Como foi a pesquisa para presidente 2018 primeiro turno
Voltando quatro anos atrás, quem estava à frente das eleições presidenciais de 2018?
Pesquisa para presidente 2018 primeiro turno. Voltando quatro anos atrás, quem estava à frente das eleições presidenciais de 2018?
No último pleito, os candidatos à Presidência da República eram Jair Bolsonaro, à época no PSL; Lula (PT), que teve a campanha barrada pela Justiça no final de agosto de 2018, sendo substituído por Fernando Haddad (PT); Ciro (PDT) e Alckmin, também à época pelo partido anterior, o PSDB.
Em 2022, todas as pesquisas colocam Lula à frente do presidente que busca a reeleição. O cenário era parecido em 2018, até a retirada da candidatura de Lula. A partir da primeira pesquisa pós-substituição de Lula por Haddad, Bolsonaro começou a aparecer com vantagem.
Abaixo listamos como foi a pesquisa para presidente 2018 primeiro turno, o percentual de votos do presidente eleito e como um presidente pode se eleger no primeiro turno. Confira.
+ Quem são os candidatos a governador SP 2022 + números
+ Eleições 2022: pesquisa Ipec é confiável? Saiba como ela é feita
Pesquisa para presidente 2018 primeiro turno
A pesquisa para presidente 2018 primeiro turno foi marcada por dois grandes pontos: a candidatura de Lula (PT) havia sido indeferida e Jair Bolsonaro, então deputado federal, havia sofrido um atentado a faca durante campanha em Minas Gerais.
Como Lula teve o pedido de candidatura indeferido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a pouco mais de um mês das eleições, e já se especulava que ele não iria concorrer, as pesquisas desenhavam um cenário com e sem o candidato.
Segundo divulgado pelo Estadão, a pesquisa Datafolha em 22 de agosto de 2018 contando com o presidente Lula o colocava no topo, com 39%, enquanto Bolsonaro tinha 19%. Na mesma data, a Datafolha também apresentou como seria a preferência dos eleitores numa disputa sem Lula, onde Bolsonaro aparece primeiro, com 22% das intenções de voto, seguido de Marina Silva, com 16%.
Com a substituição de Lula nas urnas, Fernando Haddad assumiu oficialmente a disputa pelo Partido dos Trabalhadores. As primeiras pesquisas do Datafolha e do Ibope com o nome de Haddad, segundo o Estadão, o candidato aparece apenas com 4% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 24% e lidera a preferência.
Nas pesquisas seguintes, Fernando Haddad consegue sair de 4% e subir para 9%, segundo o Datafolha em 10 de setembro, já no dia 14 aparece com 13% encostando em Ciro Gomes que havia subido nas intenções de voto.
A partir do dia 18 de setembro até a última pesquisa para presidente primeiro turno 2018, Fernando Haddad (PT) se mantém como segundo candidato com mais intenções de voto, atrás de Bolsonaro, e alcança 22%.
Na pesquisa eleitoral do dia 06 de outubro de 2018, véspera da eleição, Bolsonaro tinha 36% e Fernando Haddad (PT) 22%.
O primeiro turno das eleições para Presidente da República e demais cargos de 2018 ocorreu no dia 6 de outubro, primeiro domingo do mês.
Ao final da apuração das urnas, dentre todos os 13 candidatos a presidente de 2018, quem foi para o segundo turno foram Jair Bolsonaro e Fernando Haddad.
De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o candidato que recebeu o maior número de votos foi Jair Bolsonaro, da Coligação Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos (PSL-PRTB), com 49.276.990, o equivalente a 46,03% dos votos válidos.
Quem disputou ao lado de Bolsonaro o segundo turno foi o candidato Fernando Haddad, da Coligação O Povo Feliz de Novo (PT-PCdoB-PROS), que obteve 31.342.005, o que corresponde a 29,28% dos votos válidos.
Bolsonaro acabou eleito em 29 de outubro com 55,13%, somando 57.797.847 votos. Já Haddad teve 44,87%, um total de 47.040.906 votos.
Como um presidente é eleito no primeiro turno?
Para um candidato a presidente ser eleito no primeiro turno é preciso que ele tenha obtido não só mais votos do que os concorrentes, mas também mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, segundo prevê a Constituição Federal de 1988.
Explicando de forma mais didática, segundo o UOL Educação, um Presidente da República é eleito no primeiro turno quando alcança 50% dos votos válidos mais um, não considerado nulos e brancos.
Desde a primeira eleição direta pós redemocratização, apenas um Presidente da República foi eleito em primeiro turno, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 1994 e 1998. Nas duas eleições, FHC conquistou mais da metade dos votos válidos.