Ordem dos desfiles das escolas de samba 2023 SP no 1º dia do Carnaval

Apresentações do grupo especial de São Paulo começam nesta sexta-feira, 17 de fevereiro.

Os aguardados desfiles do Carnaval 2023 finalmente irão começar. Nesta sexta-feira, 17 de fevereiro, o grupo especial de São Paulo entra no Sambódromo do Anhembi. Serão sete escolas de samba na avenida a partir das 23h15. Confira a ordem dos desfiles, que seguirão por toda a madrugada.

Ordem dos desfiles e horário no carnaval 2023 SP

Os desfiles do carnaval 2023 em São Paulo serão nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro Sambódromo do Anhembi. Na sexta-feira e no sábado entram na avenida as escolas do grupo especial, já no domingo é o grupo de acesso I que se apresenta.

Nesta sexta-feira, vão desfilar a Independente Tricolor, a Acadêmicos do Tatuapé, a Barroca Zona Sul, a Unidos de Vila Maria, a Rosas de Ouro, a Tom Maior e por último a Gaviões da Fiel.

No sábado, na ordem dos desfiles entram no Sambódromo a Estrela do Terceiro Milênio, a Acadêmicos do Tucuruvi, a atual campeã Mancha Verde, a Império de Casa Verde, a Mocidade Alegre, a Águia de Ouro e Dragões da Real.

Por último, no domingo a ordem dos desfiles na avenida começa com a Nenê de Vila Matilde e depois tem a X-9 Paulistana, a Camisa Verde e Branco, a Vai-Vai, a Morro da Casa Verde, a Colorado do Brás, a Pérola Negra e a Mocidade Unida da Mooca.

17 de fevereiro (sexta-feira) 23h15 – Independente Tricolor, 00h20 – Acadêmicos do Tatuapé, 01h25 – Barroca Zona Sul, 02h30 – Unidos de Vila Maria 03h35 – Rosas de Ouro, 04h40 – Tom Maior, 05h45 – Gaviões da Fiel

18 de fevereiro (sábado)22h30 – Estrela do Terceiro Milênio, 23h35 – Acadêmicos do Tucuruvi, 00h40 – Mancha Verde, 01h45 – Império de Casa Verde, 02h50 – Mocidade Alegre, 03h55 – Águia de Ouro, 05h00 – Dragões da Real

19 de fevereiro (domingo) 21h00 – Nenê de Vila Matilde, 22h00 – X-9 Paulistana, 23h00 – Camisa Verde e Branco, 00h00 – Vai-Vai, 01h00 – Morro da Casa Verde, 02h00 – Colorado do Brás, 03h00 – Pérola Negra, 04h00 – Mocidade Unida da Mooca

Quais os critérios de julgamento para os desfiles

O desfile das campeãs está previsto para o dia 25 de fevereiro, sábado, com  início às 20h00 e contará com a participação das cinco primeiras colocadas no Grupo Especial, a vice-campeã e a campeã do Grupo de Acesso II e a vice-campeã e a campeã do Grupo de Acesso I. No critério de avaliação para as apresentações das escolas todos os detalhes são avaliados.

Bateria: um dos pontos mais importantes do desfile e considerado o "coração" da escola de samba, nesta categoria é avaliado a sustentação dos instrumentos, entrosamento, afinação dos intrumentos, equilíbrio instrumental, a precisão do ritmo e a versatilidade dos instrumentistas.

Samba-Enredo:o jurado avalia dois pontos nesta etapa, a letra e a melodia. É preciso conferir se a coerência no que foi proposto e no que acabou apresentado nos versos e também se a melodia casa com tudo isso e provoca nos componentes a vontade de evoluir, dançar e cantar.

Evolução: a evolução vai avaliar a apresentação como um todo. É necessário conferir se houve coesão no desfile, se por acaso ocorreram buracos na apresentação, invasão de alas, etc.

Harmonia: os jurados avaliam o entrosamento do canto com o ritmo da bateria, além da clareza na audição do canto de cada uma das alas da escola. É observado se os membros estão de fato cantando o samba e estão sintonia com a voz do puxador.

Enredo: é avaliado nesta etapa a concepção e realização do projeto. É conferido tudo, se a proposta sequencial do desfile da escola foi cumprida e executada como deveria.

Alegorias e Adereços: por aqui, os jurados olham para os carros alegóricos e dos elementos cenográficos. É avaliado a qualidade, acabamento, cuidado e atenção para a confecção das peças. Além é claro, se foi tudo adequado e coeso com o tema.

Fantasias: como o nome já indica, essa categoria avalia as fantasias criadas para a apresentação. É observado desde a ideia de concepção até a realização de cada uma das peças.

Comissão de Frente: a comissão de frente nada mais é que o "cartão de visitas" da escola de samba que está se apresentando na avenida. Nesta categoria de avaliação, o jurado observa se os cumprimentos obrigatórios foram executados, como por exemplo a saudação do público.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira: para isso, é considerado o entrosamento e a postura do casal que leva o pavilhão e o manto sagrado da escola de samba, a integridade das fantasias da dupla e a adequação da dança.

Desfile de carnaval 2023 RJ

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes