Número do NIS, PIS ou NIT: saiba onde e como encontrar

O número do NIS é um dos requisitos para a consulta de diversos benefícios, como o FGTS e o abono salarial. É possível encontrá-lo em diversos documentos, no Portal Meu INSS e no Cnis

O Número de Identificação Social (NIS) é um dos requisitos para fazer a consulta de benefícios como o FGTS e abono salarial. O NIS, e números como PIS/PASEP ou NIT,  estão nos extratos do FGTS pela Caixa Econômica Federal, no Cartão Cidadão ou na Carteira de Trabalho. Além disso, é possível encontrá-los online no Portal Meu INSS ou no Cnis.

Qual a diferença entre NIS, NIT e PIS?

Primeiramente, o Programa de Integração Social (PIS) é gerado no primeiro emprego da pessoa, e é destinado exclusivamente a trabalhadores do setor privado. Já o Número de Identificação do Trabalhador (NIT) identifica os trabalhadores autônomos.

Enquanto o NIS é gerado por uma base de dados chamada Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), que reúne os dados de quem recebe benefícios sociais como o Bolsa Família, por exemplo. O número do NIS e do PIS é o mesmo, quando houver registro de assinatura em Carteira Profissional e encontra-se em diversos documentos. Confira:

 

Como encontrar o número do PIS pelo Meu INSS?

Número do nis
Imagem: reprodução
  1. Em primeiro lugar, acesse o portal Meu INSS;
  2. Clique em Entrar (no canto superior direito);
  3. Selecione Crie sua Conta;
  4. Então, preencha os dados solicitados (CPF, nome completo, e-mail, celular);
  5. Clique em Continuar;
  6. Anote a senha que o sistema vai criar para você;
  7. Informe, portanto, seu CPF e a senha;
  8. Faça o login e altere a senha para uma de sua preferência;
  9. Acesse novamente, desta vez com a sua senha.

Ao clicar no canto superior direito, você verá os dados do usuário, com seu nome, CPF e o NIT/PIS. Você já conseguiu consultar o PIS pelo CPF.

 

Como encontrar o número do NIS pelo Cnis?

Veja o passo a passo:

  1. Acesse o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), clique em “Inscrição” no canto superior esquerdo do menu e escolha a opção “Filiado”.
  2. Digite seu nome completo em “Nome de Filiado”, preencha o nome completo da sua mãe (igual na carteira de trabalho). Coloque o número do CPF e sua data de nascimento. Em “documentos complementares”, adicione o número do RG é suficiente, sem pontos e sem hífen. Depois, digite o texto que aparece na imagem do canto inferior da tela.
  3. Clique em “Continuar”. Se os dados estiverem corretos, aparecerá uma mensagem em vermelho, no canto superior da tela, informando que seus dados já constam na base do CNIS. Anote o número do NIT que aparece ao final desta mensagem. Este é o seu número de identificação como trabalhador.

 

Documentos que possuem o número do NIS

  • CadÚnico: beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, e usuário do aplicativo Cadastro Único ou site (meucadunico.cidadania.gov.br), e descobrir o número do seu NIS usando só o seu CPF e outros dados pessoais para conferência.
  • Cartão Cidadão: o número do NIS pode ser encontrado na parte frontal do Cartão Cidadão. Assim, note que a sequência numérica do NIS não inclui os dois dígitos do cartão no final (mais afastados).
  • Carteira de Trabalho: o número é a primeira que está disponível no topo da página inicial (que tem a foto). Nas versões antigas do documento impresso, geralmente, essa informação ficava em um cartão anexo à carteira de trabalho. A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) também pode ser feita e consultada pela internet, usando os aplicativos oficiais ou pelo link servicos.mte.gov.br.
  • Extrato do FGTS: assim como a Carteira de Trabalho Digital, é possível descobrir o número do NIS/PIS apenas com o CPF em mãos, mesmo sem a sua CTPS.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes