Veja o acidente entre Max Verstappen e Hamilton no GP de Monza

Acidente tirou os dois pilotos da corrida na Itália e direção da prova decidirá após a corrida se haverá punição.

Um acidente na curva 1 entre Lewis Hamilton, Mercedes, e Max Verstappen, RBR, pois fim à corrida dos dois pilotos neste domingo, 12 de setembro, no GP de Monza. Ambos os competidores lideram a classificação geral da temporada, mas fora da prova, não pontuaram na corrida.

Acidente entre Hamilton e Max Verstappen

A corrida do GP da Itália ocorria neste domingo, 12, no Circuito de Monza, quando Hamilton e Max Verstappen se encontraram na curva 1, da volta 30. O inglês saia dos boxes e usou parte de dentro na primeira perna, deixando a parte de dentro para o piloto da RBR na segunda perna.

No entanto, o atual líder da temporada subiu na zebra e seu carro foi para cima do automóvel do heptacampeão. Por sorte, o halo da Mercedes impediu que Max Verstappen ficasse em cima da cabeça de Hamilton. O ocorrido jogou os dois pilotos para fora da pista e o Safety Car entrou em ação.

Na relargada, Lando Norris passou Charles Leclerc e assumiu o segundo lugar da corrida. Daniel Ricciardo seguiu na liderança da prova no GP de Monza.

Halo

Halo salvou que cabeça de hamilton não fosse prejudicada
Halo salvou que cabeça de hamilton não fosse prejudicada - foto: band/reprodução

 

Na opinião de muitos, max verstappen teve culpa no lance
Na opinião de muitos, max verstappen teve culpa no lance - imagem: twitter

Verstappen é punido por conta do acidente

Nada de grave ocorreu com Max Verstappen e Lewis Hamilton. Embora o lance tenha sido perigoso, o halo do carro do inglês impossibilitou que o carro da RBR parasse em sua cabeça, o que poderia tornar o acidente mais grave. Os dois pilotos então saíram da prova e cerca de duas horas depois a direção puniu o holandês.

Considerado culpado pelo acidente, o piloto da RBR perdeu três posições para o GP da Rússia, no dia 26 de setembro. Além disso, recebeu dois pontos na carteira de punições da categoria.

“Na opinião dos comissários, a manobra do carro #33 veio tarde demais, significando que não havia o direito de ter espaço (curva 2). O carro #44 podia virar mais o volante para evitar o acidente, mas os comissários determinaram que o posicionamento foi sensato, significando que o #33 tem a maior parte da culpa”, disse a FIA em comunicado.

O que é o halo na Fórmula 1?

O acidente entre Verstappen e Hamilton impressiona. Mas o estrago poderia ser maior, se não fosse uma peça importante no carro dos pilotos de Fórmula 1: o halo. O acessório tornou-se obrigatório nos veículos da categoria a partir de 2018. No entanto, seu uso gerou muitas polêmicas.

Pilotos alegavam que o uso do halo atrapalhava suas visões na corrida, além de mudar o design do carro. Entretanto, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu que todos os carros precisavam ter o acessório e sua importância foi comprovada no acidente do piloto da RBR com o da Mercedes.

A peça serve para a proteção da cabeça dos competidores no cockpit. O dispositivo pesa cerca de 14 kg , mas suporta algo em torno de 12 toneladas. O caso de Hamilton não é o único que contou a proteção do halo e demais acidentes na categoria também contaram a proteção da peça. Veja abaixo a imagem de uma halo, após um acidente na Fórmula 1.

Halo protege a cabeça dos pilotos no cockpit
Halo protege a cabeça dos pilotos no cockpit - foto: twitter/@f1

 

 

LEIA TAMBÉM

+ Grid de largada da Fórmula 1: como ficou a classificação do GP da Itália

Você pode gostar também
4 Comentários
  1. Avatar de nelio
    Nelio Diz

    Absurdo! Fica claro e evidente que a FIA favorece o Hamilton, deviam deixarem do jeito que ficou, pois os dois estão disputando o campeonato e claro que nenhum dos dois vão facilitar. Se fosse ao contrário, com certeza não haveria punição! Lamentável, o Verstappen tera que brigar alem da pista, nos bastidores também, porque o “lob” para que Hamilton vença e grande!😡

    1. Avatar de sara
      Sara Diz

      Essa punição foi até besta de mais, graças a Deus que não veio acontecer algo pior com nenhum deles. Está ficando ridículo essas situações entre eles dois. Primeiro que o Max precisa ter maturidade pra saber enfrentar as coisas e aceitá-las. Não sou torcedora de nenhum deles, só informando que a corrida da F1 tem que ser limpa.

  2. Avatar de paulo cruz
    Paulo Cruz Diz

    Concordo com o comentário do Nélio acima foi tendenciosa a decisão da Fia favorecendo a Mercedes, nao foi justo.

  3. Avatar de rafael
    Rafael Diz

    O Hamilton simplesmente foi empurrando o cara para a zebra, por consequência o carro de max catapultou na direção do britânico, e deu no que deu, o engraçado é que alguns depoimentos de pilotos na própria corrida disseram que se trata de um toque de corrida, e a FIA sempre passando a mão no Hamilton, tomara que o campeonato esse ano não seja definido pelos comissários de prova, porque se for, o Hamilton vai levar essa, pois como disse o Alonso, para a FIA, Hamilton é o mocinho e max o bandido.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes