Austrália testa autonomia de 100% energia solar por 1 hora

Uma região inteira da Austrália conseguiu operar durante 1 hora com 100% da eletricidade gerada a partir de energia solar

A Austrália dá mais um passo importante para fincar sua posição de líder global no tema de energia renovável. Além dos projetos solares de escala singulares, das parcerias tecnológicas e dos modelos de negócios inovadores, agora o país começa a demonstrar autonomia inicial das fontes alternativas.

Pela primeira vez, uma região inteira da Austrália conseguiu operar durante 1 hora com 100% da eletricidade gerada a partir de energia solar. O feito aconteceu em 11 de outubro deste ano no estado de South Australia (Austrália Meridional). Mas só agora os resultados do experimento comprovaram o feito histórico.

Imagem de: região da austrália passa uma hora usando apenas energia solar

Imagem: Dean Faulkner/ABC News

O experimento de 100% energia solar durou 1 hora

Ao todo, durante o período, 77% da energia usada veio de painéis solares instalados em telhados de consumidores. Certamente, vale destacar que a região possui um plano recente de incentivo de adoção de painéis. Os outros 23% vieram de fazendas de geração de energia em larga escala, localizadas em regiões próximas.

O teste é uma forma de provar a efetividade do uso da energia solar na região não apenas como uma alternativa sustentável para interessados, mas como um substituto eficiente de outras formas de geração de eletricidade. No mesmo dia, tudo o que foi gerado de eletricidade por outros meios foi armazenado em baterias ou exportados para outras regiões, ajudando na economia de todo o país.

Novos testes previstos para o futuro próximo

De fato, especialistas acreditam que os testes podem acontecer com mais frequência e com maior duração no futuro.

Em suma, projeta-se a instalação de mais de 36 mil telhados nos próximos 14 meses na região, em um processo de popularização e barateamento da tecnologia. Por enquanto, um terço das residências locais já são capazes de gerar a própria eletricidade usando energia solar fotovoltaica.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes