Ana Francisca fica pobre por algum tempo em Chocolate com Pimenta após sofrer um golpe de Jezebel (Elizabeth Savala). Inconformada que Ludovico (Ary Fontoura) não lhe deixou nada, a megera faz um testamento falso para tirar tudo da “viuvinha”, que logo consegue recuperar a fortuna que lhe pertence.
Como Ana Francisca fica pobre em Chocolate com Pimenta?
Jezebel não vai aceitar ter ficado sem nada após a morte de seu irmão Ludovico. Revoltada ao ter sido deixada de fora da herança do ricaço, a mãe de Bernadete (Kayky Brito) forja o testamento e apresenta uma versão falsa do documento no tribunal, dizendo que o milionário na verdade deixou tudo pra ela.
A megera consegue juntar várias testemunhas ao seu favor, que também estão interessadas em tomarem o controle da fábrica de chocolates, e consegue fazer com que o juiz acredite que o documento é verdadeiro.
Quem contribui para o golpe de Jezebel é o próprio Danilo (Murilo Benício), que diz para a advogada que Ana só se casou com Ludovico pois estava interessa no dinheiro dele.
O juiz passa todos os bens que estavam com a protagonista para Jezebel, e Ana Francisca fica pobre. Enquanto a protagonista está na total miséria, a megera e sua gangue de golpistas desfrutam de toda a fortuna de Ludovico.
Sem casa e sem trabalho, Aninha é obrigada a voltar a morar com sua família caipira. A mocinha passa por dias difíceis por não ter um centavo no bolso, mas logo dará a volta por cima.
Isso porque ela se lembra da caixa secreta deixada por Ludovico antes da sua morte. O ricaço fez ela prometer que só abriria o item caso estivesse na miséria e que o conteúdo da caixa poderia ajudá-la a sair da situação. E de fato, é o que acontece.
Como Ana Francisca recupera sua fortuna?
Em um primeiro momento, Ana se decepcionará com o conteúdo da caixa. Ela encontrará um livro de receitas de bombons escritas por Ludovico e não entenderá o porquê dele ter deixado aquilo – a mocinha acreditava que era algum dinheiro ou algo que comprovasse que a herança realmente era dela.
No entanto, ela resolve seguir as instruções do “meninão” e começará a vender bombons de chocolate com pimenta, uma das receitas secretas escritas pelo ricaço. Ludovico estava certo: a receita mágica faz um enorme sucesso na cidade de Ventura e tira a loira da pobreza. A protagonista rouba todos os clientes da fábrica de chocolates, que estará sob o comando de Jezebel, e conseguirá se reerguer.
Além do sucesso estrondoso dos bombons, Ana conseguirá provar que o testamento apresentado por Jezebel é falso. Haverá um novo julgamento sobre o caso da herança e a mãe de Tonico (Guilherme Vieira) contará com testemunhas importantes para a sua vitória.
Uma delas é Miguel (Caco Ciocler), que dará um importante depoimento para a favor de Ana. No entanto, será o padre Eurico (Renato Rabello) quem mais vai ajudá-la, pois mostrará ao juiz a assinatura de Ludovico no livro de casamento, provando que a suposta assinatura do testamento apresentado por Jezebel é falsa.
Provado que o testamento não é verídico, o juiz decide que todos os bens devem passar novamente para o nome de Aninha, que volta a ser rica e dona da fábrica.

O que acontece com Jezebel?
Jezebel é expulsa da mansão de Aninha, que ainda dá uma ajuda para ela e paga um hotel para que a vilã possa morar. No entanto, a protagonista tira a megera do cargo da diretoria e a rebaixa a confeiteira.
A vilã termina a novela fazendo chocolates para serem vendidos na fábrica, mas ganha a chance de ficar rica novamente ao flertar com o dono de uma fábrica de tecidos.