O que não pode comer na virada de ano de 2023?

Segundo a superstição, alguns alimentos atraem azar e más energias para o ano novo

Para quem busca começar o ano novo atraindo boas energias e, claro, tentando evitar situações que possam trazer azar, escolher o que comer na virada de ano pode ajudar a começar 2023 com sorte. Uma série de superstições vêm à tona nessa época do ano, como simpatias, banhos energéticos e até a cor do look, e por isso separamos algumas dicas do que pode ser bom servir no dia 31/12.

O que não pode comer na virada de ano?

Virada de ano
O frango é um animal que cisca para trás. Foto: tima miroshnichenko/pexels

Em relação aos alimentos, há quem diga que a primeira coisa que se deve evitar na ceia de ano novo é a carne de qualquer animal que anda ou cisca para trás, já que pode trazer azar. É por isso que, no ano novo, o peru e o frango saem de cena para dar lugar, tradicionalmente, ao porco e outras carnes, como o peixe.

Outro tipo de alimento que costuma ter um significado não muito positivo na virada de ano é qualquer fruta com espinho. Isso porque ninguém quer ter situações espinhosas no ano que está começando. Nesse caso, abacaxi, lichia e pitaya estão nessa lista e, por isso, a recomendação é evitar até mesmo os drinks feitos com essas frutas.

RELACIONADO: O que significa passar o ano novo de verde em 2023

O que comer para ter sorte no ano novo?

A mesa da ceia de ano novo também pode ter muito significado para quem quer atrair boas energias. Confira alimentos que pode comer na virada de ano e que dão sorte:

Carne de porco – o porco é um dos alimentos mais comuns nas ceias de ano novo brasileiras. Segundo a superstição, como ele só anda e fuça para a frente, atrai progresso.

Peixes – o mesmo ocorre com os peixes, que só nadam para a frente. Um peixe muito consumido nessa época é o bacalhau, mas ele pode ser substituído por outros mais baratos, como a tilápia, por exemplo.

Lentilha – a lentilha é um clássico do ano novo porque seu formato lembra uma moeda e, por isso, esse alimento é comum na ceia de quem quer atrair prosperidade no ano novo.

Arroz – em algumas culturas, como na oriental, o arroz significa prosperidade e, por isso, algumas pessoas espalham punhados desse grão pela casa. Que tal preparar um arroz com lentilha e unir o poder dos dois alimentos?

Romã – essa fruta é muito tradicional na ceia de ano novo e faz parte de uma tradição milenar. Tradicionalmente, depois de comer sete romãs, as sementes vão para a carteira e ficam lá durante o ano todo.

Uva – a uva também é uma tradição na mesa de quem quer atrair boa sorte para o ano novo. A superstição diz que, na virada de ano, o ideal é comer 12 uvas, uma para cada mês.

O que fazer na virada do ano para ter sorte em 2023

As superstições indicam também algumas atitudes que devemos evitar na virada de ano para não atrair más energias. A primeira delas é que a casa deve estar limpa na hora que o ano novo chegar, inclusive as roupas de cama e toalhas devem ser trocadas. Afinal, as energias do ano que está acabando devem ficar para trás.

Outra coisa que pode dar azar é estar com os bolsos vazios quando começar a contagem regressiva, isso poderia atrapalhar as finanças, segundo a superstição. Começar o ano com brigas e pensamentos negativos também não é uma boa ideia, por isso, vale se esforçar para melhorar a vibração e dar o primeiro passo para o ciclo que vai começar com positividade e alegria.

LEIA: significado das cores no ano novo para ter sorte em 2023

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de j. Tules
    J.Tules Diz

    Faço isso a mais de trinta anos nunca aconteceu nada, são só coisas da cabeça das pessoas, lembram do saudoso padre Quevedo? Ele nunca acreditou nisso e eu também não acredito. As coisas acontecem naturalmente, faz quem quer, eu não vou fazer mais, chega de acreditar nessas coisas supérfluas e descabidas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes