Rebaixado para a 2ª divisão, Schalke 04 já revelou grandes jogadores

Equipe alemã revelou nomes como Mesut Özil, Manuel Neuer e Ivan Rakitić para o futebol mundial

Depois de 30 anos, o Schalke 04 voltou para a segunda divisão do futebol alemão. Com uma temporada 2020/21 pífia, contando com problemas internos e pouco futebol em campo, o clube alemão não conseguiu evitar e caiu antecipadamente para a divisão inferior do Campeonato Alemão, deixando torcedores abalados. Entretanto, mesmo com o momento atual ruim, o time é mundialmente conhecido por revelar grandes jogadores ao futebol, como Mesut Özil, Manuel Neuer, Ivan Rakitić e Leon Goretzka.

O caminho do Schalke 04 para a segunda divisão em 2021

A primeira rodada do Campeonato Alemão em 18 de setembro de 2020 resumiu o que seria a temporada do Schalke 04: um completo desastre. Jogando na Allianz Arena, o Bayern de Munique goleou em 8 a 0. A partir daí, os azuis reais seguiram perdendo todos os jogos.

Na quarta rodada, o Schalke conseguiu o primeiro tempo da temporada ao empatar com o Union Berlin em casa, na Veltins Arena. O clube passou todo o campeonato entre idas e vindas na lanterna e o penúltimo lugar. Agora, com o Campeonato terminando, o time soma apenas duas vitórias, sete empates e vinte e uma derrotas, ou seja, treze pontos, o que torna impossível a tentativa de permanecer na elite do futebol alemão.

Jogadores revelados pelo o Schalke 04 no futebol

As categorias de base do Schalke 04, ou Knappenschmiede como são chamadas, são responsáveis por revelar grandes nomes do futebol. Segundo o próprio site indica, a academia é um 'selo de qualidade do futebol alemão'. Em 2014, a Seleção da Alemanha contou com quatro jogadores produzidos pelo Schalke 04, sendo Benedikt Höwedes, Julian Draxler, Manuel Neuer e Mesut Özil.

Schalke foi o primeiro time profissional de Mesut Özil

O meia Özil, de 32 anos, nasceu em Gelsenkirchen, a cidade do Schalke 04. Atualmente no Fenerbahce, o atleta começou no futebol ainda nas categorias de base do clube azul. O jogador passou por outras equipes enquanto jovem, mas a primeira chance no profissional com a camisa azul do Schalke em 2006. Ao todo, segundo dados do site Transfermarket, foram 78 jogos com 18 tentos marcados.

Sem titulo 125
Özil enquanto ainda jogava pelo schalke 04 (twitter reprodução / ozil mesutozil1088)

Manuel Neuer fez história com a camisa do Schalke 04

O goleiro Manuel Neuer talvez seja o case de maior sucesso vindo do Schalke 04. Neuer também nasceu em Gelsenkirchen, integrando as equipes juvenis em 2001. Ao todo, contabilizando a categoria de base e profissional, Manuel Neuer defendeu as redes do time dos mineradores por 259 partidas, incluindo o título da Copa da Alemanha em 2010/11.

Entretanto, mesmo com todos os feitos conquistados, Neuer não deixou a partda da frente quando transferiu-se ao Bayern de Munique em 2011. Hoje, com 35 anos, permanece como titular na equipe bávara e também na Seleção da Alemanha, contabilizando duas Champions League, 8 titulos do Campeonato Alemão, 5 taças da Copa da Alemanha, 2 Mundiais de Clube, Supercopa da UEFA e da Alemanha. Em 2014, também estava em campo na conquista da Copa do Mundo com a Alemanha no Brasil.

Sem titulo 127
Manuel neuer no elenco do schalke 04 em 2010/11 (schalke 04 oficial / @s04)

Ivan Rakitić já integrou elenco do Schalke 04 entre 2007 e 2011

O croata de 33 anos também já defendeu o Schalke 04, mesmo que seja pouco lembrado na memória dos torcedores. Integrando as categorias de base do Basel, na Suíça, Ivan chegou ao time alemão em 2007, já no profissional, onde permaneceu até 2011. Nesse meio tempo, conquistou uma Copa da Alemanha com o elenco em 2010.

Sua passagem lhe rendeu 135 jogos na Bundesliga, Champions League, Copa da Alemanha e Supercopa da Alemanha. Hoje, o jogador defende o Sevilla, com passagens também pelo Barcelona, onde fez o seu nome no futebol.

Sem titulo 131
Ivan rakitić vestindo a camisa do clube alemão (schalke 04 oficial / @s04)

Hoje no PSG, Julian Draxler começou no Schalke

Julian Draxler brilha com o uniforme do Paris Saint-Germain aos 27 anos. Mas em 2001, quando integrou as categorias de base do Schalke 04, deixou o seu nome registrado na história. Julian defendeu o clube azul por 228 oportunidades, segundo o Transfermarket, incluindo assim 55 gols marcados.

Draxler decidiu que era hora de conhecer novos caminhos em 2015, quando transferiu-se ao Wolfsburg, também na Alemanha. Porém, não obteve grande êxito com o time verde, assinando contrato então em 2017 com o PSG, onde permanece até hoje. É válido ressaltar também que Julian Draxler também integrou o elenco da Alemanha na conquista do Mundial de 2014.

Sem a 3
Julian draxler pela temporada 2020/21 na conquista da copa da alemanha (schalke 04 oficial / @s04)

Leroy Sané fez sucesso no Manchester City

Outra joia do Schalke é Leroy Sané. Queridinho pela torcida, Sané integrou o plantel principal do Schalke em 2015, antes participando dos times juvenis.

O meia de 25 anos defendeu o time de Gelsenkirchen em 140 partidas com 33 marcações em favor dos azuis, até transferir-se em 2016 para o Manchester City, sob o comando de Pep Guardiola. Na Inglaterra, conquistou números incríveis, chamando a atenção do mundo com seu desempenho exemplar em campo.

Em 2020, assinou contrato com o Bayern de Munique, contabilizando uma Supercopa da UEFA e Mundial de Clubes.

Aaaa 1
Leroy sané jogando pelo schalke 04 (schalke 04 oficial / @s04)

Joel Matip, do Liverpool, começou no Schalke 04

O brilhante zagueiro camaronês de 29 anos do Liverpool também começou no Schalke. Em 2000, Matip logo integrou as categorias de base da equipe, ganhando a sua primeira oportunidade do  time titular nove anos contra o Bayern de Munique, no dia 7 de novembro, pelo Campeonato Alemão. Com empate em campo, o zagueiro brilhou, marcando o seu primeiro gol. Dessa maneira, contabiliza 299 partidas jogadas pelo Schalke com trinta e quatro gols.

Em 2016, recebeu uma oferta do Liverpool, onde permanece até hoje. Além disso, o astro também defende a Seleção de Camarões.

Sem titulo 128
Joel matip enquanto ainda jogava pelo clube azul (schalke 04 oficial / @s04)

Leon Goretzka é um dos melhores jogadores do Bayern de Munique

Mesmo defendendo o Bayern de Munique, Goretkza ainda é recebido com muito carinho pela torcida azul. Isso porque, em seu último ano com a camisa do Schalke, ajudou a equipe a se reerguer, escapando de um possível rebaixamento.

Leon, de 26 anos, chegou a integrar as categorias de base do Bochum, cidade próxima de Gelsenkirchen. Mas, em 2013, transferiu-se em definitivo ao Schalke 04, onde ganhou destaque internacionalmente. Por cinco anos, jogou em 148 partidas com 19 gols em favor dos alemães.

Além de titularidade garantida na Seleção da Alemanha, Goretkza defende desde 2017 o Bayern de Munique.

Sem titulo 129
Leon goretzka vestindo a camisa do schalke 04 (schalke 04 oficial / @s04)

+ Taça da Champions League: conheça a história da 'orelhuda'

+ Do que o Bayern de Munique precisa para ser campeão no fim de semana

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes