Tem regra? Como fazer jejum na quaresma em 2023

Católicos costumam jejuar da quarta-feira de cinzas até a Páscoa

O jejum é praticado por inúmeras denominações cristãs e observado anualmente durante o tempo da Quaresma em preparação para o Domingo de Páscoa. Descubra o significado cristão do jejum na Quaresma e orientações práticas para 2023.

A igreja celebra o início da Quaresma na Quarta-feira de Cinzas e termina no Sábado de Aleluia, véspera da Páscoa. O ato de abstinência e abnegação dos prazeres mundanos dá aos cristãos um tempo significativo para orar, se arrepender e se concentrar na gratidão.

As regras do jejum são muito distintas e incluem o jejum na Quarta-feira de Cinzas, na Sexta-feira Santa e em todas as sextas-feiras da Quaresma. No entanto, as regras de jejum não se aplicam a crianças pequenas, idosos ou qualquer pessoa cujo bem-estar possa ser ameaçado pela variação abrupta na dieta.

Oração para os 40 dias da quaresma em 2023

 

Possíveis maneiras de jejuar durante a Quaresma

Se você nunca praticou o jejum antes, uma maneira fácil de praticar é fazer um jejum parcial, que pode envolver comida e bebida, ou certos hábitos.

Alimentos associados a “banquetes” : chocolate, sobremesas, café/cafeína, álcool, etc.
Mídia ou entretenimento: telefone celular, TV, streaming de vídeo, rádio, música, e-mail, computadores, videogames, etc.
Hábitos e confortos: fazer compras, olhar-se ao espelho, maquilhar-se, elevadores, estacionar num local próximo da loja, encontrar a fila mais curta no caixa, ler online, seguir desporto, etc.

No entanto, é importante notar que a prática deve ser feita com cuidado e sob a supervisão de um profissional de saúde, especialmente para aqueles com condições médicas pré-existentes.

O jejum cristão é:

  • Sabedoria – é amor e conhecimento reunidos em uma prática que nos coloca à disposição dos recursos de Deus para atender às nossas necessidades.
  • Treinamento – é o esforço indireto que nos dá acesso a algo que não podemos tentar ou fazer acontecer sozinhos.
  • Rendição – é voluntariamente “fazer-se fraco” para que possamos conhecer e receber a força e o poder de Deus (2 Coríntios 12:9-10).

Por que fazer jejum na Quaresma?

A Quaresma é um período de 40 dias que antecede a Páscoa, uma das celebrações mais importantes do calendário cristão. Durante esse tempo, muitos cristãos optam por fazer jejum, abstendo-se de certos alimentos ou práticas em sinal de penitência e renovação espiritual.

A prática durante este período tem suas raízes na tradição bíblica. Na história do Antigo Testamento, o povo de Israel passou 40 anos no deserto antes de chegar à terra prometida, e Jesus passou 40 dias no deserto antes de começar seu ministério público.

Para a igreja, jejum é uma forma de sacrifícios e penitência. Ao privar-se de certos alimentos ou práticas, os fiéis buscam uma maior disciplina e controle sobre seus corpos e desejos. Isso pode levar a uma maior consciência espiritual e uma maior conexão com Deus.

Por fim, a prática é considerada uma oportunidade para os fiéis se concentrarem em outras práticas espirituais, como a oração e a caridade. Ao liberar tempo e energia que normalmente seriam gastos em comida ou outras distrações, os fiéis podem se concentrar em se conectar com Deus e servir aos outros.

Versículos bíblicos encorajadores a fazer o jejum

Mateus 6:16-18: "E, quando jejuarem, não fiquem tristes como os hipócritas, pois eles desfiguram o rosto para que outros vejam seu jejum. Em verdade vos digo que eles receberam sua recompensa. Mas quando você jejua, unge a tua cabeça e lava o teu rosto, para que o teu jejum não seja visto pelos outros, mas pelo teu Pai que está em secreto. E o teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

Isaías 58:3-7: 'Por que temos jejuado, e você não vê isso? Por que nos humilhamos e você não sabe disso?' Eis que no dia do teu jejum procuras o teu próprio prazer, e oprimes todos os teus trabalhadores. Eis que você jejua apenas para brigar e brigar e para bater com o punho perverso. Jejuar como o seu neste dia não fará com que sua voz seja ouvida no alto.

Esse é o jejum que eu escolho, um dia para uma pessoa se humilhar? É para curvar a cabeça como uma cana, e estender pano de saco e cinza debaixo dele? Você chamará isso de jejum e dia aceitável ao Senhor? “Não é este o jejum que escolhi: soltar os laços da impiedade, desfazer as amarras do jugo, libertar os oprimidos e quebrar todo jugo? Não é para repartires o teu pão com o faminto e trazeres para tua casa os pobres desabrigados; quando vires o nu, que o cubras,

Joel 2:12-13: "Mas agora mesmo", declara o SENHOR, "voltem-se para mim de todo o coração, com jejuns, com choro e com lamentos; e rasguem seus corações e não suas vestes." Voltai-vos para o Senhor vosso Deus, porque ele é misericordioso e misericordioso, tardio em irar-se e grande em benignidade; e ele cede ao desastre.

Lucas 4:1-4: E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo Espírito no deserto por quarenta dias, sendo tentado pelo diabo. E ele não comeu nada durante aqueles dias. E quando eles terminaram, ele estava com fome. O diabo disse-lhe: "Se tu és o Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão". E Jesus lhe respondeu: "Está escrito: Nem só de pão viverá o homem".

 

Oração da Quaresma pela orientação de Deus

Senhor Deus Todo-Poderoso, modelador e governante de todas as criaturas, oramos por sua grande misericórdia, que você nos guie até você, pois não podemos encontrar nosso caminho.

E guia-nos à tua vontade, à necessidade da nossa alma, pois não podemos fazê-lo nós mesmos. E torna a nossa mente firme na tua vontade e consciente da necessidade da nossa alma.

Fortalece-nos contra as tentações do diabo e remove de nós toda luxúria e toda injustiça, e protege-nos contra nossos inimigos, visíveis e invisíveis.

Ensina-nos a fazer a tua vontade, para que possamos te amar interiormente antes de todas as coisas com uma mente pura. Pois você é nosso criador e nosso redentor, nossa ajuda, nosso consolo, nossa confiança, nossa esperança; louvor e glória sejam para você agora e para sempre. Amém.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes