BBB 21

Conheça a história do Big Brother Brasil desde 2002

Você sabia que o Big Brother Brasil foi inspirado no livro 1984, do famosos escritor britânico George Orwell? Conheça a história do reality show.

O Big Brother Brasil é um reality show exibido pela Globo e já reúne vinte edições. Sucesso de audiência, repercussão e faturamento em todo o mundo, o programa tem um verdadeiro tesouro quando o assunto é a sua origem: a literatura. Isso quer dizer que antes mesmo da versão tupiniquim, a atração não foi criada por Boninho. Continue lendo para conhecer a História do Big Brother Brasil.

O Grande Irmão (tradução livre para o português) foi inspirado no livro 1984, do famoso escritor britânico George Orwell. Na narrativa da obra, o personagem central é o líder supremo da fictícia Oceânia e controla toda a população em que todos os públicos são observados por 'telas' que têm a função de monitorar, gravar e espionar a intimidade de uma sociedade. Apesar da leve premissa na publicação de junho de 1949, o Big Brother só ganhou forma em 1999, na Holanda, por John de Mol Jr.

Quem criou o reality Big Brother?

O formato Big Brother foi desenvolvido pelo magnata Johannes Hendrikus Hubert de Mol Jr., o John de Mol Jr., de 65 anos, em 1999, na Holanda. O bilionário dos média holandês é famoso por ser o criador de vários outros formatos que já ganharam versões brasileiras como o Fear Factor (Hipertensão), The Voice Brasil e Deal or No Deal (Topa ou Não Topa).

John de Mol Jr. nasceu em Haia, Países Baixo, e é um dos principais nomes da Endemol, produtora responsável pela distribuição do Big Brother e muitos outros formatos pelo mundo.  Além da Endemol, John fundou o Talpa Media Group.

John de mol (foto: reprodução/ twitter)

O magnata foi casado por duas vezes, sendo a primeira com Willeke Alberti (entre 1976 e 1980) e Els de Mol (desde 1986). A mente brilhante por trás do Big Brother tem um filho, o ator Johnny de Mol, e é discreto quando o assunto é sua vida pessoal. O seu foco mesmo é criar, exportar, entreter e lucrar.

Além de atuar no mercado televisivo mundial, De Mol tem investimentos e participações em fabricantes de autopeças. A Spyker Cars, famosa fabricante holandesa, é uma delas.

Qual país teve o primeiro Big Brother?

Em 16 de setembro de 1999 a primeira edição do Big Brother no mundo foi exibida pelo canal holandês Veronica TV, que tem sede em Amsterdam, na Holanda.  A ideia surgiu de John de Mol Jr.,  após a emissora buscar um produto que conquistasse a atenção de um país inteiro.

O formato foi tão bem nos quesitos audiência e comercial na Holanda, que no ano seguinte outros 19 países como Inglaterra, Estados Unidos, Alemanha e Espanha, entraram em contato com a emissora e compraram os direitos junto a Endemol para a exibição de versões fora dos Países Baixos. O formato só desembarcou no Brasil em 29 de janeiro de 2002.

História do Big Brother Brasil

Apesar do primeiro Big Brother da história ter sido lançado em 1999 na Holanda, no Brasil, o BBB1 fez a sua estreia em 2002 após enorme sucesso da Casa dos Artistas, exibida pelo SBT entre 2001 e 2004.  A Globo comprou os direitos autorais com a Endemol e passou a produzir o programa em uma tentativa de barrar o sucesso desenfreado da concorrente.

Antes disso, a Endemol entrou em contato com o SBT para que o formato fosse exibido no Brasil pela emissora. No entanto, Silvio Santos e a alta cúpula do canal recusaram a oferta e produziram o próprio reality show que durante todos os anos em que foi exibido enfrentou ações judiciais por 'direitos autorais'.

Após comprar e começar a exibição do BBB1, a Globo entrou na Justiça do Estado de São Paulo para barrar a exibição da Casa dos Artistas, que chegou a ser suspensa do ar por dois dias, mas retornou na sequência após o SBT ganhar uma causa temporária na Justiça. A Globo não se deu por vencida e recorreu da ação. No entanto, o SBT continuou exibindo o seu produto que chegou a ser líder de audiência abrindo mais de 20 pontos de vantagem contra a concorrente.

Elenco da casa dos artistas 1 e silvio santos (foto: reprodução/ sbt)

O SBT desistiu de produzir a Casa dos Artistas em 2004, após novas acusações de plágio e ameaças de processo. Mas em 2015, o Superior Tribunal de Justiça de Amsterdã considerou o programa produzido pela emissora brasileira como plágio do Big Brother e condenou o canal a pagar multa de US$ 100 mil por cada dia que o programa fosse ao ar após a condenação, segundo informou a Folha de S. Paulo à época.

Mas apesar de ter estreado em meio à polêmicas com a concorrente direta, o Big Brother Brasil 1 foi sucesso de audiência. Isso porque, diferente da Casa dos Artistas que confinava pessoas famosas, o reality show da Endemol apostou em pessoas comuns a potenciais celebridades.

Quando entrou no ar no Brasil, o BBB1 não tinha o famoso termo 'paredão' como é denominada a zona de risco em que participantes emparedados após votação da casa e líder, passam por uma votação em que o público decide quem deve deixar o reality show.  O nome só foi aderido pela Globo após o participante Adriano Castro ter dado a sugestão de forma despretensiosa. A marca pegou e hoje é sinônimo de formatos do gênero no Brasil.

História do big brother brasil começou com pedro bial e marisa orth como apresentadores (foto: reprodução/ tv globo)

O BBB1 foi marcado por ser uma novidade máxima no Brasil. Isso porque, os participantes não tinham noção do que se podia ou não falar dentro da casa, e por isso soltavam informações confidenciais. Tudo era registrado pelas câmeras espalhadas pela residência mais famosa do Brasil e repercutia com facilidade na imprensa.

Fato curioso é que o BBB1 teve na apresentação dois nomes: o jornalista Pedro Bial e a atriz Marisa Orth. Na época, a famosa comentou inúmeras gafes, como atropelar o líder da semana, Sérgio, que deveria indicar quem iria para o paredão, e anunciou Caetano como o indicado. O deslize deixou o líder em uma sai justa e a apresentadora acabou sendo rebaixada a um quadro de entrevistas com os participantes, mas logo foi 'eliminada' antes mesmo da reta final da temporada.

Antes de eliminar de vez Marisa Orth do BBB1, a Globo a colocou para ser uma espécie de psicóloga, em que toda sexta-feira ela surgia na TV da sala de estar para conversar com os participantes. A temporada durou 64 dias, sendo a mais curta do Big Brother Brasil até hoje. Na ocasião, Kléber Bambam foi o vencedor. 

Kleber bambam, vencedor do bbb1 (foto: reprodução/ tv globo)

Mas as polêmicas da edição de estreia não pararam por aí.  O primeiro líder da história do formato no Brasil foi o cabeleireiro franco-angolano Serginho (Antonio Sergio Tavares Campo). Ele foi o responsável pelo primeiro caso de polícia no programa da Globo. Isso porque, o então competidor estava em situação ilegal no Brasil, e foi notificado pelas autoridades do país.

Na ocasião, Sérgio contou com o apoio de um advogado que conseguiu um prazo na Justiça brasileira para que ele pudesse continuar no programa competindo pelo prêmio. No auge da polêmica, Serginho era um dos favoritos e se envolveu com a atriz Vanessa Pascale, formando um dos casais mais memoráveis da história do formato.

Se hoje em dia não é comum ver cachorro no BBB, a primeira edição também esteve no centro das atenções da imprensa após uma pet chamada Mole entrar na casa e conviver com os participantes. O animal de afeiçoou a Caetano, que acabou sendo o primeiro eliminado. A cachorrinha ficou desorientada com a saída do brother e logo foi tirada do programa após a repercussão na imprensa.

Participantes bbb1 com a pet mole (foto: reprodução/ tv globo)

BBB20, considerado o maior de todos os tempos

O Big Brother Brasil 20 entrou no ar em 21 de janeiro com uma série de novidades após um desgaste do formato no país. A Globo se rendeu a fórmula de versões estrangeiras e confinou 10 famosos na casa mais vigiada do Brasil. Babu Santana, Bianca Andrade, Gabi Martins, Pyong Lee, Lucas Chumbo, Manu Gavassi, Mari Gonzalez, Petrix Barbosa e Rafa Kalimann foram os convidados da edição que ainda contou com 10 anônimos, mantendo metade da originalidade do formato.

A novidade na atração comandada por Tiago Leifert e com direção de Rodrigo Dourado e direção-geral de José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho, emplacou no país e movimentou uma legião de fãs. O décimo paredão, por exemplo, fez o BBB20 entrar para o Guinness World Records como 'A maior quantidade de votos do público conseguidos por um programa de televisão', marca que antes pertencia ao talent show americano American Idol (Ídolos, aqui no Brasil). Na ocasião, Manu Gavassi, Felipe Prior e Mari Gonzelez se enfrentaram e juntos receberam mais de 1 bilhão e meio de votos.

Paredão histórico do bbb 20 (foto: reprodução/ g1)

O sucesso ganhou reportagem no Jornal Nacional, principal telejornal do país, e no Fantástico, revista eletrônica de maior audiência no Brasil. Além disso, a revista americana Variety dedicou uma página para falar sobre o sucesso do BBB20, classificando a atração brasileira como 'recorde colossal'.

Além de ter entrado para o livro dos recordes, o BBB20 também deixou para trás outras edições do formato no Brasil no quesito votos. As sete primeiras posições de 10 são de paredões da edição. A berlinda entre Guilherme, Pyong e Gizelly, por exemplo, teve mais de 416 milhões de votos. Já o paredão entre Pyong, Babu Santana e Rafa Kalimann contou com mais de 385 milhões de votos computados. O BBB19, que teve o pior desempenho da história do Big Brother no Brasil em matéria de audiência, aparece na oitava colação com 202 milhões de votos em um paredão entre Elana, Carol e Paula.

(foto: tv globo/ reprodução)

O Big Brother Brasil 20 terminou três meses depois com a médica anestesiologista Thelma Assis campeã com 44,10% dos votos. Ela faturou R$ 1,5 milhão. O programa chegou ao fim com uma média geral de 25 pontos, segundo dados divulgados pelo IBOPE, elevando a audiência da edição anterior em 5 pontos.

BBB21 (Big Brother Brasil)

A décima primeira temporada do Big Brother Brasil estreou em 25 de janeiro com a promessa de ser o Big dos Bigs. Com apresentação de Tiago Leifert desde 2017, o reality show já entrou no ar sendo considerado o mais longo da história tendo ao todo 100 episódios confirmados meses antes de sua estreia.

Assim como a edição de 2020, o BBB21 mistura famosos e anônimos em seu elenco. Ao todo, 20 pessoas (sendo 10 personalidades públicas) disputam o prêmio máximo de R$ 1,5 milhão. O programa mantém o formato já consagrado do Brasil com dinâmicas como jogo da discórdia, prova do líder (podendo ser de resistência) e prova do anjo.

Devido o sucesso da edição passada, a produção do reality show decidiu continuar com a prova bate e volta, que é uma dinâmica que consiste em livrar um dos indicados do paredão da semana e da votação do público. O programa também manteve a já tradicional festa do líder (em que o dono da liderança de cada semana escolhe uma festa temática desde o cardápio a decoração) para encerrar o reinado numa noite de quarta da semana seguinte.

Participantes do BBB21 - História do Big Brother Brasil

Arcrebiano - 29 anos
Arthur – 26 anos
Caio – 32 anos
João Luiz – 24 anos
Gilberto – 29 anos
Juliette – 31 anos
Kerline – 28 anos
Lumena – 29 anos
Sarah – 29 anos
Thaís – 27 anos
Camilla de Lucas – 26 anos
Carla Diaz – 30 anos
Fiuk – 30 anos
Lucas Penteado – 24 anos
Karol Conká – 35 anos
Projota – 34 anos
Pocah – 26 anos
Nego Di – 26 anos
Rodolffo – 32 anos
Viih Tube – 20 anos

Seleção dos participantes e Covid-19

Sucesso de audiência, é natural que as pessoas queiram viver a experiência de ser um BBB. Com o Big Brother Brasil 21 não é diferente. Devido a alta procura de candidatos, as inscrições foram divididas em etapas. A Globo abriu a primeira leva de vagas (das inscrições) em 27 de abril de 2020 durante a grande final da temporada passada.

Dentre as capitais escolhidas para as seletivas, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, Manaus, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Ou seja, os interessados que desejaram participar do reality show, necessariamente precisava morar nessas cidades, mas que a base de seleção ocorreriam nas mesmas. No entanto, devido a Covid-19 no Brasil, as seletivas ocorreram de forma virtual, para evitar a disseminação da doença entre os candidatos e produção.

Com a alta procura, as inscrições do BBB21 foram suspensas em maio e retornaram em 30 de junho com poucas vagas nas principais capitais. A partir daí, a produção do Big Brother Brasil encerrou o recebimento de formulário e começou a selecionar os possíveis brothers e sisters para a temporada.

Diferente de outras edições, não houve o trabalho de olheiros na seleção dos anônimos para o reality show. Isso porque, com a alta do número de casos de Covid-19 no Brasil, a Globo optou por reformular o formato de seleção. Todo o processo foi feito dentro dos estúdios Globo, que fica no Rio de Janeiro, e o contato com os selecionados de cada fase foi feito por e-mail e telefone informados na inscrição.

Famosos (Camarote)

O BBB21 conta com figuras públicas que são apelidadas de Camarote. Uma maneira encontrada pela Globo para dizer que os famosos foram convidados para o reality show. Para a edição em questão, Boninho, diretor do reality show, informou que não teria personalidades na mídia no elenco, assim como na edição anterior. No entanto, em outubro, a Globo anunciou em uma upfront que a vigésima primeira edição contaria com anônimos e famosos em seu elenco, além de ter 100 episódios, superando a edição passada que teve 98. 

Quem ganhou o BBB21? Juliette foi a vencedora do programa com mais de 90% dos votos, um recorde.

BBB22

O BBB 22 estreou no dia 17 de janeiro e ficou no ar até o dia 26 de abril. Esta foi a primeira temporada com Tadeu Schmidt no cargo de apresentador. Ele assumiu a posição depois que Tiago Leifert deixou o programa.

A temporada foi vencida por Arthur Aguiar, que somou 68,96% dos mais de 730 milhões de votos contabilizados na grande final da temporada.

O Top 3 da edição foi totalmente do time do camarote. Além do ator ser coroado campeão, o atleta Paulo André foi vice-campeão com 29,91% dos votos e o ator Douglas Silva, mais conhecido como DG, foi o terceiro colocado com 1,13%.

Relembre a final:

Participantes do BBB22

Laís - Médica
Luciano - Ator e Bailarino
Jessilane - Bióloga e Professora de Biologia
Eliezer - Designer e Empresário
Eslovênia - Estudante de Marketing e Modelo
Lucas - Engenheiro e Estudante de Medicina
Bárbara - Relações públicas e Modelo
Rodrigo - Gerente Comercial
Natália - Modelo e Designer de Unhas
Vinicius - Bacharel em Direito
Arthur Aguiar - Ator e Cantor
Pedro Scooby - Surfista
Brunna Gonçalves - Bailarina e Influencer
Paulo André Camilo - Atleta
Maria - Atriz e Cantora
Jade Picon - Empresária e Influencer
Douglas Silva - Ator
Linn da Quebrada - Cantora e Atriz
Tiago Abravanel - Ator e Apresentador
e Naiara Azevedo - Cantora

BBB23

O BBB 23 foi marcado para estrear no dia 16 de janeiro, uma segunda-feira. Esta temporada ganhou pela segunda vez Tadeu Schmidt como apresentador do reality show. O jornalista ganhou o carinho do público em sua estreia no programa em 2021 e retornou na edição seguinte.

Esta edição deu continuidade com a dinâmica de um time de famosos e um time de anônimos na competição, estabelecida pela primeira vez em 2020. Os quadros Big Terapia de Paulo Vieira e C.A.T BBB com Dani Calabresa também marcaram retorno.

No quadro de Vieira, a exibição é nas quartas-feiras, com pequenos trechos de uma entrevista com o eliminado da semana. Já Dani Calabresa vai ao ar no programa nas terças-feiras, com um quadro que traz as reclamações e memes dos público.

Para o BBB 23 também foi anunciado um quadro inédito comandado pela ilustradora Rafaella Tuma. A artista ficou responsável de transformar os momentos mais importantes e comentados do programa em formato de desenho animado.

Participantes BBB 23

Aline Wirley, 41, cantora
Bruna Griphao, 23, atriz
Fred, 33, influenciador do 'Desimpedidos'
Domitila Barros, 38, modelo e ativista social
Antônio 'Cara de Sapato', 32, lutador de MMA
Fred Nicácio, 35, médico e fisioterapeuta
Key Alves, 23, jogadora de vôlei
Marvvila, 23, cantora
Gabriel Santana, 23, ator
Mc Guimê, 30, cantor
Paula, 28, biomédica
Gabriel, 24, administrador e modelo
Cezar, 34, enfermeiro
Gustavo, 27, fazendeiro
Larissa, 24, professora de educação física
Ricardo, 30, biomédico
Sarah Aline, 25, psicóloga e analista de diversidade
Marília, 32, maquiadora e influenciadora
Cristian, 32, empresário
Bruno, 32, atendente de farmácia
Tina, 29, analista de marketing e modelo
Amanda, 31, médica

Mudanças

Com uma edição repaginada, o programa anunciou antes da estreia algumas mudanças que dariam às caras na temporada. Entre elas, a principal foi no prêmio. Desde 2010 o valor dado ao vencedor era de R$ 1,5 milhão, mas em 2023 isso mudou.

Na nova temporada, foi definido que os participantes podem acumular um valor maior ao longo do jogo ao se dedicarem nas provas do líder e também do anjo. Na história do Big Brother Brasil, os brothers que conquistam o segundo ou terceiro lugar também levam dinheiro para casa.

Outra mudança que marca esta edição é a questão das estalecas. Responsável pela compra de alimentos na casa, no BBB 23 foi definido que os brothers e sisters também podem comprar vantagens no jogo com ela. Em 2020 algo parecido ocorreu, mas apenas em uma prova do anjo em que os competidores participaram de um leilão usando as estalecas para dar lances em uma vaga na disputa.

Além da reforma de sempre, que muda o visual de todos os cômodos da casa, os dummies ganharam uma cara nova. Antes do começo do programa, Boninho revelou a nova roupa dos funcionários silenciosos do reality show.

Casa de Vidro

A Casa de Vidro marca presença no BBB 23, mas de forma história. Pela primeira vez, a dinâmica ganha início antes da estreia da temporada. Assim como em edições de 2020, 2013, 2011, entre outras, a construção foi selecionada para ficar em um shopping do Rio de Janeiro com visitação do público.

Os detalhes da "brincadeira" ainda não foram reveladas. No entanto, espera-se que o público vote e decida quem - ou quais - entre os participantes da dinâmica ganharão vaga na casa mais famosa do país.

Tadeu schmidt e boninho com o novo dummie - foto: reprodução/instagram/@bbb/@jbboninho

Desistência e expulsões

O BBB 23 foi marcado por um pedido de desistência e duas expulsões. Na quarta semana de jogo, Bruno, do grupo Pipoca, apertou o botão e deixou o confinamento por conta própria. A decisão do alagoano pegou a todos os brothers, e até o público, de surpresa.

Bruno se justificou dizendo que não estava conseguindo ser ele mesmo no jogo e que estava com saudades de sua família.

Já na nona semana, Mc Guimê e Cara de Sapato foram expulsos após serem acusados de assediar a mexicana Dania Mendez, que fazia um intercâmbio em terras brasileiras.

A expulsão dos dois ocorreu durante o programa ao vivo após o cantor apalpar o corpo da estrangeira na festa da noite do anterior, enquanto Sapato tentou beijá-la à força.

Quarto Branco

Outra dinâmica resgatada pelo BBB 23 foi o Quarto Branco. Depois de um hiatus de três anos, o programa trouxe o temido cômodo de volta. Quem apertasse o botão instalado no meio do gramado iria para o confinamento, que foi o caso de Domitila Barros - ela escolheu Fred Desimpedidos para acompanhá-la.

Chegando lá, os dois se depararam com uma Prova de Resistência. Ambos deveriam ficar dentro de um carro segurando a logomarca do patrocinador - quem desistisse ou derrubasse primeiro estaria no paredão. O vencedor levaria para casa o automóvel e estaria imune na próxima berlinda.

Depois de mais de 18 horas de competição, Domitila derrubou a logo. Fred venceu a disputa.

Repescagem

Com três baixas no elenco, o BBB 23 promoveu uma repescagem. Os nove primeiros eliminados, já que Fred Desimpedidos desistiu de participar da dinâmica, foram confinados novamente na chamada Casa do Reencontro.

Enquanto isso, uma votação foi aberta no Gshow para que o público escolhesse dois deles para retornar ao jogo. Os mais votados foram Larissa, com 30,86%, e Fred Nicácio, com 25,12%. Marília, Gabriel, Tina, Paula, Cristian, Gustavo e Key Alves voltaram para casa.

Ambos competem pelo prêmio milionário com os demais confinados. Na primeira semana, eles não competem na Prova do Líder e nem da Anjo. Também não ganham imunidade.

BBB 24

O BBB 24 começou no dia 8 de janeiro de 2024 e vai até o dia 16 de abril, completando 100 dias de exibição. O prêmio aumentou e passou de R$ 1,5 milhão para R$ 3 milhões, e o número de participantes também é maior: ao todo são 26.

Conheça o elenco completo: BBB 24:

MC Bin Laden, 30 anos, São Paulo - cantor

Leidy Elin, 26 anos, de São Gonçalo - trancista e operadora de caixa

Yasmin Brunet, 35 anos, modelo, empresária e filha de Luiza Brunet

Maycon, 35 anos, cozinheiro, de Balneário Camburiú

Lucas Pizane, de 22 anos, é músico. É de Itaparica (BA).

Deniziane tem 29 anos e é fisioterapeuta. Mora em Belo Horizonte.

Marcus Vinícius, 30 anos, comissário de bordo - Belém (PA)

Beatriz, 23 anos, vendedora. É de Guarulhos (SP)

Vanessa Lopes tem 22 e é criadora de conteúdo. Recife (PE)

Matteus, 27 anos, estudante. Alegrete (RS)

Nizam, de 32 anos, é executivo de contas internacional - São Paulo

Giovanna tem 24 anos e é assistente social - Maceió

Vinicius Rodrigues tem 29 anos e é atleta paralímpico. Maringá (PR)

Alana é bailarina e modelo, tem 24 anos. Belém (PA)

Rodriguinho, cantor, 45 anos. Bauru (SP)

Fernanda, 32 anos, confeiteira e modelo. (Niterói, RJ)

Lucas Luigi, instalador de piso, 28 anos. Rio.

Wanessa, 41 anos, cantora. Goiânia.

Giovanna: Mineira, é nutricionista, tem 27 anos e antes de entrar na nutrição, tentou cursar Sistemas de Informações.

Isabelle: tem 31 anos e é dançarina em Manaus.

Davi: Natural de Salvador, tem 21 anos e é motorista de aplicativo.

Juninho: Motoboy, ela é carioca, tem 41 anos e já trabalhou como vendedor de picolé e lingerie.

Última modificação em 10/01/2024 11:26

Ver Comentários

Compartilhe
Tags: Rede Globo