Próximo jogo do Brasil: vitória pode carimbar ida à Copa 2022

Seleção pode abrir 16 pontos de vantagem para o quinto colocado e ficar a dois pontos de não poder mais ser ultrapassado por ninguém de fora do G-4.

Invicta nas Eliminatórias Sul-americanas, a Seleção Brasileira empatou seu último jogo e perdeu o 100% de aproveitamento no torneio. Mesmo assim, o Brasil está muito próximo de confirmar sua vaga na Copa do Mundo 2022 e pode praticamente carimbar sua classificação no próximo jogo. Saiba como.

Qual será o próximo jogo do Brasil?

A Seleção Brasileira volta a campo na próxima quinta-feira, 14 de outubro, para enfrentar o Uruguai, na Arena da Amazônia. A partida válida pela 12ª rodada das Eliminatórias Sul-americanas ocorre a partir das 21h30 (horário de Brasília) e um triunfo pode deixar a equipe de Tite ainda mais próxima da Copa do Catar.

Isso porque, o Brasil está na liderança da competição com 28 pontos e se vencer seu próximo jogo chega a 31. Nunca uma seleção com mais que 30 pontos nas Eliminatórias Sul-americanas ficou de fora da Copa do Mundo. No entanto, a matemática também pode ser favorável ao país, caso a Colômbia perca na rodada.

Os colombianos são os atuais quinto colocado, posição que garante vaga na repescagem. A seleção comandada por Reinaldo Rueda, ex-flamengo, está com 15 pontos, a 13 do Brasil. No entanto, em caso de vitória brasileira e derrota colombiana na próxima rodada essa distância aumenta para 16.

Com a conclusão das partidas de quinta-feira, irão restar somente mais seis rodadas a serem disputadas, o que coloca 18 pontos ainda em jogo. Com a vantagem de 16 para a Colômbia, o Brasil estaria a dois pontos de não poder ser mais ultrapassado pelo quinto colocado, o que praticamente garante a vaga na Copa.

Vale ressaltar que Brasil e Argentina possuem um jogo a menos que o restante das seleções, visto que o clássico em setembro foi suspenso, após agentes da Vigilância Sanitária impedirem quatro jogadores argentinos de atuarem, por não cumprirem o protocolo de isolamento previsto para turistas vindo da Inglaterra.

Quem já está classificado à Copa do Mundo?

Apenas a Seleção do Catar, anfitriões da próxima Copa do Mundo, está classificada para a disputa do Mundial. Isso porque, o país-sede garante a vaga de forma automática. Das seleções que disputam as eliminatórias, nenhuma ainda está matematicamente classificada.

O Brasil é um dos países que está muito próximo de conseguir a classificação e pode aumentar suas chances se vencer o próximo jogo e a Colômbia, quinta colocada, perder para o Equador na rodada.

Quando será a próxima Data FIFA?

A próxima Data FIFA está prevista entre 8 e 16 de novembro e voltará a ser de nove dias. A FIFA havia autorizado as confederações a aumentarem a data para 11 dias, em virtude dos jogos adiados por conta da pandemia. No entanto, após os meses de setembro e outubro contarem com este acréscimo, em novembro volta-se ao normal.

Em seus próximos jogos de novembro, o Brasil irá enfrentar a Colômbia e a Argentina, e pode matematicamente confirmar sua vaga na Copa do Mundo de 2022 do Catar. A seleção está na liderança das Eliminatórias Sul-americanas com 28 pontos, enquanto Argentina tem 22 e o Equador e Uruguai possuem 16 cada.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes