Desconstrução, lugar de fala e cis gênero: veja o 'dicionário' do BBB21

Com diferentes perfis de pessoas e dos lugares mais distintos do Brasil, o BBB21 pode deixar algumas pessoas confusas com certas conversas entre os brothers, mas calma que te explicamos tudo!

Escrito por

Mesmo com poucos dias no ar, os participantes do BBB21 já foram alvos de grandes discussões na casa. Durante esta primeira semana do programa pudemos conhecer melhor o elenco da temporada e também ficar com as frases mais falados pelos brothers e sisters no reality da cabeça. No entanto, às vezes ficamos confusos com o que os participantes quiseram dizer ao usarem determinado termo, ou explicarem um assunto para alguém.

Mas não se aflita, confira o nosso mini dicionário de algumas das palavras mais citadas pelos brothers nas conversas do BBB21 para você entender melhor:

BBB21 - Cancelamento

Sabe quando alguém, principalmente um famoso, faz algo errado ou que no mínimo é digno de uma bronca e o assunto começa a ser discutido por todo mundo? Geralmente é assim que começam os cancelamentos. Algo acontece, as pessoas começam a falar sobre o assunto, principalmente nas redes sociais, e várias promessas de nunca mais gastar dinheiro com o pessoa em questão viram pauta.

Muitas pessoas são "canceladas" nas redes sociais (foto: reprodução/anthony freda/pinterest)

Desconstrução

Quem nunca ouviu Lucas Penteado usando a palavra "desconstrução" no BBB21 não deve estar assistindo ao programa. O ator repete bastante a palavra, mas você sabe o que significa? O ato de descontruir alguém é quando vemos uma atitude, fala ou comportamento errado e buscamos explicar e ensinar a pessoa o porquê daquela atitude estar errada. Se alguém soltou um comentário racista, homofóbico ou machista, por exemplo, a ideia de descontruir é tentar mostrar para a pessoa porque aquele comentário foi errado e como evitar que falas assim sejam novamente ditas.

Lugar de fala no BBB21

Lugar de fala nada mais é do que se falar de algo que se tem vivência. Por exemplo, um homem não sabe como é ser uma mulher, ele não passou na pele o tipo de preconceito ou assédio que uma mulher pode sofrer no trabalho, ou faz ideia de como uma mulher irá se sentir em um determinado acontecimento. O mesmo com pessoas brancas, que não conseguem saber de verdade o que é ter nascido com a pele preta.

Lugar de fala é isso, deixar quem entende e vive na pele falar sobre o assunto, é não tomar o lugar da pessoa para falar o que você acha se não tem vivência daquilo. Esse foi um assunto debatido durante algumas conversas no BBB21.

Lumena no bbb 21 (foto: tv globo/ reprodução)

O que é ser cis gênero?

Uma pessoa cis é alguém que se identifica com o gênero que lhe foi designado ao nascer por conta de sua genitália. Ou seja, alguém que nasce com uma vagina ser chamada de mulher e alguém com um pênis ser denominado homem. Pessoas trans não são cis, pois não se identificam com o gênero que lhes foi designado no nascimento.

BBB21 - Privilégio branco

Bbb21 (foto: reprodução/ tv globo)

Em uma sociedade como a nossa, existem certos privilégios que foram sendo construídos ao decorrer da história. Por exemplo, pessoas brancas tem mais vantagens que pessoas negras, amarelas e de outras etnias. O privilégio branco se mostra quando existem pesos e medidas diferentes para pessoas em uma mesma situação, mas que não conseguem as mesmas coisas por conta da cor da pele. Para entender melhor: se duas pessoas estão na mesma calçada de um bar,  uma branca e uma negra, mas apenas a negra é parada pela polícia e obrigada a prestar contas, isso mostra o privilégio branco, que escapa de algumas atitudes decorrentes de preconceitos.

O privilégio branco é sistêmico e também pode ser visto na forma que brancos e negros são interpretados de forma diferente no mundo artístico, em que um tem mais protagonismo que o outro, ou no BBB21, por exemplo, quando um participante negro age da mesma foram a que um branco, mas é julgado de forma mais agressiva. Além disso é possível ver diferenças sociais causadas pelo privilégio branco, como poder aquisitivo, estudo, entre outros.

Veja também:

Projota oferece pagar terapia a Lucas; Karol quer isolar brother

Resumo BBB21: veja dos destaques da madrugada (31/1)

Última modificação em 27/07/2022 14:54

Sara Alves

Jornalista e repórter do Jornal DCI imersa no mundo do entretenimento.

Compartilhe
Escrito por