Quem são os maiores campeões do Paulistão?

Saiba qual time do estado de São Paulo levantou mais vezes a taça do estadual

O Campeonato Paulista é a competição de futebol mais antiga do país, que  ocorre desde 1902 de forma interrupta. Ao longo desses quase 120 anos de história, o campeonato passou por diversas transformações e modelos, e hoje é considerado por muitos o principal Estadual do país. Confira quais são os maiores campeões do Paulistão ao longo de suas décadas.

Quais os maiores campeões do Paulistão?

O tradicional Sport Club Corinthians Paulista é o maior vencedor do Estadual de São Paulo. O clube fundado em 1910, tem 30 títulos de Campeonato Paulista e está na liderança de forma isolada do ranking. O Timão levantou seu primeiro caneco ainda em 1914 e, por duas vezes em sua história, já conseguiu o feito de ficar com a taça em três anos consecutivos.

Logo atrás do Alvinegro, aparece seu maior rival, o Palmeiras. O Verdão está entre os maiores campeões do Paulistão, com 24 conquistas de Estadual desde sua fundação em 1914. Seis anos depois de sua criação, o clube conquistou seu primeiro título, ainda com a alcunha de Palestra Itália. Foram oito conquistas ainda nos tempos de Palestra e o restante quando já era Sociedade Esportiva Palmeiras.

Palmeiras é o atual campeão do campeonato paulista, tendo vencido o corinthians na final de 2020
Palmeiras é o atual campeão do campeonato paulista, tendo vencido o corinthians na final de 2020 (foto: cesar greco/palmeiras)

 

Por fim, fechando o Top-3 de vencedores do Paulista, Santos e o São Paulo empatam com 22 títulos. A primeira conquista do Tricolor ocorreu em 1931, no entanto, o clube só conseguiu vencer o torneio pela segunda vez 12 anos depois, em 1943. Entre os quatro grandes do Estado, a equipe do Morumbi é a que ficou mais tempo sem vencer a competição, até sair da fila com a conquista em 2021.

O Santos FC também aparece na terceira posição entre os maiores campeões do Paulistão. O time da Vila tem 22 conquistas, mas conseguiu sua primeira taça apenas em 1935. O clube ainda levou cerca de 20 anos para ficar com o título novamente, mas depois embalou. Somente na década de 60, o clube enfileirou oito troféus do Estadual. O Peixe ainda tem o feito de ter vencido o campeonato três vezes seguidas, em três ocasiões.

Lista de campeões do Paulistão

  • Corinthians – 30 títulos
  • Palmeiras – 24 títulos
  • Santos – 22 títulos
  • São Paulo – 22 títulos
  • Paulistano - 11 títulos
  • São Paulo Athletic - 4 títulos
  • AA das Palmeiras - 3 títulos
  • Portuguesa – 3 títulos
  • Ituano – 2 títulos
  • Germânia - 2 títulos
  • SC Americano - 2 títulos
  • Internacional - 2 títulos
  • AA São Bento -2 títulos
  • Inter de Limeira, São Caetano e RB Bragantino – 1 título
Corinthians é o maior campeão do estadual paulista, com 30 títulos
Corinthians é o maior campeão do estadual paulista, com 30 títulos (foto: rodrigo coca/corinthians)

História do Campeonato Paulista

O Campeonato Paulista nem sempre teve o mesmo modelo ou equipes na disputa. Muito antes, a competição estadual recebeu times que mudaram o cenário do futebol no estado para tornar o que é hoje uma das maiores potencias do esporte no Brasil.

A primeira edição surgiu em 1902, com a LPF, a Liga Paulista de Foot-Ball que seguiu até 1916, segundo dados do portal da Federação Paulista de Futebol. Naquele mesmo ano, o São Paulo Athletic Club foi o grande campeão, o primeiro de toda a história.

Existe uma curiosidade. De 1913 até 1916, dois campeonatos eram realizados por ligas diferentes. Trata-se da Liga Paulista de Futebol e a Associação Paulista de Esportes Atléticos. A partir de 1917, a APEA tomou conta do futebol do estado de São Paulo.

No futebol paulista nasceu também a LAF, Liga dos Amadores de Futebol nos anos de 1926 a 1929. Mais tarde, foi a vez da LPF ganhar vida, a Liga Paulista de Futebol mas com uma versão completamente repaginada. Nestes anos, o mesmo cenário se repetiu, onde cada liga fazia o seu campeonato.

Somente em 1941 foi que a Federação Paulista de Futebol (FPF) surgiu e, desde então, é a única a organizar o Campeonato Paulista que hoje conhecemos.

Quem foi o primeiro campeão paulista?

O São Paulo Athletic foi o primeiro time a levantar o caneco de campeão paulista. No ano de 1902, o elenco venceu o Paulistano na decisão do torneio organizado pela LPF, a Liga Paulista de Foot-Ball.

Na ocasião o time passou pela primeira fase da competição e ganhou do Paulistano, Mackenzie, Internacional, Germânia, e empatou com o Mackenzia e também com Internacional, além de perder uma vez para o Paulistano.

Na decisão, estavam Athletic e Paulistano empatados com 12 pontos para cada um na classificação geral. O jogo de desempate foi 2 a 1 para o São Paulo Athletic, que consagrou-se o campeão paulista.

O elenco também faturou outros três troféus, ambos em sequência.

 

VEJA: Regulamento da Copinha 2023: conheça as regras da Copa São Paulo de Futebol Júnior 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes