brasileira encara o peru na próxima rodada (foto: twitter/@lucasfigfoto)

+Tabela de jogos da Copa América 2021: datas e horários da 2ª rodada

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes