Agora vai? São Paulo busca seu primeiro título na Copa do Brasil

Tricolor não levanta uma taça desde 2012 e jamais conquistou a Copa do Brasil; um título na competição mais rica do futebol brasileiro pode tirar jejum da equipe, que já dura oito anos.

Com as vitórias diante do Flamengo na Copa do Brasil - 2x1 e 3x0 - o São Paulo passou das quartas de final e chegou à semi da competição nacional - fase esta que o Tricolor não chegava desde 2015. Os são-paulinos jamais levantaram o caneco da competição, e no entanto, embora a equipe de Diniz venha embalada na temporada, enfrentará na próxima fase outro clube que vem crescendo nos últimos jogos, o Grêmio. Os gaúchos vem de uma sequência de oito vitórias seguidas, e são especialistas no mata-mata.

+ São Paulo faz 3 a 0 no Flamengo e está na semifinal da Copa do Brasil

+ Com dois de Brenner, São Paulo vence Flamengo por 2 a 1

Na Copa do Brasil, os gremistas já chegaram oito vezes na final. Dessas, em cinco, o Tricolor Gaúcho ficou com o título (1989, 1994, 1997, 2001 e 2016). Já o outro Tricolor, chegou a decisão apenas uma vez. Mas, para repetir o feito que aconteceu em 2000, o time precisará passar pela equipe de Renato Portaluppi, e ver quem passa do confronto da outra semifinal, entre Palmeiras e América Mineiro. Os duelos das semifinais ocorrem dias 23 e 30 de dezembro.

 São Paulo na Copa do Brasil: melhores campanhas

2000 - Perde final para o Cruzeiro 

A única final de Copa do Brasil que o São Paulo disputou foi em 2000, contra o Cruzeiro. Logo depois do empate em 0 a 0 no jogo de ida, no Morumbi, a equipe foi até o Mineirão para o confronto da volta e abriu o placar com Marcelinho Paraíba. Mas após sofrer o empate, o Tricolor viu Geovanni fazer o gol dos mineiros aos 90 minutos, e decretar o título para a Raposa.

Em sua primeira final na copa do brasil, são paulo leva gol nos minutos finais e perde título para o cruzeiro
Em sua primeira final na copa do brasil, são paulo leva gol nos minutos finais e perde título para o cruzeiro. (foto: evelson de freitas/folhapress)

2002 - eliminado na semi pelo rival Corinthians

Após a final de 2000, a equipe paulista chegou à semi em 2002, mas o Corinthians mandou seu rival novamente para casa. Na ocasião, o Timão venceu o jogo de ida por 2 a 0, com dois gols do atacante Deivid. No segundo tempo daquele confronto, Dida ainda defendeu uma cobrança de pênalti de França.

No confronto da volta, os são-paulinos venceram o jogo por 2 a 1, mas o resultado não foi suficiente e a equipe foi eliminada. O time do Parque São Jorge, comandado por Carlos Alberto Parreira, viria a ser campeão daquela Copa do Brasil, vencendo o Brasiliense na final.

Parreira comandou o corinthians em 2002, mas ano ano seguinte assumiu a seleção
Parreira comandou o corinthians em 2002, mas ano ano seguinte assumiu a seleção. (foto: luiz carlos murauskas/ folha imagem)

2012 - eliminado na semi pelo Coritiba

Após a eliminação na semifinal de 2002, o São Paulo só voltou a figurar entre os quatro melhores da Copa do Brasil, dez anos depois. Embora os desempenhos na competição não tenham sido dos melhores, o Tricolor viveu momentos de glória durante este período, conquistando uma Libertadores, um Mundial e três Campeonatos Brasileiros.

No ano de 2012,  Emerson Leão era o comandante são-paulino. Naquela semifinal, o ainda jovem e promissor Lucas, garantiu a vitória dos Tricolores no jogo de ida, no Morumbi. Na volta, com gols de Emerson Silva e Everton Ribeiro, o Coxa despachou o São Paulo e chegou a final contra o Palmeiras.

O Coritiba, treinado por Marcelo Oliveira, não teve forças para ficar com o caneco, e perdeu o título da Copa do Brasil pelo segundo ano seguido - em 2011 a equipe chegou a final, mas perdeu para o Vasco.

Atualmente craque do flamengo, everton ribeiro era uma das estrelas do coritiba de 2012
Atualmente craque do flamengo, everton ribeiro era uma das estrelas do coritiba de 2012 (foto: site coritiba)

2015 - última semi do São Paulo na Copa do Brasil; eliminado pelo Santos

Três anos depois, o Tricolor voltaria a uma semifinal de Copa do Brasil. Dessa vez, mais um clássico, mas agora contra o Santos.

No entanto, o São Paulo perdeu os dois jogos para o Peixe, e pelo mesmo placar: 3 a 1. Essa foi a última vez que o São Paulo chegou a semifinal da competição, entretanto, cinco anos depois, o Tricolor volta a figurar entre os quatro melhores da Copa do Brasil.

Jogadores do são paulo comemoram gol diante do flamengo
Jogadores do são paulo comemoram gol diante do flamengo (foto: reprodução/uol)

Após 10 anos desde sua primeira e única final, o Tricolor tem a chance de chegar a decisão mais uma vez. Embora a missão não seja fácil, precisa despachar o Grêmio, uma equipe experiente e que cresce em jogos de decisão, os são-paulinos, enfim, parecem ter abraçado seu treinador e esperam que Diniz possa tirar o clube da fila.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes