Oscar 2021: confira as datas e lista de possíveis filmes indicados

O ano de 2020 certamente entrará como um período ruim para a história do cinema. Renomados diretores como Christopher Nolan, Denis Villeneuve e Cary Joji Fukunaga tiverem filmes aguardados adiados por conta da pandemia. Contudo, plataforma de streaming, drive-ins e o gradual retorno dos cinemas têm feito a indústria cinematográfica voltar a funcionar. Como resultado, muitos começam a questionar quais filmes serão indicados ao Oscar 2021.

O ano de 2020 certamente entrará como um período ruim para a história do cinema. Renomados diretores como Christopher Nolan, Denis Villeneuve e Cary Joji Fukunaga tiverem filmes aguardados adiados por conta da pandemia. Contudo, plataforma de streaming, drive-ins e o gradual retorno dos cinemas têm feito a indústria cinematográfica voltar a funcionar. Como resultado, muitos começam a questionar quais filmes serão indicados ao Oscar 2021.

Pensando nisso, separamos abaixo alguns pontos-chave para se informar das principais informações sobre a premiação do ano vindouro. Confira:

Quando acontecerá o Oscar 2021?

Originalmente, a premiação de 2021 estava marcada para o dia 28 de fevereiro. Contudo, como efeito da pandemia, a Academia decidiu adiar o Oscar para o dia 25 de abril de 2021. A medida, além de proteger os participantes, acaba dando mais tempo para filmes que acabaram prejudicados como resultado de séries de adiamento (como é o caso de Tenet, 007 e outros).

Quando as indicações oficiais serão anunciadas?

Como usual, a Academia deve divulgar suas indicações oficiais ao Oscar 2021 cerca de um mês antes da premiação. A agenda oficial do evento prevê que as votações preliminares ocorrerão entre os dias 1 e 5 de fevereiro, enquanto o anúncio dos filmes selecionados ocorrerá em 15 de março de 2021.

Quais filmes podem ser indicados ao Oscar 2021?

Crip Camp

Produzido por Michelle e Barack Obama, Crip Camp mostra “um acampamento de verão inovador que motiva um grupo de jovens com deficiência a criar um movimento em busca de novos caminhos para um mundo com mais igualdade”. Por sua temática importante, é uma ótima aposta para o Oscar 2021 de Melhor Documentário de Longa Metragem 

Mank

Certamente, Mank é um dos filmes mais aguardados pela crítica especializada em 2020. O novo longa do diretor David Fincher ( A Rede Social) é um de seus mais ambiciosos projetos até hoje. Seu roteiro é baseado na história de Herman J. Mankiewicz, roteirista problemático que ajudou a criar o clássico Cidadão Kane. O filme é uma indicação certa ao Oscar 2021, pois a Academia adora filmes baseados em fatos reais (ainda mais se ele debate o universo do cinema).

Destacamento Blood

Dirigido por Spike Lee, Destacamento Blood mostra a história de um grupo de veteranos da Guerra do Vietnã. Os colegas decidem retornar ao país da trágica batalha para procurar os restos mortais do comandante deles e um tesouro. O filme é um forte candidato ao Oscar 2021, pois discute importantes questões sociais geradas pela guerra e o racismo.

Os Sete de Chicago

Novo filme do diretor Aaron Sorkin, Os Sete de Chicago mostra a história real de um protesto pacífico contra a Guerra do Vietnã que acabou se tornando um violento combate entre manifestantes e policiais. Você pode não conhecer essa história, mas ela rendeu um dos julgamentos mais importantes dos EUA. Sem dúvida, este é um dos principais lançamentos da Netflix em 2020.

O Rei de Staten Island

Estrelando o comediante Pete Davidson, O Rei de Staten Island talvez seja uma aposta mais arriscada, mas os filmes de Judd Apatow costumam a receber ótimas críticas. Embora tenha tom de comédia, o filme debate importantes temas como luto e dificuldade para crescer na vida.

Soul

A Disney/Pixar têm muita facilidade em receber indicações para melhor animações, afinal o know-how combinado das duas empresas é capaz de criar belos filmes sobre diferentes temas da vida humana.  Soul, um filme que mistura música e pós-morte, promete ser uma das animações mais incríveis já feitas. Seu lançamento ocorrerá só em 25 de dezembro, mas o site Rotten Tomatoes já deu a nota de 100% para o filme. Será que a Academia seria capaz de esnobar este filme?

Tenet

O novo projeto ambicioso do diretor Christopher Nolan é, certamente, uma presença garantida no Oscar 2021. Tenet possui incríveis efeitos especiais, mas também conta com um roteiro incrível. Para criar a história, Nolan gastou 5 anos para chegar à versão final do roteiro.

Bacurau

Sim, o filme brasileiro de Kléber Mendonça Filho possui boas chances de entrar na disputa do Oscar 2021. Embora tenha sido lançado em 2019, o filme só teve sua estreia nos EUA em março deste ano - como critério de seleção, a Academia exige que o filme tenha ficado em cartaz pelo menos por uma semana no ano vigente (no caso, 2020). Fora o fator técnico, Bacurau é um filme interessante para a Academia, pois ela tem buscado investir mais em diversidade e sucessos não-Hollywoodianos.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes