Jornal DCI DCI - Leia no
jornal DCI sobre Economia, Futebol,
Celebridades e Loterias

Elza Soares músicas: relembre a carreira da cantora

Artista morreu de causas naturais na tarde desta quinta-feira

Escrito por Marina Gomieiro
Publicado em
Atualizado em
elza soares músicas
Foto: Reprodução/Instagram/ElzaSoares

A cantora Elza Soares morreu nesta quinta-feira (20), aos 91 anos, no Rio de Janeiro. Segundo comunicado da assessoria de imprensa, a artista faleceu de causas naturais. Um ícone da música brasileira, as músicas de Elza Soares fizeram grande sucesso ao longo das décadas.

Carreira de Elza Soares

A famosa era considerada uma das maiores artistas do mundo e foi eleita pela Rádio BBC de Londres, em 1999, como a Voz do Milênio. Também apareceu na lista das 100 maiores vozes da música brasileira da revista Rolling Stone.

Nascida no Rio de Janeiro em 1930, teve uma infância muito humilde. Ela foi obrigada pelo seu pai a se casar aos 12 anos, mas acabou ficando viúva aos 21. Aos 27, já era mãe de cinco crianças. Tempos depois, se casou com o jogador de futebol Garrincha.

Foi apenas em 1953 que ela ingressou na vida artística ao fazer o seu primeiro teste na Rádio Tupi, no programa de calouros de Ary Barroso. Seu primeiro álbum foi lançado em 1960, intitulado Se acaso você chegasse. A partir daí, a artista se tornou um fenômeno em todo o Brasil.

A conexão de Elza Soares com Garrincha era elétrica, mas o alcoolismo do jogador os separou. Ao dirigir bêbado uma noite em 1969, ele se envolveu em um acidente que matou a mãe da cantora. Em 1983, ele morreu; logo depois, assim como o único filho de seu casamento, também em um acidente de carro. Soares desapareceu da vista pública por vários anos, vivendo por um tempo em Los Angeles. Devastada pelo luto e frustrada com sua incapacidade de alcançar o público no exterior, ela considerou acabar com sua carreira.

Mas, incentivada peor Caetano Veloso, ela voltou à apresentação pública. Em 1985 ela lançou “Somos Todos Iguais”. Seus últimos lançamentos foram A Mulher do Fim do Mundo (Circus, 2015), Deus É Mulher (Deckdisc, 2018) e Planeta Fome (Deckdisc, 2019).

“A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim”, encerra a assessoria em nota.

Elza soares e garrincha
Foto: reprodução

Músicas de Elza Soares

Relembre as músicas eternizadas na voz potente de Elza Soares, considera a cantora do milênio. Por isso, separamos alguns dos sucessos, como “Malandro” e “Espumas ao Vento”.

Se Acaso Você Chegasse (1960)

Se Acaso Você Chegasse

Provided to YouTube by Universal Music Group Se Acaso Você Chegasse · Elza Soares · Oswaldo Borba Se Acaso Você Chegasse ℗ 1960 EMI Records Brasil Ltda Released on: 1960-06-10 Producer: Ismael Correa Vocals, Associated Performer: Elza Soares Vocals, Associated Performer: Oswaldo Borba Composer Lyricist: Lupicínio Rodrigues Composer Lyricist: Felisberto Martins Auto-generated by YouTube.

 

Mulata Assanhada (1960)

Mulata Assanhada

Provided to YouTube by Universal Music Group Mulata Assanhada · Elza Soares · Oswaldo Borba Se Acaso Você Chegasse ℗ 1960 EMI Records Brasil Ltda Released on: 1960-06-10 Producer: Ismael Correa Associated Performer, Vocals: Elza Soares Associated Performer, Vocals: Oswaldo Borba Composer Lyricist: Ataulpho Alves Auto-generated by YouTube.

Eu Bebo Sim (1973)

ELZA SOARES – EU BEBO SIM – Legendado

Composição de Luiz Antônio e João do Violão, interpretada por Elza Soares, uma extraordinária cantora.

Malandro (2000)

Malandro – Elza Soares (DVD MPB em Cena)

Vídeo oficial da faixa “Malandro” de Elza Soares (Ao Vivo), do DVD “MPB em Cena”. MPB em Cena flagra o artista em seu melhor momento: o palco. A seleção feita a partir de registros ao vivo lançados individualmente sob o padrão Biscoito Fino e reúne performances que vão de Chico Buarque, Maria Bethania e Gilberto Gil a Elza Soares.

A Carne (2002)

A Carne – Elza Soares (Videoclipe Oficial)

Do Cóccix Até o Pescoço (2002) Seu Jorge, Marcelo Yuca e Wilson Capellette A CARNE A carne mais barata do mercado é a carne negra A carne mais barata do mercado é a carne negra A carne mais barata do mercado é a carne negra A carne mais barata do

Espumas Ao Vento (2003)

Elza Soares – Espumas ao Vento (Áudio Oficial)

Trilha Sonora Original do Filme “Lisbela e o Prisioneiro” (2003) Foto: Stéphane Goanna Munnier Arte: GG Di Martino http://www.facebook.com/elzasoaresoficial http://www.instagram.com/elzasoaresoficial http://www.twitter.com/elzasoares Espumas ao Vento (Accioly Neto) Sei que aí dentro ainda mora um pedacinho de mim Um grande amor não se acaba assim Feito espumas ao vento Não é coisa

Volta Por Cima (2004)

Volta Por Cima – Elza Soares

Música de Paulo Vanzolini do CD Vivo Feliz de 2003.

Mulher do Fim do Mundo (2015)

Elza Soares – Mulher do Fim do Mundo (Clipe Oficial)

MULHER DO FIM DO MUNDO (Romulo Fróes e Alice Coutinho) Meu choro não é nada além de carnaval É lágrima de samba na ponta dos pés A multidão avança como vendaval Me joga na avenida que não sei qualé Pirata e super homem cantam o calor Um peixe amarelo beija

Maria da Vila Matilde (2015)

Elza Soares – Maria da Vila Matilde – (CD A mulher do fim do mundo)

ELZA SOARES | A MULHER DO FIM DO MUNDO _________________________________________________ 3. MARIA DA VILA MATILDE Autor: Douglas Germano Maria da Vila Matilde (Porque se a da Penha é brava, imagine a da Vila Matilde) Cadê meu celular?

Banho (2018)

Elza Soares – Banho – Part. Ilu Obá de Min (Lyric Video Oficial)

Direção: Pedro Hansen Deus é Mulher – Deck (2018) Banho (Tulipa Ruiz) Acordo maré Durmo cachoeira Embaixo sou doce Em cima salgada Meu músculo musgo Me enche de areia E fico limpeza debaixo da água Misturo sólidos com os meus líquidos Dissolvo pranto com a minha baba Quando tá seco

Leia também: Piscinão de Ramos hoje: cada mergulho ainda é um flash?

Nasce Uma Estrela é uma história real? Filme tem Gaga e Bradley Cooper

Jornalista apaixonada por música, entretenimento e cultura pop.