Sem Bolsonaro, quem vai passar a faixa para o Lula?

O vice Hamilton Mourão também sinalizou que não vai passar a faixa; veja alternativas

Se as últimas notícias se confirmarem, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) não vai estar em Brasília no dia 1° de janeiro, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) toma posse para o cargo de Presidente da República. Sendo assim, a passagem da faixa presidencial, que tradicionalmente ocorre entre os chefes do Executivo (do presidente que está saindo para o que está entrando), não deve ocorrer. Pelo menos não dessa forma.

Bolsonaro já havia sinalizado que não passaria a faixa para Lula e agora os rumores dão conta de que ele vai viajar para os Estados Unidos, onde deve passar a virada do ano. Sem ele, a faixa presidencial deveria ser transmitida para Lula pelo vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos). Mas, em entrevista ao jornal Valor Econômico em novembro, Mourão disse que a função era do presidente e que, portanto, não passaria a faixa presidencial para Lula.

 

+ Bolsonaro vai fazer pronunciamento ou viajar? O que sabemos

Quem vai passar a faixa para o Lula dia 1º de janeiro de 2023?

Sem Bolsonaro e Mourão em Brasília, a dúvida é se a passagem da faixa presidencial deixa de acontecer durante a cerimônia de posse. Mas o fato é que há alternativas para contornar a situação. Na ausência de Bolsonaro e Mourão, pela hierarquia, a faixa deve ser passada para Lula pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), ou pelo presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD).

De acordo com a CNN, Pacheco sinaliza que está disposto a passar a faixa presidencial para Lula no dia 1° de janeiro. As presenças de Lira e Pacheco são certas na posse, já que uma parte dos ritos será realizada no Congresso, como a recepção de Lula e o vice eleito Geraldo Alckmin (PSB) e a assinatura do termo de posse. Portanto, a probabilidade é que a faixa seja passada para Lula por um dos representantes da casa.

Ainda segundo a publicação da CNN, a equipe de Lula estuda outras soluções para garantir que Lula receba a faixa presidencial na posse. Uma delas seria a entrega por um representante do cerimonial da Presidência da República e a outra seria o transporte por um grupo de pessoas que represente a diversidade.

Cronograma da posse de Lula

A posse de Lula vai ocorrer no dia 1° de janeiro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A expectativa da organização do evento é que cerca de 300 mil pessoas estejam no local para acompanhar a cerimônia e o Festival do Futuro, programado para começar depois dos ritos oficiais, com dezenas de artistas brasileiros.

O cronograma da posse já foi divulgado pelo Senado. A passagem da faixa, normalmente, acontece depois que o presidente e o vice-presidente eleitos sobem a rampa do Palácio do Planalto, o que está previsto para ocorrer às 16h20. Veja o cronograma previsto pela organização da posse:

13h30 às 14h30 – Chegada e autoridades e convidados ao Congresso

13h45 às 14h30 – Chegada dos chefes de Estado e de governo ao Senado

14h20 às 14h30 – Chegada de Lula e do vice Alckmin à Catedral Metropolitana de Brasília

14h30 - Saída do cortejo de Lula e Alckmin da Catedral rumo ao Congresso

14h40 - Chegada do cortejo ao Congresso, com receptivo dos presidentes da Câmara e do Senado

15h - Início da sessão solene da posse de Lula com assinatura do termo de posse e pronunciamento oficial

15h50 - Ida para a sala de audiências da Presidência do Senado

16h00 - Deslocamento da sala de audiências para a área externa do Palácio

16h05 - Início da cerimônia externa de honras militares

16h20 - Ida de Lula e Alckmin para o Palácio do Planalto, onde sobem a rampa

Ao longo do dia, com algumas pausas, o Festival do Futuro vai contar com a apresentação de artistas brasileiros em dois palcos montados na própria Esplanada dos Ministérios. A programação cultural está prevista para começar às 10h do dia 1° de janeiro e terminar às 3h30 do dia 2.

Segurança reforçada em Brasília

Segundo a Isto É Dinheiro, a segurança já está sendo reforçada na capital federal desde o dia 27 de dezembro. A Força Nacional de Segurança Pública atua em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal para evitar incidentes até o fim da posse de Lula. O Aeroporto Internacional de Brasília também deve ter reforço policial para a posse, de acordo com a publicação.

Além disso, até o dia 2   de janeiro, estão suspensas as autorizações de porte e transporte de armas de fogo no Distrito Federal, segindo determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

 

Leia também: Maduro na posse de Lula? Veja a lista de convidados do dia 1 de janeiro de 2023 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes