O aniversário do Lula é dia 6 ou 27 de outubro? Entenda a confusão

O petista foi registrado em cartório quando tinha sete anos

Ao pesquisar sobre o aniversário do Lula (PT), 76 anos, é possível se deparar com duas datas: 6 e 27 de outubro. A confusão acontece porque o ex-presidente nasceu em um dia, mas foi registrado em outro. Então entenda como as datas foram trocadas e saiba quando o candidato à Presidência da República comemora mais um ano de vida.

Quando é o aniversário do Lula?

Frases de janja esposa de lula
Lula (pt) e janja estão juntos desde 2017. - foto: ricardo stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 27 de outubro de 1945 em Caetés, no interior de Pernambuco. Na época, era comum que as crianças nascessem e fossem registradas anos mais tarde, principalmente em locais precários. O mesmo aconteceu com o ex-presidente. Sem o documento oficial, Lula, e seus irmãos, quando pequenos, usavam o chamado batistério, que comprovava o batismo realizado na igreja.

O petista ficou sem registro em cartório até os 7 anos. O sétimo filho da família foi registrado em Santos, em 1952, quando havia se mudado com seus parentes para o litoral paulista.

O irmão mais velho de Lula, Frei Chico, explica que sua mãe, Dona Lindu, se confundiu com as datas no cartório e acabou registrando o filho como se tivesse nascido no dia 6.

“Um dia minha mãe foi ao cartório em Santos registrar os filhos. Levou anotado todos as datas e os nomes. Mas acredito que ficou intimidada pela atitude da escrivã, que sugeriu mudar o nome da minha irmã, ali, na hora de Sebastiana para a Ruth, seu próprio nome em sua “homenagem”, e ela acabou se atrapalhando com tantas datas”, conta.

A mudança nas datas faria, inclusive, que o ex-presidente mudasse seu signo. Como nasceu no final do mês, Lula é escorpiano, mas caso tivesse nascido no começo seria libriano.

Apesar da confusão com as datas, Lula comemora seu aniversário no dia 27 de outubro.

Em 2022, Lula (PT) é candidato à presidência da República e disputa o segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL). Esse ano, seu aniversário será na véspera do debate presidencial da Globo, realizado dia 28.

Conforme apurou a Folha de S.Paulo, a recomendação é que o candidato se preserve e descanse para o dia seguinte. Dessa forma, Lula deve fazer uma comemoração pequena com sua esposa, Janja, amigos e parentes próximos.

O segundo turno será realizado em todo o país no dia 30 de outubro, as urnas ficarão abertas das 8h às 17h (horário de Brasília).

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes