Pesquisa Ibope avalia satisfação das gestões de Covas, Doria e Bolsonaro

Os entrevistados poderiam avaliar a administração dos governantes em ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo

Divulgada nesta quarta-feira (18), a pesquisa Ibope revelou os percentuais de intenção de voto para os candidatos a prefeito de São Paulo que foram para o segundo turno das eleições 2020. Além disso, os dados também apontaram o os percentuais de avaliação das administrações do prefeito da capital paulista, Bruno Covas (PSDB), do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A pesquisa ouviu 1.001 pessoas na cidade de SP, que classificaram as gestões dos políticos em ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo. Os dados foram coletados entre os dias 16 e 18 de novembro, e possuem um nível de confiança de 95%, com margem de erro máximo de três percentuais para mais ou menos.

Bruno Covas, atual prefeito de SP

Foto mostra prefeito de são paulo, bruno covas usando uma máscara e segurando um mcirofone.
Bruno covas (foto: governo de são paulo)

Desde o mês passado, quando a pesquisa começou a ser realizada, os percentuais de satisfação dos cidadãos com  a gestão do tucano seguem estáveis, sem grandes oscilações. Veja os resultados da última avaliação:

  • Gestão ótima/boa: 33%
  • Regular: 43%
  • Ruim/péssima: 20%
  • Não sabem avaliar: 4%

Quanto a aprovação da administração de Covas, 52% aprovam, 40% desaprovam e 8% não souberam responder a questão. O candidato está em busca de sua reeleição como prefeito da capital paulista, e disputará o segundo turno das eleições 2020 com Guilherme Boulos (PSOL).

Veja os resultados da pesquisa Ibope com as intenções de voto para o 2º turno de SP!

João Doria, atual governador de SP

Foto mostra joão dória em falando ao microfone e sorrindo.
Foto: jales valquer/fotoarena

João Doria (PSDB) foi eleito prefeito de São Paulo nas eleições municipais de 2016. Entretanto, abandonou o posto para se candidatar ao cargo de governador do estado, em 2018, elegendo-se.

Os resultados da avaliação do Ibope apontam que sua gestão é, maioritariamente, ruim ou péssima, de acordo com as respostas dos cidadãos de SP que responderam a pesquisa. Veja a última apuração:

  • Gestão ótima/boa: 16%
  • Regular: 31%
  • Ruim/péssima: 50%
  • Não sabem avaliar: 3%

Jair Bolsonaro, atual presidente do Brasil

Imagem do presidente jair bolsonaro. Segundo ibope, aprovação do seu governo caiu em sete estados
Foto: reprodução/agência brasil

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), foi eleito em 2018. De acordo com a pesquisa Datafolha, divulgada pelo site do jornal "Folha de S.Paulo" em abril de 2020, 17% do total de eleitores que votaram em Jair estão arrependidos, outros 83%, não se arrependem.

Entretanto, a pesquisa Ibope revelou um percentual alto para a classificação de gestão como ruim ou péssima, maior do que a do governador de São Paulo, João Doria. Veja a avaliação dos cidadãos:

  • Gestão ótima/boa: 21%
  • Regular: 24%
  • Ruim/péssima: 54%
  • Não sabem avaliar: 1%

Comparado aos resultados das pesquisas anteriores a esta, os percentuais não oscilam muito, a menor de taxa classificada com ruim/péssima foi nos dias 2 e 15 de outubro, com 48%.

A pesquisa Ibope foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, com o número de identificação na Justiça Eleitoral: SP-05645/2020.

Veja também: chega em SP 120 mil doses da vacina contra Covid-19.

Texto por  Luana Fogaça**

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes