Qual o significado do Domingo do Advento? Conheça a história

O quarto domingo antes do Natal marca o início do tempo do Advento para os cristãos

Quando o domingo do advento surge, então sabemos que a contagem regressiva para o Natal está chegando. A temporada  entre os cristãos praticantes é um tempo de espera e preparação para a celebração do nascimento de Jesus Cristo, e aqui está tudo o que você precisa saber sobre o período.

O que significa o domingo do Advento?

O Advento é o período de quatro domingos e semanas antes do Nata, e a palavra Advento significa 'Vindo' em latim, interpretado como a vinda de Jesus ao mundo. Os cristãos usam o período para se preparar e relembrar o real significado do Natal.

Existem três significados de 'vinda' que os cristãos descrevem no Advento. A primeira, e a mais pensada, aconteceu há cerca de 2.000 anos, quando Jesus veio ao mundo como um bebê para viver como homem e morrer por nós. A segunda pode acontecer agora, pois Jesus quer entrar em nossas vidas agora. E a terceira acontecerá no futuro, quando Jesus voltar ao mundo como Rei e Juiz, não como um bebê.

O Domingo do Advento pode ser de 27 de novembro - quando o Advento é o mais longo possível (como em 2016 e 2022) até 3 de dezembro - quando o Advento é o mais curto possível (como em 2017 e 2023). O Advento só começa no dia 1º de dezembro, quando o dia de Natal é uma quarta-feira (o que aconteceu em 2019 e acontecerá em 2024).

Algumas pessoas jejuam (não comem nada) durante o advento para ajudá-las a se concentrar na preparação para celebrar a vinda de Jesus. Em muitas Igrejas Ortodoxas e Católicas Orientais, o Advento dura 40 dias e começa em 15 de novembro e também é chamado de Jejum da Natividade. (O Advento também começa em 15 de novembro no cristianismo celta.)

Velas e o  que acontece durante o tempo do Advento?

A tradição mais comum das velas do Advento é acender uma vela em cada um dos quatro domingos antes do Natal. Tradicionalmente, cada vela representa esperança, fé, alegria e paz. Às vezes, uma quinta vela branca é colocada no meio e acesa no dia de Natal.

Acredita-se que a época do Advento existe desde o século V e foi amplamente observada por monges que receberam ordens de jejuar todos os dias no mês de dezembro até o Natal.

O jejum ainda é praticado entre alguns fiéis hoje, de maneira semelhante à Quaresma, que ocorre nos 40 dias anteriores à Páscoa.

Uma vela é acesa no primeiro domingo do Advento, duas são acesas no segundo domingo e assim por diante. Cada vela tem um significado diferente no cristianismo. Diferentes igrejas deram a elas significados distintos, mas ensinaram o seguinte:

1 - A primeira representa Isaías e outros profetas da Bíblia que predisseram a vinda de Jesus.
2 - A segunda representa a Bíblia.
3 - A terceira representa Maria, a mãe de Jesus.
4 - A quarta representa João Batista, primo de Jesus, que disse ao povo de Israel para se preparar para o ensino de Jesus.

Em muitas igrejas, a cor roxa é usada para significar a época do Advento. No terceiro domingo, representando Maria, a cor às vezes muda para rosa ou rosa.

Oração do Advento

A oração é uma bela maneira de ajudar a eliminar as distrações da estação e abrir seu coração para se preparar para a alegria e a esperança do nascimento de Cristo. Aqui está um exemplo de oração para usar durante a temporada para focar seu coração e mente no nascimento de Jesus Cristo.

Para Te acolher,
Para preparar nossa terra,
Para crer em Ti,
Nosso grande Senhor,
Não há nada de extraordinário a fazer:
Basta ter um coração límpido e sem disfarce,
Basta ter um olhar doce e sem malícia.

Basta colocar nos lábios o sorriso e a alegria.
Basta abrir as mãos para dar e repartir.
Basta ser atencioso e fiel à Tua Palavra.
Basta amar, sem medir a ternura.
Basta ouvir o Teu apelo e mudar de vida, Senhor!

Pode vir, Senhor.
A terra e seus habitantes,
Por Ti, mudam as cores da vida.

Amém.

 

Leituras da Bíblia para o Advento 2022

Primeira semana, 27 de novembro: Isaías 9

Segunda semana, 4 de dezembro: Isaías 40

Terceira semana, 11 de dezembro: Mateus 2

Quarta semana, 18 de dezembro: João 3

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes