Minas Gerais zera impostos para energia solar distribuída

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, sancionou a lei que garante a isenção de ICMS para geração de energia elétrica distribuída e isenção de IPVA para veículos GNV

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do Partido Novo, sancionou a lei que garante a isenção da cobrança dos impostos ICMS sobre os equipamentos, peças, partes e componentes que são utilizados na instalação de micro e mini sistemas de geração de energia distribuída no Estado. De fato, a lei sancionada cobre também outras fontes além da energia solar.

Isenção de ICMS: Estímulo à energia renovável

A lei 23762/2021, sancionada sem vetos, estabelece que o Estado de Minas Gerais poderá dar essa isenção de impostos de ICMS para geração de energia solar distribuída, reduzindo a alíquota até 0%, após acordo aprovado pelo Confaz.

A ampliação da vantagem tributária a todas as fontes renováveis é interessante. Pode beneficiar usinas termoelétricas a biogás, sistema típico de áreas rurais, e a cogeração de energia a partir de biomassa. Além disso, pode inclusive beneficiar pequenas usinas hidroelétricas, se enquadradas nos critérios de mini ou microgeração distribuidora.

Originalmente, a proposta debatida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais no PL 4054/2017 previa estender a isenção de ICMS, criada em 2017, para solar fotovoltaica.

O projeto do deputado Gil Pereira (PP), relatado por Bruno Engler (PRTB) ampliou a vantagem tributária a todas as fontes renováveis.

Isenção de IPVA: Estímulo ao GNV

O texto sancionado ainda garante isenção de IPVA para veículos movidos a gás natural veicular (GNV), fabricados no estado, no ano seguinte à sua aquisição.

Enfim, Minas Gerais é o segundo polo automobilístico do país. De fato, o estado respondeu por 13% da produção nacional de veículos em 2018. Por exemplo, a Fiat possui operação em Betim desde 1976, a Mercedes-Benz instalou-se em Juiz de Fora em 1999, e a Iveco está em Sete Lagoas desde 2000.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes