Quem são os maiores campeões do Paulistão? Veja a lista
Com Campeonato Paulista 2021 em sua reta final, saiba que são os grandes vencedores da competição ao longo da história.
O Campeonato Paulista é a competição de futebol mais antiga do país, que ocorre desde 1902 de forma interrupta. Ao longo desses quase 120 anos de história, o campeonato passou por diversas transformações e modelos, e hoje é considerado por muitos o principal Estadual do país. Confira quais são os maiores campeões do Paulistão ao longo de suas décadas.
Quais os maiores campeões do Paulistão?
O tradicional Sport Club Corinthians Paulista é o maior vencedor do Estadual de São Paulo. O clube fundado em 1910, tem 30 títulos de Campeonato Paulista e está na liderança de forma isolada do ranking. O Timão levantou seu primeiro caneco ainda em 1914 e, por duas vezes em sua história, já conseguiu o feito de ficar com a taça em três anos consecutivos.
Logo atrás do Alvinegro, aparece seu maior rival, o Palmeiras. O Verdão está entre os maiores campeões do Paulistão, com 23 conquistas de Estadual desde sua fundação em 1914. Seis anos depois de sua criação, o clube conquistou seu primeiro título, ainda com a alcunha de Palestra Itália. Foram oito conquistas ainda nos tempos de Palestra e o restante quando já era Sociedade Esportiva Palmeiras.
O Santos FC aparece na terceira posição entre os maiores campeões do Paulistão. O time da Vila tem 22 conquistas, mas conseguiu sua primeira taça apenas em 1935. O clube ainda levou cerca de 20 anos para ficar com o título novamente, mas depois embalou. Somente na década de 60, o clube enfileirou oito troféus do Estadual. O Peixe ainda tem o feito de ter vencido o campeonato três vezes seguidas, em três ocasiões.
Por fim, fechando o Top-4 de vencedores do Paulista, está o São Paulo FC com 21 títulos. A primeira conquista do Tricolor ocorreu em 1931, no entanto, o clube só conseguiu vencer o torneio pela segunda vez 12 anos depois, em 1943. Entre os quatro grandes do Estado, a equipe do Morumbi é aquela que há mais tempo não vence a competição. Sua última conquista ocorreu em 2005.
Lista de campeões do Paulistão
- Corinthians – 30
- Palmeiras – 23
- Santos – 22
- São Paulo – 21
- Paulistano – 11
- São Paulo Athletic – 4
- AA das Palmeiras – 3
- Portuguesa – 3
- Ituano – 2
- Germânia – 2
- SC Americano – 2
- Internacional – 2
- AA São Bento -2
- Inter de Limeira, São Caetano e RB Bragantino – 1
Mudanças no Campeonato Paulista
Ao longo de sua história, o Paulistão passou por diversos modelos e organizadores. De 1902 a 1912 a competição foi organizada pela Liga Paulista de Foot-Ball (LPF). No ano seguinte, ocorreu a primeira cisão no futebol de São Paulo e criou-se a Associação Paulista de Esportes Atléticos (Apea).
Ambas as organizações realizaram competições distintas, mas que simbolizavam o Paulista. Foram quatro edições paralelas, mas em 1917 a LPF foi extinta e a Apea organizou os campeonatos até 1925. No ano seguinte, a equipe do Paulistano criou a Liga de Amadores de Futebol (LAF). Durante quatro temporadas, novamente, duas competições ocorreram, mas que representavam o Estadual.
A LAF se extinguiu em 1930, mas cinco anos depois surgiu a Liga Paulista de Futebol (LPF). O Paulistão voltou a ter duas competições por dois anos seguidos, no entanto a Apea enfraqueceu e se extinguiu em 1936. A LFP organizou a competição de 1937 e no ano seguinte foi rebatizada de Liga de Futebol do Estado de São Paulo, até 1940. Por fim, desde 1941, a Federação Paulista de Futebol organiza o campeonato.
+ Premiação do Paulistão 2021: quanto o campeão recebe?