Publicado em

Mesmo as maiores e mais tradicionais marcas de rede também estão de olho no filão das microfranquias e adequam seus negócios para crescer entre sua base.

Um exemplo disto é a tradiciional lavanderia 5àsec. De origem francesa, a rede é conhecida em todo o mundo e atua no mercado brasileiro há mais de 20 anos.

A 5àsec oferece serviços de lavagem com água e a seco, além de passar, impermeabilizar, revitalizar e engomar peças de vestuário, cama, mesa e banho. Os serviços podem ser contratados em pacotes conforme o tipo e o volume de peças a serem lavadas.

A rede trabalha com dois modelos de unidades: loja tradicional e ponto de coleta. Para quem vai entrar na rede, o modelo é o de loja tradicional, com investimento mais elevados. Mas, para quem já é um franqueado, pode ampliar sua atuação com a marca abrindo pontos de coleta só podem ser abertos por quem já é franqueado da marca. “É uma forma de crescermos dentro da nossa base, proporcionando ao franqueado explorar espaços menores e investindo um valor bem menor do que seria se fosse abrir uma unidade nova”, explica Luiz.

Essa medida permite que o franqueado também possa abrir unidades em cidades e regiões que antes a rede de lavanderia não conseguia atingir. “Ele pode usar a unidade onde fica o maquinário para realizar todo o serviço e abrir apenas postos de coleta ou implementar o delivery”, informa o diretor.

A maior parte do valor de investimento inicial diz respeito à instalação da unidade, que exige maquinários completos para a limpeza das roupas.

Fundada em 1968, a empresa tem planos para continuar ganhando território no Brasil e pretende comercializar 35 novas franquias até o final de 2018. “A expectativa é crescer acima do mercado, galgando resultados para que haja um aumento de 4% no faturamento da rede”, revela Alex Quezada, diretor de Franquias da rede. As metas de expansão da 5àsec estão fundamentadas em um mercado com potencial de crescimento no país. De acordo com a Associação Nacional das Empresas de Lavanderia (ANEL), o Brasil conta com 9,5 mil lavanderias ativas e o setor deve continuar crescendo nos próximos anos: mais de 20% da população economicamente ativa do país é considerada cliente em potencial de serviços de lavanderia. Dentro do franchising, o setor de limpeza e conservação também tem força. No segundo semestre de 2017, as franquias desse segmento cresceram 8%.

Para quem deseja abrir uma unidade, mas não tem todo o capital inicial disponível, há oportunidades de flexibilizar o investimento. “Temos parcerias com bancos que possibilitam o financiamento parcial do valor total necessário para abertura da franquia”, explica Alex Quezada.