Neymar já ganhou a Copa América com o Brasil?

Jogador brasileiro já participou de final no torneio, mas ficou apenas como o vice-campeão da temporada

Não há dúvidas de que Neymar figura entre os maiores jogadores de futebol do mundo. Com uma carreira consolidada em clubes profissionais como o Barcelona e PSG, caminha para se tornar grande ídolo na Seleção Brasileira, sendo o segundo maior artilheiro da história da amarelinha. Já conquistou o ouro olímpico e a Copa das Confederações com o Brasil, mas, afinal, Neymar já ganhou a Copa América?

Carreira e números de Neymar

O atacante de 29 anos cresceu no Santos. Aos 17 anos, o brasileiro estreou por seu clube no dia 07 de março de 2009 pelo Campeonato Paulista. Seu belo futebol lhe rendeu o passaporte ao Barcelona em 2013, onde escreveu o seu nome na história juntamente com Luis Suárez e Messi, ganhando o status de ídolo dos torcedores espanhóis com 186 jogos e 105 gols. Em sua trajetória, conquistou 1 taça da Champions League, 2 do Campeonato Espanhol, 3 na Copa do Rei, 1 Mundial de Clubes, e 1 da Supercopa da Espanha e UEFA.

Foi então que, em 2017, Neymar decidiu aventurar-se no PSG, no futebol francês, para ser protagonista. Ao todo, contabiliza 116 partidas, 87 tentos marcados e 3 taças do Campeonato Francês, 3 da Copa da França, 2 títulos na Taça da Liga Francesa e 3 da Supercopa da França.

Hoje, Neymar é o segundo maior artilheiro do Brasil, com 68 gols em 111 jogos, dono de uma medalha olímpica em 2016 e Copa das Confederações em 2013.

Números de neymar
Neymar enquanto jogador do barcelona. Foto: miguel ruiz - fc barcelona

Neymar já ganhou a Copa América?

Não, Neymar não ganhou a Copa América com o Brasil. No entanto, teve diversas oportunidades enquanto jogador da amarelinha. Começando por 2011, o atacante participou como titular de três confrontos mas, ao chegar nas quartas de final, perdeu do Paraguai nos pênaltis sob o placar de 2 a 0.

Já em 2015, na edição do Chile, jogou somente duas partidas na fase de grupos, sendo expulso contra a Colômbia após discutir com Armero, lateral do time adversário, e ser punido por quatro jogos. No final das contas, mais uma vez, o Brasil foi desclassificado pelo Paraguai nas quartas.

Depois, em edição especial por 2016, nos Estados Unidos, Neymar não jogou a Copa América já que optou por disputar os Jogos Olímpicos do Rio, onde conquistou a medalha de ouro com o elenco diante da Alemanha nos pênaltis.

Por fim, em 2019, o time brasileiro consagrou-se campeão da competição depois de vencer o Peru jogando no Maracanã, no Rio de Janeiro, mas Neymar estava com o tornozelo machucado e por isso ficou fora.

Lucas figueiredo/cbf
Taça da copa américa. Foto: lucas figueiredo/cbf

Brasil perde a Copa América 2021 para a Argentina

Em 2021, Neymar ganhou uma nova oportunidade de consagrar-se campeão da Copa América, realizada no Brasil pela Conmebol mesmo com muitas opiniões contrárias devido à situação do país com a pandemia do Covid-19.

A seleção passou a fase de grupos facilmente, incluindo a classificação antecipada em primeiro lugar do grupo B com 10 pontos. Depois, nas quartas de final, venceu o Chile por 1 a 0 e, por fim, o Chile sob o mesmo placar nas semis.

Na final, reencontrou o seu maior rival, a Argentina. Sob o comando de Lionel Messi, as equipes disputaram a grande final no Maracanã, templo do futebol no Rio de Janeiro. O Brasil de Neymar tentou, mas não foi o suficiente para segurar os argentinos, que venceram por 1 a 0 tendo o gol marcado por Di Maria.

Agora, a próxima edição será realizada em 2024, no Equador, sendo outra chance de Neymar conquistar o seu título na Copa América com o time nacional.

 

Leia também

Quem é o melhor jogador: Lionel Messi ou Neymar? 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes