Veja quais serão os horários das eleições 2022

Este ano, todos os estados farão a votação eleitoral ao mesmo tempo.

Em dezembro do ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por unificar os horários das eleições 2022. Então, o país todo vai começar e terminar a votação ao mesmo tempo. As urnas ficarão abertas da 8h às 17h, se não houver filas, seguindo o horário de Brasília, onde é a sede da corte.

Confira também:

Quando será o primeiro e o segundo turno eleitoral?

Como denunciar fake news?

Horários das eleições 2022

Horários das eleições 2022
Foto: tse/reprodução

Com a resolução de número 23.669 do TSE, a votação será realizada em todo o Brasil seguindo o horário de Brasília. Assim, os estados que seguem outro fuso terão que se adequar para que as seções eleitorais sejam abertas e fechadas ao mesmo tempo. Por exemplo, o Acre vai abrir as urnas às 6h e fechar às 15h.

Veja os horários das eleições 2022 nos diferentes fusos do Brasil:

Acre: das 6h às 15h (horário local)
Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima: das 7h às 16h (horário local)
Amazonas: das 7h às 16h.
Fernando de Noronha (PE): das 9h às 18h.
Distrito Federal e demais localidades (horário de Brasília): das 8h às 17h.

Horários da apuração

Como o país irá votar ao mesmo tempo, por volta das 17h (horário de Brasília), todas as urnas serão fechadas. Por isso, a apuração vai começar a partir dessa hora também. Antes da medida de unificação, a apuração só começava quando a última urna do Acre fechava, o que correspondia às 19h no fuso da capital federal. Portanto, este ano, os votos começarão a ser apurados mais cedo e o resultado também deve sair antes.

Eleições 2022 no Brasil

O primeiro turno eleitoral está marcado para o dia 2 de outubro e o segundo, se houver necessidade, para o dia 30. Este ano, os brasileiros votam em um candidato para cada cargo em eleição, são eles: deputado federal (quatro dígitos), deputado estadual (cinco dígitos), senador (três dígitos), governador (dois dígitos) e presidente (dois dígitos). Esta é também a ordem de votação na urna.

O presidente e os governadores podem ser eleitos no primeiro turno se um candidato obtiver mais da metade dos votos válidos. Caso contrário, há o segundo turno. Já os senadores e deputados devem ser eleitos no primeiro pleito.

O eleitor deve chegar em sua seção eleitoral com um documento oficial com foto. Não é preciso levar o título físico. O e-título pode ser usado como documento, se contiver a foto do cidadão. A Justiça Eleitoral permite, e até recomenda, que eleitores levem consigo os números de seus candidatos escritos em um papel para os ajudar a lembrar na hora de votar. Essa ação acelera o processo do voto e diminui as filas nas seções.

Os eleitores podem comparecer às zonas eleitorais com roupas leves, como chinelos, bermudas e regatas. Também é permitido que as pessoas façam manifestações políticas silenciosas, usando roupas e acessórios de determinado partido ou candidato.

O voto é obrigatório para brasileiros alfabetizados com idade entre 18 e 70 anos. Pessoas analfabetas e/ou com idade entre 16 e 17 anos ou acima de 70 têm o voto facultativo. Ou seja, só votam se quiserem.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes