O que vai acontecer dia 7 de setembro no Brasil em 2021?

Manifestação, intervenção militar e o fim do STF. Afinal, O que vai acontecer dia 7 de setembro no Brasil em 2021? Uma série de boatos tem surgido nas redes sociais sobre o dia alusivo ao aniversário da Independência do Brasil, mas na verdade, o que tem programado até agora são manifestações em todo o país e organizados por grupos favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido).

O que vai acontecer dia 7 de setembro no Brasil em 2021? Manifestação na Avenida Paulista

Manifestação na Avenida Paulista 7 de setembro
Avenida Paulista terá manifestação pró-governo no dia 7 de setembro de 2021 – Foto: Pixabay

No dia 7 de setembro, está prevista uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, formada por apoiadores do governo de Bolsonaro.

O presidente já confirmou que participará das manifestações em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, e também na Avenida Paulista. Apesar das polêmicas, o presidente disse em tom ameno que os atos serão pacíficos.

Mas na tentativa de impedir atos violentos nas ações pró Bolsonaro, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou em agosto o cumprimento de mandados de busca e apreensão contra ativistas que incitavam a população a sair às ruas a favor atos antidemocráticos, como cobrar do Congresso a deposição de todos os ministros da suprema corte e pedir intervenção militar no País.

Já os críticos ao governo e e favoráveis ao impeachment do chefe do Executivo não poderão se manifestar na Paulista neste dia.

De acordo com a Folha de São Paulo, decisão judicial de 2020 determina que a Avenida Paulista só pode ser usada por um lado de cada vez. E como o grupo pró-Bolsonaro teria pedido para utilizar a via primeiro, então ficou decidido que eles poderiam ocupar a Paulista no dia 7.

A oposição agora organiza um movimento ainda para o mês de setembro.

Caminhoneiros vão parar no dia da Independência do Brasil?

Apesar de toda a polêmica envolvendo o cantor e ex-deputado federal Sérgio Reis – que teria convocado uma paralisação com apoio dos caminhoneiros -, ainda não é certo que a categoria irá aderir a alguma manifestação do dia 7 de setembro.

 

Vai ter desfile Cívico dia 7?

Pelo segundo ano consecutivo não haverá desfile cívico na maior parte do Brasil. O Ministério da Defesa já anunciou que a comemoração do 199º aniversário da Proclamação da Independência em Brasília não terá celebração aberto ao público. O evento será no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, mas com restrição de participantes.

Autoridades de saúde recomendam que sejam evitadas aglomerações, para desacelerar o contágio pelo coronavírus.

Mostrar comentários (26)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes