Eleições 2022: veja os partidos que apoiam Lula

O petista conseguiu o maior número de alianças de sua história na política.

O candidato Lula (PT) conseguiu, este ano, fazer o maior número de alianças de sua história, com 10 siglas o apoiando no primeiro turno. Os partidos que apoiam Lula nas Eleições 2022 são: Solidariedade, PSOL, Rede, PSB, Agir, Avante, Pros e a federação “Brasil da Esperança” com PT, PCdoB e PV. Além disso, no total, a coligação do petista lançou 8.259 candidaturas este ano.

Eleições 2022: quais são os partidos que apoiam Bolsonaro

Quais os partidos que apoiam Lula ?

Este ano, os eleitores brasileiros devem votar em candidatos para os cargos de: presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. O primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro e, se necessário, o segundo turno será dia 30 do mesmo mês. A votação acontece das 8h às 17h, segundo horário de Brasília.

1. "Brasil da Esperança"

Formada pelos partidos PCdoB, PV e PT, a coligação “Brasil da Esperança” lançou candidatos para 13 estados brasileiros e um para o Distrito Federal. 

2. PCdoB

Embora o PCdoB tenha nascido em 1922, seu registro foi feito apenas em 1988. O partido segue o espectro político da esquerda e segue os preceitos do marxismo e leninismo. 

Em 1989, o partido fez parte da "Frente Brasil Popular" junto com o PT e o PSB, que lançou Luiz Inácio Lula da Silva em sua primeira candidatura à presidência. O PCdoB conta com 8 deputados federais e 21 estaduais. Este ano, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) faz parte da coligação “Brasil da Esperança” junto com o PT e o PV.

3. PV

O Partido Verde (PV) foi fundado em 1986 e registrado em 1993. A sigla segue o espectro de centro-esquerda e apoia, principalmente, o ambientalismo e a ecologia. O PV também tem valores como a cidadania, o pacifismo e a diversidade. O partido conta com 4 deputados federais e 28 estaduais. Este ano, o partido se juntou ao PT e ao PCdoB na coligação “Brasil da Esperança”. 

4. PT

O Partido dos Trabalhadores (PT) foi fundado em 1980 e tem alinhamento político ao centro-esquerda. Seus princípios estão alinhados com o socialismo democrático. O PT é um dos maiores representantes da esquerda da América Latina, muito se deve ao fato de que o partido foi um dos maiores opositores à ditadura militar no Brasil. Atualmente, a sigla compõe grande parte das cadeiras na Câmara dos deputados, ficando atrás somente do PP e do PL. Atualmente o PT tem 4 governadores, 7 senadores, 56 deputados federais e 85 estaduais, no país. 

5. Solidariedade

O Solidariedade foi fundado em 2012 e registrado em 2013. O partido é de centro-esquerda e segue princípios humanistas, como a defesa dos direitos trabalhistas e direitos humanos.  O partido conta com 8 deputados federais e 29 estaduais (dados de 2018).  Este ano, o Solidariedade lançou candidatos ao governo de sete estados. 

6. PSOL

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) foi fundado em 2004 e registrado em 2006. Sua criação se deu por meio de dissidências dentro do PT. O partido é alinhado à esquerda política e segue o princípio do socialismo democrático. 

O PSOL tem 8 deputados federais e 14 estaduais. Em 2022, a sigla lançou candidatos para 19 estados e um para o Distrito Federal. 

7. Rede - Partidos que apoiam Lula

A Rede Sustentabilidade foi fundada em 2013 e registrada em 2016. Pode ser considerada alinhada ao centro, já que tem diferentes figuras políticas dentro da sigla. O partido tem como princípio a sustentabilidade e se diz um ambientalista e humanista. Marina Silva é a principal liderança da Rede.

O partido tem, em atuação, 2 deputados federais e 5 estaduais. Em 2022, a Rede lançou apenas dois candidatos para governador, mas fez coligação com o PSOL em outros estados. 

8. PSB 

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) foi fundado em 1985 e registrado em 1988. Seu alinhamento político é de centro-esquerda e tem como princípio a social-democracia.  A sigla lançou candidatos para governador em seis estados e no DF.

O PSB tem 4 governadores, 1 senador, 24 deputados federais e 70 estaduais (dados de 2018), no Brasil. Em julho de 2022, o partido oficializou seu apoio a Lula e também a candidatura de Geraldo Alckmin como seu vice na chapa.

9. Agir - Partidos que apoiam Lula

O Agir foi criado em 1985 com o nome de Partido da Juventude (PJ), em 1989 foi renomeado e passou a se chamar Partido da Reconstrução Nacional. Em 2000, mudou novamente o nome para Partido Trabalhista Cristão (PTC). Apenas em 2021, a nomenclatura Agir foi criada, sendo registrada no ano seguinte. A legenda é de se alinha ao espectro político do centro.

O partido não tem nenhum deputado federal eleito e conta com 12 deputados estaduais. O Agir lançou candidatos para apenas quatro estados, mas fez coligações com outros partidos. 

10. Avante

O partido foi fundado em 1989 e registrado em 1994 com o nome de Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB). Mas em 2017 mudou seu nome para Avante. A sigla se alinha ao centrismo político. 

O Avante não tem candidatos a governador este, mas fez coligações com outros partidos em alguns estados. O partido tem seis deputados federais e 18 estaduais. 

11. Pros - Partidos que apoiam Lula

O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) foi fundado em 2010 e registrado em 2013. A sigla é alinhada ao centrismo político e apoia o liberalismo social. O Pros tem 4 deputados federais e 23 estaduais. O partido lançou dois candidatos para governador, mas fez coligações em outros estados.

Até agosto deste ano, o Pros tinha um candidato na disputa presidencial, Pablo Marçal. Mas no mês passado, o partido retirou a candidatura de Marçal e declarou apoio a Lula. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes