Bolsa Família: como receber os pagamentos mensais pelo Caixa Tem?

Pagamentos feitos em contas poupança social digital da Caixa Econômica Federal iniciaram em dezembro, e a abertura é automática

No mês de dezembro, a Caixa Econômica Federal iniciou os pagamentos do Bolsa Família através das contas poupança social digital, e podem ser recebidas pelo Caixa Tem. A ferramenta tem sido usada pelo governo para o pagamento do auxílio emergencial, e passa a incluir os saques do FGTS.

De acordo com a Caixa, a decisão de utilizar a poupança digital pelo Bolsa Família tem como principal finalidade incluir cerca de 9 milhões de pessoas nos serviços financeiros. Estes, sem vínculo com instituições bancárias, tinham dificuldades na solicitação de serviços como empréstimos.

 

Como receber o Bolsa Família pelo Caixa Tem?

A Caixa é responsável por gerar os cadastros dos usuários para o Bolsa Família. Portanto, o beneficiário deve baixar o aplicativo e inserir os dados de acesso para confirmar o vínculo. Assim:

  1. Baixe o aplicativo e abra na página inicial;
  2. Preencha o formulário com os dados como nome completo, data de nascimento, número de celular e CPF;
  3. O aplicativo pedirá autorização para enviar um código que confirme os registros, por meio de um SMS, e deve ser digitado no aplicativo;
  4. Por fim, basta gerar a senha de acesso individual.

 

Calendário de abertura da conta

A abertura de contas digitais para pagamento do Bolsa Família será de forma gradual. Dessa forma, confira o calendário para a abertura da conta poupança social digital:

  • Dezembro: beneficiários com NIS finais 0 e 9;
  • Janeiro: beneficiários com NIS finais 6, 7 e 8;
  • Fevereiro: beneficiários com NIS finais 3, 4 e 5;
  • Por fim, em março: beneficiários com NIS finais 1 e 2, e GPTE (Grupos Populacionais Tradicionais Específicos, que incluem indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares, assentados, acampados e pessoas em situação de rua).

 

Pagamentos no Caixa Tem

As contas digitais, chamadas de Conta Poupança Social Digital, tem abertura automática pela Caixa Econômica Federal aos beneficiários de programas assistenciais do governo. Desse modo, os cidadãos não precisam apresentar documentos ou ir até agências. Pelo aplicativo Caixa Tem, é possível movimentar o dinheiro pelo aplicativo, mas os saques com o Cartão Bolsa Família ou Cartão Cidadão continuam nas agências.

Para acessar o aplicativo, basta baixá-lo na loja de aplicativos do seu celular. Em seguida, informe o número de CPF e uma senha de seis dígitos, que pode ser feita no mesmo momento. Na plataforma, é possível pagar contas domésticas e boletos, bem como fazer compras online com o cartão de débito virtual.

 

Leia também:

Bolsa Família pode aumentar o valor em 2021; veja mudanças

Guedes diz que 13º do Bolsa Família é crime de responsabilidade fiscal

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes