Quem passa a faixa de presidente para o candidato eleito na posse?

Tradicionalmente, o atual governante do país entrega a peça àquele que venceu as eleições.

Quem passa a faixa de presidente? Tradicionalmente, o atual chefe do Executivo entrega a peça ao candidato eleito no dia da posse. Esse é um rito da política brasileira que é realizada desde a redemocratização do país.

Em 2023, o candidato eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve receber o item no dia 1° de janeiro. Mas com suas divergências com o adversário Jair Bolsonaro (PL) durante a campanha, muita gente está se perguntando se o atual presidente vai participar do ato na cerimônia de posse.

VEJA:

Quem passa a faixa de presidente?

No Brasil, a tradição no dia da posse, 1 de janeiro, manda que o último presidente passe a faixa presidencial para o presidente eleito. No entanto, essa é uma cerimônia simbólica e não está prevista na Constituição. Em resumo, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) não é obrigado a participar da cerimônia de passagem de faixa, no entanto, a ausência do político quebraria um ciclo de décadas nas eleições no Brasil.

A tradição de passar a faixa é apenas para simbolizar a passagem de governo e demonstrar a superação de divergências ocorridas entre os candidatos durante a campanha.

Além disso, outras festividades comuns no dia da posse, como o desfile do carro na esplanada, também não são obrigatórias.

De acordo com matéria do Estadão, no dia 8 de novembro, a esposa do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, Janja Silva, planeja que pessoas comuns, fora da política, entreguem a faixa ao novo presidente.

Passagens dos últimos anos

A última vez que um presidente não passou a faixa para o candidato eleito foi em 1985, com o fim da ditadura. O general João Batista Figueiredo não compareceu a posse de seu sucessor, José Sarney. Anos depois, em 1999, o militar contou em entrevista à revista IstoÉ que não fez a passagem, pois não acreditava que Sarney deveria ser presidente.

"Ele sempre foi um fraco, um carreirista. De puxa-saco passou a traidor. Por isso não passei a faixa presidencial para aquela pulha. Não cabia a ele assumir a Presidência", afirmou.

Nos outros anos, a passagem da faixa foi realizada da forma tradicional. Em 1990, Sarney passou o item para Fernando Collor, que o entregou para Fernando Henrique Cardoso. FCH passou a peça para Lula em 2003 e o petista entregou a faixa para sua colega de partido Dilma Rousseff em 2011.

Como a presidente sofreu um impeachment em 2016, Michel Temer assumiu o cargo no mesmo ano e Dilma não terminou seu mandato. Na posse de Bolsonaro, em 2019, Temer passou a faixa para o atual presidente.

Bolsonaro vai passar a faixa para Lula?

Após perder a corrida eleitoral de 2022, Bolsonaro não ligou para o adversário como forma de reconhecer a derrota nas urnas, um ato simbólico que vinha sendo adotado pelos presidentes eleitos no país.

Com a quebra na tradição, a ida de Bolsonaro à posse de Lula ainda é uma dúvida.

Mourão nega que irá passar a faixa

Com as dúvidas a respeito da ida de Bolsonaro à posse, o atual vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), foi questionado se iria entregar a faixa a Lula (PT). Em entrevista ao Valor Econômico, no dia 16 de novembro, o político negou que faria a passagem, já que não o chefe do Executivo.

"Não adianta dizer que eu vou passar. Eu não sou o presidente. Eu não posso botar aquela faixa, tirar e entregar.”, alegou. Mourão ainda argumentou que se Bolsonaro não for tirar a peça e fazer a passagem , qualquer um poderia fazer a entrega do objetivo ao candidato eleito. “Então, se é para dobrar, bonitinho, e entregar para o Lula, qualquer um pode ir ali e entregar", afirmou.

Quando será a posse de Lula?

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva tomará posse no dia 1° de janeiro, feriado nacional do Ano Novo. Em 2023, a data cairá em um domingo. A cerimônia é realizada no Congresso Nacional em Brasília pela manhã. O evento é aberto ao público e gratuito.

Como é costume, o presidente eleito fará um desfile em carro aberto por um percurso que vai da Catedral Metropolitana de Brasília até o Congresso Nacional e terá cerca de dois quilômetros. Ao chegar no Congresso, é realizado o compromisso constitucional, que formaliza o processo de posse. O novo chefe do Executivo faz, então, um pronunciamento.

Segundo os protocolos seguidos nos últimos anos, na sequência, o ex-presidente passa a faixa presidencial ao candidato eleito, a cerimônia é tradicional na política brasileira. Já vestindo a peça, o novo governante discursa para o público que está no local.

Essa será a última vez que o presidente tomará posse em 1° de janeiro. Conforme foi aprovado no Congresso, a partir das próximas eleições, a diplomação do candidato eleito será feita no dia 5 de janeiro.

Em 2027, as cerimônias serão realizadas no dia 6 de janeiro.

Diplomação de Lula e Ackmin

Antes da posse, existe outra cerimônia: a diplomação, que faz parte do processo que atesta a vitória dos candidatos eleitos, além de provar a aptidão da chapa para tomar posse no ano seguinte. O ato deve ocorrer até o dia 19 de dezembro de 2022.

Governadores eleitos em 2022 também devem cumprir com o processo de diplomação até meados de dezembro. O tribunal ainda alega que candidatos do sexo masculinos que não tiverem apresentado o documento de quitação com o serviço militar obrigatório não poderão ser diplomados. Também não recebem o diploma aqueles que tiveram a candidatura indeferida.

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de vânia menezes
    Vânia Menezes Diz

    Entendo que deveria ser o Alexandre de Morais, terminando o serviço.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes