Quase metade da eletricidade da Alemanha vem de energia solar e eólica

Fontes renováveis geraram 42% da eletricidade consumida na Alemanha durante o primeiro semestre de 2020. O bom exemplo mostra o caminho para os demais países, que ainda estão com um patamar médio de 10%.

Um estudo recente da Ember aponta que cerca de 10% da energia consumida no primeiro semestre de 2020 no mundo provém da energia solar ou éolica.  Há cinco anos atrás essa participação não chegava a 5%. Apesar do crescimento, a velocidade de transição para fontes renováveis ainda está aquém das metas estabelecidas de combate às mudanças climáticas.

A corrida das fontes renováveis pelo mundo

Nos 48 países pesquisados, a energia solar e eólica mantém ritmo de crescimento, mesmo com a pandemia. O crescimento vem da substituição do carvão. Nesse sentido, as fontes renováveis aumentaram sua produção semestral de 992TWh para 1.129TWh em apenas 12 meses.

Primeiramente, a Alemanha merece destaque mundial. A energia solar e eólica atingiu a impressionante marca de 42% da eletricidade consumida entre janeiro e junho de 2020. Em seguida, o Reino Unido também apresentou forte crescimento no período e teve 33% de sua eletricidade oriunda de fontes renováveis.

Por outro lado, as duas principais potencias mundiais, EUA e China, tem espaço para crescimento. Energia solar e eólica respondem por 12% e 10% respectivamente.

 

Future of energy decarbonizing energy environment and natural resource security
Quais os países onde energia solar e eólica estão ganhando relevância. Image: statist

 

O desafio das metas de combate às mudanças climáticas

Em suma, a transição da matriz elétrica global está muito atrasada para a meta dos 1.5 graus celsius. É necessário uma queda do carvão de 13% em todos os anos dessa década. Mesmo durante a pandemia, a geração de carvão reduziu apenas 8% durante o primeiro semestre de 2020. A transição da matriz elétrica exige uma redução da participação de carvão de 33% atuais para 6% em 2030.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes