Fifa confirma as datas para o prêmio de melhor do mundo

A edição de 2020 do prêmio The Best da Fifa, entregue aos melhores jogadores do mundo, acontecerá em cerimônia virtual

 A Fifa confirmou as datas para a votação e a entrega do prêmio The Best, que elege o melhor jogador do mundo na temporada 2019/2020. Enquanto a Bola de Ouro foi cancelada neste ano devido à pandemia, a premiação da Fifa está mantida, mas precisou se adaptar às novas circunstâncias.

Assim, o evento está marcado para o dia 17 de dezembro e acontecerá de forma remota. “Em acordo com as precauções de saúde pública e com o princípio orientador da Fifa de que a saúde está em primeiro lugar, foi decidido que a cerimônia de premiação será realizada apenas como um evento virtual”, informou a entidade.

Votação para o prêmio da Fifa

A votação do prêmio The Best no site da Fifa estará aberta a partir da próxima quarta-feira, dia 25 de novembro. O público poderá eleger três nomes. O primeiro ganha cinco pontos, o segundo soma três, e o terceiro apenas um. Além dos internautas, também participarão da votação os capitães e técnicos das seleções nacionais, além de um grupo de mais de 200 profissionais de mídia selecionados ao redor do mundo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

“Após o reinício seguro das competições, graças a uma combinação de trabalho árduo e solidariedade em todo o nosso esporte, o futebol tem sido uma fonte rara de conforto e alegria para muitos. Portanto, é importante que a Fifa homenageie tais conquistas neste ano extraordinário”, concluiu o comunicado.

Em 2019, a cerimônia do prêmio The Best da Fifa aconteceu no Teatro alla Scala, em Milão, na Itália, no dia 23 de setembro. O argentino Lionel Messi recebeu o troféu de melhor do mundo, e a norte-americana Megan Rapinoe venceu entre as mulheres. Neste ano, o favorito é o polonês Robert Lewandowski. Mas o brasileiro Neymar deverá estar entre os finalistas.

Quais serão os prêmios

Além do troféu para os melhores jogadores do ano no futebol, o The Best da Fifa também vai eleger os técnicos e até os torcedores que mais se destacaram ao longo do ano. Haverá, ainda, a definição das seleções ideais da temporada, tanto no masculino quanto no feminino. Os indicados, no entanto, ainda não foram anunciados. Veja a seguir, então, todas as categorias do prêmio.

  • Jogadora
  • Jogador
  • Treinador de Futebol Feminino
  • Treinador de Futebol Masculino
  • Goleira
  • Goleiro
  • Prêmio FIFA Fair Play
  • Prêmio Púskas
  • FIFA Fan Award (melhor torcida)

Quem são os favoritos

O grande favorito a ficar com o prêmio The Best da Fifa na categoria de melhor jogador é o polonês Robert Lewandowski. Afinal, o atacante do Bayern de Munique terminou como artilheiro da Champions League, do Campeonato Alemão e da Copa da Alemanha.

Por outro lado, o brasileiro Neymar, do PSG, está entre os principais concorrentes de Lewandowski. O camisa 10 do Brasil teve atuações decisivas na campanha que levou o time francês a uma inédita final de Champions League contra o Bayern de Munique.

No feminino, a favorita é a atacante dinamarquesa Pernille Harder, que se tornou a jogadora mais cara do mundo após sua transferência do Wolfsburg para o Chelsea. Harder ajudou a levar o time alemão ao tetracampeonato nacional e à final da Champions League feminina na última temporada.

E a Bola de Ouro?

Enquanto o prêmio The Best está confirmado para 2020, a Bola de Ouro, tradicional premiação do futebol que já teve parceria com a Fifa, cancelou o evento deste ano devido à pandemia. Ainda assim, a revista France Football, organizadora da premiação, está realizando uma eleição para escalar o time dos sonhos de todos os tempos.

Os brasileiros que já venceram tanto a Bola de Ouro quanto o prêmio da Fifa são Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká. Em 1994, Romário venceu o prêmio da Fifa, mas o búlgaro Hristo Stoichkov ficou com a Bola de Ouro. Afinal, por muito tempo, a premiação da France Football olhou apenas para o futebol europeu. Assim, deixava de lado craques como Pelé e Maradona.

Informar Erro

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes