Quem são os maiores campeões do Paulistão?
Saiba qual time do estado de São Paulo levantou mais vezes a taça do estadual
O Campeonato Paulista é a competição de futebol mais antiga do país, que ocorre desde 1902 de forma interrupta. Ao longo desses mais de 120 anos de história, o torneio passou por diversas transformações e modelos, e hoje é considerado por muitos o principal estadual do país. Confira quais são os maiores campeões do Paulistão ao longo de suas décadas.
Quais os maiores campeões do Paulistão?
O tradicional Sport Club Corinthians Paulista é o maior vencedor do Estadual de São Paulo. O clube fundado em 1910 soma 30 títulos de Campeonato Paulista e está na liderança de forma isolada. O Timão levantou seu primeiro caneco em 1914 e, por duas vezes em sua história, conseguiu erguer a taça em três anos consecutivos.
Logo atrás do Alvinegro aparece seu maior rival, o Palmeiras. O Verdão está entre os maiores campeões do Paulistão com 26 conquistas de estadual. Seis anos depois de sua criação, o clube conquistou seu primeiro título, ainda com a alcunha de Palestra Itália. Foram oito conquistas ainda nos tempos de Palestra e o restante quando já era Sociedade Esportiva Palmeiras.
Por fim, fechando o Top-3 de vencedores do Paulista, Santos e o São Paulo empatam com 22 títulos. A primeira conquista do Tricolor ocorreu em 1931, no entanto, o clube só conseguiu vencer o torneio pela segunda vez 12 anos depois, em 1943. Entre os quatro grandes do Estado, a equipe do Morumbi é a que ficou mais tempo sem vencer a competição, até sair da fila com a conquista em 2021.
O Santos FC também aparece na terceira posição entre os maiores campeões do Paulistão. O time da Vila tem 22 conquistas, mas conseguiu sua primeira taça apenas em 1935. O clube ainda levou cerca de 20 anos para ficar com o título novamente, mas depois embalou. Somente na década de 60, o clube enfileirou oito troféus do Estadual. O Peixe ainda tem o feito de ter vencido o campeonato três vezes seguidas, em três ocasiões.
Lista de campeões do Paulistão
- Corinthians – 30 títulos
- Palmeiras – 26 títulos
- Santos – 22 títulos
- São Paulo – 22 títulos
- Paulistano - 11 títulos
- São Paulo Athletic - 4 títulos
- AA das Palmeiras - 3 títulos
- Portuguesa – 3 títulos
- Ituano – 2 títulos
- Germânia - 2 títulos
- SC Americano - 2 títulos
- Internacional - 2 títulos
- AA São Bento -2 títulos
- Inter de Limeira, São Caetano e RB Bragantino – 1 título
História do Campeonato Paulista
O Campeonato Paulista nem sempre teve o mesmo modelo ou equipes na disputa. Muito antes, a competição estadual recebeu times que mudaram o cenário do futebol no estado para tornar o que é hoje uma das maiores potencias do esporte no Brasil.
A primeira edição surgiu em 1902, com a LPF, a Liga Paulista de Foot-Ball que seguiu até 1916, segundo dados do portal da Federação Paulista de Futebol. Naquele mesmo ano, o São Paulo Athletic Club foi o grande campeão, o primeiro de toda a história.
Existe uma curiosidade. De 1913 até 1916, dois campeonatos eram realizados por ligas diferentes. Trata-se da Liga Paulista de Futebol e a Associação Paulista de Esportes Atléticos. A partir de 1917, a APEA tomou conta do futebol do estado de São Paulo.
No futebol paulista nasceu também a LAF, Liga dos Amadores de Futebol nos anos de 1926 a 1929. Mais tarde, foi a vez da LPF ganhar vida, a Liga Paulista de Futebol mas com uma versão completamente repaginada. Nestes anos, o mesmo cenário se repetiu, onde cada liga fazia o seu campeonato.
Somente em 1941 foi que a Federação Paulista de Futebol (FPF) surgiu e, desde então, é a única a organizar o Campeonato Paulista que hoje conhecemos.
Quem foi o primeiro campeão paulista?
O São Paulo Athletic foi o primeiro time a levantar o caneco de campeão paulista. No ano de 1902, o elenco venceu o Paulistano na decisão do torneio organizado pela LPF, a Liga Paulista de Foot-Ball.
Na ocasião o time passou pela primeira fase da competição e ganhou do Paulistano, Mackenzie, Internacional, Germânia, e empatou com o Mackenzia e também com Internacional, além de perder uma vez para o Paulistano.
Na decisão, estavam Athletic e Paulistano empatados com 12 pontos para cada um na classificação geral. O jogo de desempate foi 2 a 1 para o São Paulo Athletic, que consagrou-se o campeão paulista.
O elenco também faturou outros três troféus, ambos em sequência.