Conheça Gianluigi Donnarumma, o goleiro da Itália na Eurocopa

Atleta defendeu três cobranças dos jogadores ingleses na final da Eurocopa

Se você é apaixonado por futebol, com certeza já ouviu falar em Gianluigi Donnarumma. Com apenas 22 anos, o goleiro italiano figura entre os maiores e melhores goleiros do futebol e, agora, também do mundo. Mesmo com a pouca idade, o atleta foi o protagonista no título da Itália na Eurocopa em 2021. Titular absoluto em todos os confrontos da competição, o goleiro defendeu três pênaltis da Inglaterra, o que resultou no grande troféu para os italianos. Conheça a carreira do atleta, os números e o que esperar para o futuro do craque.

Quem é Gianluigi Donnarumma, o glorioso goleiro da Itália?

Donnarumma começou no futebol através das categorias de base em uma pequena equipe de sua cidade natal, em Castellammare di Stabia, na Itália, intitulada de Napoli Castellammare. A partir de 2013, transferiu-se oficialmente ao Milan, onde construiu passo a passo o seu nome no futebol, contabilizando 10 jogos nos times juvenis.

Em 2015, no entanto, o goleiro ganhou a sua primeira oportunidade na equipe profissional do Milan, sendo o reserva de Diego López e Christian Abbiati. Foi então que, no dia 25 de outubro daquele ano, estreou pela equipe contra o Sassuolo pelo Campeonato Italiano com a vitória por 2 a 1. Hoje, defendeu o time italiano por 251 jogos, tendo conquistado uma taça da Supercopa da Itália. Seu contrato com o Milan chegou ao fim em julho de 2021, ou seja, está sem clube.

O goleiro Donnarumma entrou em campo pela primeira vez com a Itália no dia 1 de setembro de 2016 em amistoso contra a França sob o comando do técnico Gian Piero Ventura. Por fim, comemora 33 participações na história da Azzurra.

Sem titulo 168
Donnarumma em campo pelo milan no futebol italiano. Foto: milan oficila / @acmilanbr

Donnarumma em campanha histórica na Eurocopa 2021

O jovem goleiro italiano firmou-se no gol da Itália em 2019, enquanto a seleção disputava as Eliminatórias da Eurocopa. Depois, entrou em campo também pela Liga das Nações no ano seguinte, conquistando o passaporte para as semifinais da competição diante da Espanha. Por fim, é titular também nas Eliminatórias da Copa para 2022 e amistosos.

Mas, sem dúvidas, o desempenho de Donnarumma enquanto a participação da Itália na Eurocopa é o que ficará marcado na história do futebol. Transferida para 2021 devido à pandemia do Covid-19, a competição atraiu olhares de todo o mundo com jogadores excepcionais em campo.

A Itália chegou como favorita no grupo A, estreando com vitória diante da Turquia. Donnarumma, dessa maneira, foi o titular absoluto em todos os jogos, com belíssimas defesas e um atuação brilhante. Pela fase de grupos, a equipe não sofreu gols, enquanto nas oitavas, quartas e semis foram apenas três diante da Áustria, Bélgica e Espanha.

Durante as semi contra a Espanha, a prorrogação foi necessária após o 1 a 1 em tempo normal. Sem mudanças, as penalidades aconteceram. Donnarumma defendeu a cobrança de Álvaro Morata e, sob o placar de 4 a 2, os italianos conquistaram a classificação.

Sem titulo 169
Defesa do goleiro italiano diante da espanha na euro. Foto: nazionale italiana oficial / @vivo_azzurro

A final da Eurocopa entre Itália e Inglaterra, no dia 11 de julho de 2021, foi recheada de emoções. Após os ingleses abrirem o placar com apenas dois minutos de jogo, os italianos precisaram se recompor. E foi o que aconteceu no segundo tempo, enquanto dominaram a partida e, Bonucci, zagueiro experiente da Azzurra, deixou tudo igual.

Com a prorrogação iniciada, tudo continuou do mesmo jeito, sendo necessário os pênaltis. A Itália acertou três bolas, enquanto a Inglaterra teve duas, com o goleiro Donnarumma sendo o grande protagonista da noite por defender os chutes de Rashford, Sancho e Saka. Por fim, o goleiro foi eleito o melhor jogador da Eurocopa pela UEFA.

O que esperar do futuro para o goleiro Donnarumma?

Em junho de 2021 o jornal francês Le Parisien noticiou que, ao ficar sem clube no meio do ano, Donnarumma estaria disposto a assinar contrato com o PSG. Para o Milan, o francês Mike Maignan é o substituto perfeito para Gian, já que não deve continuar no time italiano depois de muito prolongar o drama envolvendo ambas as partes.

Seu empresário é Mino Raiola, responsável por cuidar das carreiras de Erling Haaland e Ibrahimovic. De acordo com a publicação no jornal francês, o profissional ofereceu o goleiro para Juventus, Torino e até o Barcelona, mas a escolha do jogador foi realmente o Paris. Já o jornal italiano Gazzetta dello Sport informou que o contrato será de cinco anos.

Agora, se a negociação realmente se concretizar, resta saber quem será o titular do time: Keylor Navas, o atual dono das luvas do PSG ou Donnarumma?

Pelo lado da Itália, com a Copa do Mundo de 2022 chegando, o jovem goleiro pode brilhar outra vez se a Itália garantir a classificação através das Eliminatórias. Resta esperar para ver o que o futuro reserva para mais uma história de sucesso no futuro em que todas as fichas estão apostadas.

A 21
Goleiro e a taça da euro 2021. Foto: gianluigi donnarumma twitter oficial / @gigiodonna1

Leia também: Maiores campeões da Eurocopa: saiba quem está no topo da lista

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes