Quando começa o outono 2021? Veja a data da nova estação

Prestes a se despedir do verão, o brasileiro vai dar as boas-vindas à nova estação do ano neste mês de março. Confira a previsão e as expectativas.

A estação mais quente do ano está chegando ao fim. Como de costume, o brasileiro vai se despedir do verão e dar boas-vindas à uma nova estação, quando começa o outono 2021, conhecido por manter os termômetros meteorológicas mais amenos e não tão intensos quanto a estação anterior. O calor e sensação de clima abafado são substituídos por frescura.

Quando começa o outono 2021?

O outono de 2021 começa oficialmente no dia 20 de março, às 6h38, pelo horário de Brasília. O estação é considerada um período de transição entre a época mais quente (verão) e mais fria (inverno) do ano, e vai até o dia 21 de junho de 2021, às 00h32.

Como será o outono 2021?

Por ser a estação que sucede o verão e antecede o inverno, o outono costuma ter uma temperatura amena, nem muito frio e também não muito calor. O tempo geralmente é mais fresco, os dias e noites possuem a mesma duração. A estação também é lembrada pela queda das folhas das árvores, o que se espera para o outono 2021 é a repetição destes padrões.

O equinócio – fenômeno em que o Sol corta o equador celeste, fazendo com que o dia e a noite tenham igual duração, nos dois Hemisférios Norte e Sul – marca o início do outono e da primavera, o solstício marca o início do verão e do inverno.

Início das estações do ano em 2021

  • Outono: 20 de março de 2021, às 06h38
  • Inverno: 21 de junho de 2021, às 00h32
  • Primavera: 22 de setembro de 2021, às 16h21
  • Verão: 21 de dezembro de 2021, às 12h59

Como foi o verão 2021?

O verão de 2021 começou sob influência do fenômeno La Niña, evento climático com intensidade de moderada a forte que se desenvolveu no Oceano Pacífico e provocou o resfriamento em grande escala da temperatura da superfície do oceano. Já no mês de fevereiro, o padrão de temperatura no Atlântico Sul ficou desfavorável para manter as frentes frias, e como resultado, o mês contou com pouca chuva.

Fonte: Climatempo

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes