Árbitros brasileiros da Copa do Mundo 2022: quem são Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio

A CBF indicou dois árbitros principais e cinco assistentes para atua nos jogos do Catar.

Os jogos do grupo B, integrado pelas seleções da Inglaterra, Irã, Holanda e Senegal,  contaram com arbitragem brasileira na Copa do Mundo 2022.

De acordo com a CBF, o Brasil tem dois árbitros principais, Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio, além de cinco assistentes: Bruno Pires, Bruno Boschilia, Danilo Manis, Rodrigo Figueiredo e Neuza Inês Back. Esse é um número recorde de brasileiros na arbitragem.

+ Tem VAR na Copa do Mundo de 2022 no Catar

Quem são árbitros brasileiros na Copa do Mundo 2022?

Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio são os dois árbitros principais do Brasil na Copa do Mundo 2022. Ambos são nomes conhecidos e respeitados no meio da arbitragem brasileira. Confira quem são eles:

Raphael Claus: Com 43 anos, Raphael Claus é considerado um dos melhores árbitros do Brasil. Claus faz parte da Federação Paulista de Futebol e entrou para a Fifa em 2014. O árbitro já apitou vários jogos importantes e decisões, como a final da Copa do Brasil, final da Copa Sul-Americana e jogos das Eliminatórias da América do Sul. No ano de 2018, Claus foi eleito o melhor árbitro do Campeonato Brasileiro. Em 2022, o árbitro foi selecionado como um dos representantes brasileiros na arbitragem na Copa do Mundo do Catar.

Wilton Pereira Sampaio: Com 40 anos, Wilton Pereira Sampaio faz sua segunda atuação na Copa do Mundo. Em 2018, Sampaio atuou no VAR na Rússia. O árbitro começou sua carreira na Federação Brasiliense, mas depois se transferiu para a Federação Goiana e ingressou na Fifa em 2013. Assim como Claus, Sampaio também já foi eleito o melhor árbitro do Campeonato Brasileiro, no ano de 2019. O mediador já atuou em jogos importantes da Libertadores, Copa América e em 2022 apitou a final da Copa do Brasil.

Assistentes

Bruno Boschilia: Com 38 anos, o assistente faz parte do quadro da Fifa desde 2014. Bruno Boschilia tem mais de 20 anos de carreira e é membro da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Confederação Sul-americana de Futebol (CONMEBOL).

Bruno Pires: Bruno Pires tem 36 anos e faz parte da Federação Goiana de Futebol desde 2009 e engrossa o quadro Fifa desde 2015. O assistente já participou de jogos do Campeonato Brasileiro da série A.

Rodrigo Figueiredo: Com 39 anos, o árbitro faz parte da Federação Carioca de Futebol e já apitou partidas importantes, como finais do estadual, Copa América e Mundial de Clubes. Em 2021, foi eleito o melhor assistente do Brasileirão.

Danilo Martins: O árbitro de 41 anos faz parte da Federação Paulista de Futebol e atua em sua primeira Copa. Danilo Martins já trabalhou nas semifinais da Libertadores.

Neuza Inês Back: Neuza é a primeira mulher brasileira a ingressar no quadro de arbitragem da Fifa. Com 39 anos, a árbitra faz parte da Federação Paulista de Futebol e já atuou em grandes partidas, como na Copa do Mundo feminina em 2019.

Confira também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes