Quantos graus faz no Catar? Previsão para a Copa do Mundo 2022

A Copa do Mundo de 2022 começará neste fim de semana, com 32 países indo para o Catar para competir pelo prêmio máximo do futebol.

Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo da FIFA será realizada em novembro e dezembro e não no meio do ano no calendário do futebol. O Catar é quem vai receber o evento, pequeno país no Oriente Médio, mas com muita cultura e diversidade. Mas você sabe quantos graus faz no Catar? Saiba qual deve ser a temperatura na semana de jogos e se pode chover.

 

VEJA: Argentina x França: transmissão online e na TV da final da Copa do Mundo de 2022

Qual será a temperatura no Catar na Copa do Mundo?

Ao longo do ano no Catar, a temperatura média no país sede da Copa do Mundo 2022 é de cerca de 29 graus Celsius, com máximas 45 ºC nos meses de verão. Com o calor claramente excessivo nessa época, o torneio mundial de futebol está sendo disputada no inverno.

Nessa estação, as médias em novembro e dezembro no Catar são de 26 graus Celsius e 21 graus, respectivamente.

A temperatura está marcada para 26°C às 19h para o jogo de abertura entre Catar e Equador, no domingo.

De modo geral, a previsão do tempo para o Catar durante a Copa do Mundo indica temperaturas entre 20ºC e 30ºC, de acordo com o site Weather. O estudo meteorológico não indica possibilidade de chuvas no período de jogos.

Os dois meses em que o torneio acontece também serão alguns dos meses mais úmidos, em média, no Catar. A umidade relativa média de 71% em dezembro é muito superior à média anual do país de 59%.

Para o jogo de abertura, a umidade será de cerca de 60%, o que significa uma temperatura real de 31°C, apesar de ocorrer à noite.

Para neutralizar as condições desconfortáveis, os estádios têm ar condicionado de última geração.

Por que a Copa do Mundo vai ser em novembro?

É justamente por causa do clima que a Copa do Mundo de 2022 no Catar será realizada em novembro e dezembro. O objetivo é evitar as fortes temperaturas no meio do ano.

O verão no país do Oriente Médio pode passar de 40 ou 50 graus, o que dificultaria a realização do evento para jogadores, torcedores e comissões técnicas. No Catar é inverno no fim do ano, o que significa que as temperaturas caem e o clima fica mais ameno.

O Catar foi escolhido para sediar a Copa do Mundo em 2010 pela FIFA. Desde então, a preocupação da entidade com fortes temperaturas no meio do ano tornou-se uma preocupação. Por isso, o comitê organizador da FIFA optou por alterar o início da Copa do Mundo no Catar para 20 de novembro, determinante para evitar maiores problemas.

A ideia das autoridades para controlar o calor durante os jogos é o sistema de ar-condicionado nos estádios, próximo dos gramados e espaços debaixo dos assentos nas arquibancadas. Além de efetivo, o modelo é considerado 40% mais sustentável, segundo a Vogue.

+ Entenda o significado do mascote das Olimpíadas 2024 

Que dia inicia a Copa do Mundo em 2022?

A Copa do Mundo começa no domingo, 20 de novembro, com a cerimônia de abertura e a partida entre Catar e Equador às 13h (Horário de Brasília), no Estádio Al Bayrt. O embate é válido pela primeira rodada do grupo A na competição.

A FIFA não divulgou os detalhes da cerimônia de abertura como o tema, o que vem por aí ou quem serão os artistas a cantarem na festa. Já a partida entre Catar e Equador segue a tradição com a equipe da casa jogando primeiro, assim como foi no Brasil em 2014 e na Rússia em 2018.

A Rede Globo, na TV aberta, os canais do Sportv, em operadoras por assinatura, o GloboPlay e o canal do Casimiro na Twitch são os responsáveis por transmitirem a Copa do Mundo por todo o Brasil.

 

Leia também:

Tatuagem dos jogadores da Seleção Brasileira: veja 17 desenhos 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes