Energia solar e eólica dobraram participação em 5 anos

As fontes renováveis crescem e ocupam papel de destaque nas matrizes elétricas globais. Energia solar e eólica dobraram sua participação nos últimos 5 anos, substituindo o carvão.

As fontes renováveis crescem e ocupam papel de destaque nas matrizes elétricas globais. Energia solar e eólica dobraram sua participação nos últimos 5 anos. Dentre as fontes fósseis, o carvão deu espaço para o crescimento da energia limpa. No entanto, o ritmo de crescimento é importante para nos aproximarmos das metas de combate à mudança climática. Dessa forma, evitaremos maiores restrições no combate aos efeitos imprevisíveis do aquecimento global.

A substituição do carvão pelas modernas fontes renováveis

A descarbonização na geração de energia elétrica é resultado da eliminação do carvão como fonte energética em países europeus. O carvão resiste como fonte energética, principalmente devido ao parque instalado na China, onde responde por 62% da energia gerada. Mesmo na China, o carvão vem reduzindo sua participação que era de 68% a cinco anos atrás. As fontes renováveis já respondem por 10% da energia gerada na China.
No entanto, a velocidade de crescimento das fontes limpas, em substituição do carvão, pode não estar sendo rápida o suficiente. Cientistas estimavam que a queda do uso de carvão deveria ter um ritmo de 13% por ano até 2030 para adequação às metas climáticas estabelecidas. Ao mesmo tempo, as fontes renováveis precisariam dobrar a cada 5 anos.

O dilema chinês para uma matriz elétrica global mais limpa

A meta de 1.5 graus Celsius ainda parece distante. Apesar do avanço das fontes renováveis e de gás natural em detrimento do carvão na Europa e EUA, a China ainda tem um longo caminho para limpar sua matriz energética. A China é responsável por 54% da geração mundial à carvão. No entanto, a China não está parada. O gigante asiático é líder mundial na manufatura de placas solares e equipamentos para geração fotovoltaica. A China domina mais de 80% do mercado mundial. A SUNWISE, startup de energia solar brasileira, comenta que suas fazendas solares usam placas solares chinesas. De fato, a China domina cerca de 90% da produção de placas solares no mundo. A escala global de produção chinesa foi fundamental para a expansão da energia solar.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes