Conheça os 11 estádios da Eurocopa em 2021

Ao todo, onze países vão receber os jogos da competição europeia em 2021; confira todos os lugares escolhidos

A Eurocopa, competição que reúne diversas seleções da Europa, completa 60 anos. Como parte da comemoração, a UEFA, organização que faz o torneio, decidiu realizar os jogos desde a fase de grupos até o mata-mata em em todo o continente pela primeira vez, sendo 11 países ao todo. Dessa maneira, confira todos os estádios da Eurocopa em 2021.

Como funciona a Eurocopa?

Através das eliminatórias, os dois primeiros colocados de cada grupo, sendo dez com cinco e seis cada, se classificam direto para a Eurocopa. Enquanto isso, a repescagem semifinal traz dezesseis times brigando pelas quatro últimas vagas restantes. Por fim, 24 seleções integram o quadro de participantes do torneio.

Na primeira fase da Eurocopa, quatro seleções divididas em seis grupos, jogam a fase de grupos, onde cada equipe se enfrenta apenas uma vez. Então, os dois primeiros de cada grupo se classificam para as oitavas, juntando também os quatro melhores terceiros colocados. Aí, acontecem as quartas, semifinais e, então, a tão esperada final.

Quais são os estádios da Eurocopa 2021?

Ao todo, onze países receberão os jogos da Eurocopa. A competição, inicialmente marcada para acontecer em 2020, teve de ser adiada para 2021 devido à pandemia do Covid-19 em todo o mundo. Agora, pela primeira vez na história da Euro, será disputada em diferentes país-sede. São eles:

 

  • Inglaterra, Londres – Wembley Stadium
  • Azerbaijão, Baku – Estádio Olímpico
  • Alemanha, Munique – Allianz Arena
  • Itália, Roma – Estádio Olímpico de Roma
  • Rússia, São Petesburgo – Estádio de São Petesburgo
  • Holanda, Amsterdam – Johan Cruiff Arena
  • Espanha, Sevilla – Estádio Olímpico de La Cartuja
  • Romênia, Bucareste – Arena Nacional
  • Dinamarca, Copenhagen – Estádio Parken
  • Escócia, Gasglow – Hampden Park
  • Hungria, Budapeste – Puskas Arena

Em Sevilha, Estádio de La Cartuja recebe a Eurocopa em 2021

Localizado na cidade de Sevilha, na região da Andaluzia, na Espanha, o Estádio Olímpico de La Cartuja receberá na Eurocopa em 2021 três jogos da fase de grupos e um nas oitavas de final. Com capacidade para 60 mil torcedores, é esperado que um número menor participe como torcida na competição como medida de proteção ao Covid-19.

Além de jogos de futebol, o Estádio também recebe eventos culturais e festivais durante todo o ano na cidade. Entretanto, o time do Sevilla não utiliza o campo, levando os seus jogos para o Estádio Ramón Sánchez Pizjuán.

A 54
Estádio olímpico de la cartuja, em sevilha (site oficial do estádio olímpico / www. Estadiolacartuja. Es)

Escócia está na lista de países-sedes na Eurocopa em 2021

A casa do futebol escocês, o Hampden Park em Glasgow, na Escócia, recebe jogos internacionais da Seleção da Escócia desde 1906, é a casa do time Queen’s Park F, além de também receber partidas da Copa da Escócia. Em seu planejamento, o estádio tem capacidade para 51.866. Na Euro, será a casa de três jogos na fase de grupos e um das oitavas de final.

Além disso, detém o recorde europeu de partidas, com o número de 149.145. O Estádio também ficou marcado por ser a casa do grande confronto entre Eintracht Frankfurt e Real Madrid, na final da Champions League em 1960, com a goleada dos espanhóis por 7 a 3.

Sem titulo 288
Hampden park, na escócia (uefa euro oficial / @euro2020)

Parken Stadium, na Copenhahen, integra a lista de estádios da Eurocopa

Um dos principais estádios da Dinamarca, o Parken Stadium pode receber até 38 mil torcedores em jogos, com números diferentes em concertos e eventos culturais. Em sua programação, recebe jogos da seleção do  país e partidas do Campeonato Dinamarquês. Por fim,  na Eurocopa, irá sediar três jogos da fase de grupos e um das oitavas de final.

Além do gramado, o Parken Stadium também traz lojas ao lado do próprio estádio, praças e restaurantes, sendo um grande ponto turístico da cidade.

A 56
Estádio parken, na dinamarca (uefa euro oficial / @euro2020)

Puskás Aréna, na Hungria, terá quatro jogos na Euro

Localizado em Budapeste, na Hungria, a Puskás Arena é conhecida como a casa da Seleção Húngara de Futebol. Em 2021, receberá três jogos da fase de grupos e um nas oitavas de final.

Inaugurado em 2019, sua capacidade total é de 67 mil torcedores, com gramado natural. Em 2020, a arena sediou o confronto entre Bayern de Munique e Sevilla, ou seja, o vencedor da Champions contra o ganhador da Liga Europa. Ao fim, os alemães venceram por 2 a 1.

Sem titulo 289
Puskás arena, na hungria (uefa euro oficial / @euro2020)

National Arena, na Romênia, contabiliza quatro jogos na Euro

Com capacidade máxima para 54 mil torcedores, a National Arena, na cidade de Bucareste, na Roménia, receberá quatro jogos da Eurocopa em 2021, sendo três da fase de grupos e um nas oitavas de final.

Com torcedores, o número deverá ser reduzido e todas as medidas tomadas como forma de precaução ao Covid-19, protegendo profissionais, espectadores e jogadores. A arena foi construída em 2011, recebendo partidas do Campeonato Romeno e confrontos oficiais da Seleção da Romênia, tornando-se a casa oficial.

Sem titulo 290
National arena, na romênia (uefa euro oficial / @euro2020)

Casa do Ajax, Amsterdam Arena, será sede da Eurocopa

Conhecida mundialmente por ser a casa do Ajax, a Amsterdam Arena, ou Johan Cruijff Arena, está sediada em Amsterdam, a capital da Holanda.

Levando o nome de Johan Cruijff, um dos maiores jogadores dos país, foi inicialmente projetada para receber os Jogos Olímpicos em 1992. No entanto, a competição acabou não se realizando no local, permanecendo como hoje conhecemos da casa do Ajax.

Com capacidade máxima para 54 mil torcedores, a Amsterdam Arena receberá três jogos da fase de grupos e um das oitavas de final na Eurocopa em 2021.

Sem titulo 291
Amsterdam arena, na holanda (uefa euro oficial / @euro2020)

Estádio São Petersburgo, na Rússia, vai receber as quartas de final

Com capacidade para receber 68 mil torcedores, o Estádio de São Petersburgo, na Rússia, sediará seis jogos da fase de grupos e um das quartas de final.

Com design feito pelo arquiteta japonês Kisho Kurokawa, o estádio foi construído no local do antigo Estádio Kirov, na Ilha Krestovsky, Rússia. Inaugurado em 2017, recebeu jogos da Copa das Confederações e, depois, a Copa do Mundo de 2018 no país. A arena também é a casa do Zenit, um dos maiores da Rússia.

Sem titulo 284Estádio São Petersburgo, na Rússia (UEFA Euro Oficial / @EURO2020)

Na Itália, Estádio Olímpico de Baku, sediará quartas de final

O Estádio Olímpico de Baku, localizado em Azerbaijão, irá receber uma partidas das quartas de final na Eurocopa de 2021. Inaugurado em 2015, com capacidade para 70 mil torcedores, a presença deve ser reduzida no evento devido às medidas do Covid-19 em todo o mundo.

Em 2019, recebeu a final da Liga Europa entre Chelsea e Arsenal, com vitória dos blues por 4 a 1.

Sem titulo 285
Estádio olímpico de baku vai receber jogo das quartas (uefa euro oficial / @euro2020)

Allianz Arena, em Munique, será a casa das quartas na Eurocopa 2021

Um dos maiores estádios da Alemanha, o Allianz Arena, casa do Bayern de Munique, será a casa de uma partidas nas quartas de final. Inaugurada em 2005, a arena foi adquirida pelo time de Munique no ano seguinte.

Com capacidade para 75.024 lugares, a arena possui 6.000 m² de instalações de alimentação divididos nas seguintes seções. Ao todo, já recebeu partidas do Campeonato Alemão e Copa da Alemanha. Agora, vai receber uma partida nas quartas de final da Eurocopa em 2021.

A 55
Allianz arena, em munique (bayern de munique oficial / @fcbayernen)

Em Roma, Estádio Olímpico irá receber quatro partidas

O Estádio Olímpico de Roma, o maior da Itália, recebendo desde jogos de futebol até eventos esportivos, shows e festivais.

A casa, no entanto, não pertence para nenhuma equipe do país, mas ainda assim acaba sendo a "casa" da Roma e Lazio, duas equipes da capital italiana. Com capacidade para 72 mil pessoas, é uma das arenas que mais irá receber jogos na Eurocopa em 2021.

Sem titulo 286
Estádio olímpico de roma, na itália (uefa euro oficial / @euro2020)

Estádio de Wembley vai sediar a semifinal e final da Eurocopa 2021

Localizado em Londres, capital da Inglaterra, o Estádio de Wembley tem capacidade para 90 mil pessoas assistirem aos jogos. No entanto, a capacidade de público foi reduzida para 25%, ou seja 22.500, devido as medidas de prevenção contra o Covid-19. Ao todo, Wembley receberá sete jogos, sendo o estádio com o maior número de confrontos realizados na Euro. Mas, principalmente, será o palco da grande final com as duas seleções cotadas para levantar a taça de campeã.

O Estádio de Wembley foi reaberto em maio de 2007, sendo a maior arena no Reino Unido. Além de receber jogos de futebol, o local também é palco para shows, eventos culturais e festivais. O que chama a atenção de torcedores são os arcos de 133 m de altura no estádio, deixando tudo ainda mais grandioso e atraente para quem vê e participa.

Sem titulo 280
Estádio do wembley, na inglaterra, palco da final da euro em 2021 (uefa euro oficial / divulgação @euro2020)

Quando começa a Eurocopa 2020?

A fase de grupos da Eurocopa 2020 tem início em 11 de junho de 2021, com a partida de abertura entre Turquia e Itália, no Estádio Olímpico de Roma. Então, a primeira rodada segue até o dia 15. Já as três rodadas da fase de grupos se encerra no dia 23 do mesmo mês.

 

+ Eurocopa 2020: tudo o que sabemos sobre a competição de Seleções 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes