Agora vai? São Paulo busca seu primeiro título na Copa do Brasil

Tricolor não levanta uma taça desde 2012 e jamais conquistou a Copa do Brasil; um título na competição mais rica do futebol brasileiro pode tirar jejum da equipe, que já dura oito anos.

Com as vitórias diante do Flamengo na Copa do Brasil – 2×1 e 3×0 – o São Paulo passou das quartas de final e chegou à semi da competição nacional – fase esta que o Tricolor não chegava desde 2015. Os são-paulinos jamais levantaram o caneco da competição, e no entanto, embora a equipe de Diniz venha embalada na temporada, enfrentará na próxima fase outro clube que vem crescendo nos últimos jogos, o Grêmio. Os gaúchos vem de uma sequência de oito vitórias seguidas, e são especialistas no mata-mata.

+ São Paulo faz 3 a 0 no Flamengo e está na semifinal da Copa do Brasil

+ Com dois de Brenner, São Paulo vence Flamengo por 2 a 1

Na Copa do Brasil, os gremistas já chegaram oito vezes na final. Dessas, em cinco, o Tricolor Gaúcho ficou com o título (1989, 1994, 1997, 2001 e 2016). Já o outro Tricolor, chegou a decisão apenas uma vez. Mas, para repetir o feito que aconteceu em 2000, o time precisará passar pela equipe de Renato Portaluppi, e ver quem passa do confronto da outra semifinal, entre Palmeiras e América Mineiro. Os duelos das semifinais ocorrem dias 23 e 30 de dezembro.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

 São Paulo na Copa do Brasil: melhores campanhas

2000 – Perde final para o Cruzeiro 

A única final de Copa do Brasil que o São Paulo disputou foi em 2000, contra o Cruzeiro. Logo depois do empate em 0 a 0 no jogo de ida, no Morumbi, a equipe foi até o Mineirão para o confronto da volta e abriu o placar com Marcelinho Paraíba. Mas após sofrer o empate, o Tricolor viu Geovanni fazer o gol dos mineiros aos 90 minutos, e decretar o título para a Raposa.

Em sua primeira final na Copa do Brasil, São Paulo leva gol nos minutos finais e perde título para o Cruzeiro
Em sua primeira final na Copa do Brasil, São Paulo leva gol nos minutos finais e perde título para o Cruzeiro. (Foto: Evelson de Freitas/Folhapress)

2002 – eliminado na semi pelo rival Corinthians

Após a final de 2000, a equipe paulista chegou à semi em 2002, mas o Corinthians mandou seu rival novamente para casa. Na ocasião, o Timão venceu o jogo de ida por 2 a 0, com dois gols do atacante Deivid. No segundo tempo daquele confronto, Dida ainda defendeu uma cobrança de pênalti de França.

No confronto da volta, os são-paulinos venceram o jogo por 2 a 1, mas o resultado não foi suficiente e a equipe foi eliminada. O time do Parque São Jorge, comandado por Carlos Alberto Parreira, viria a ser campeão daquela Copa do Brasil, vencendo o Brasiliense na final.

Parreira comandou o Corinthians em 2002, mas ano ano seguinte assumiu a seleção
Parreira comandou o Corinthians em 2002, mas ano ano seguinte assumiu a seleção. (Foto: Luiz Carlos Murauskas/ Folha Imagem)

2012 – eliminado na semi pelo Coritiba

Após a eliminação na semifinal de 2002, o São Paulo só voltou a figurar entre os quatro melhores da Copa do Brasil, dez anos depois. Embora os desempenhos na competição não tenham sido dos melhores, o Tricolor viveu momentos de glória durante este período, conquistando uma Libertadores, um Mundial e três Campeonatos Brasileiros.

No ano de 2012,  Emerson Leão era o comandante são-paulino. Naquela semifinal, o ainda jovem e promissor Lucas, garantiu a vitória dos Tricolores no jogo de ida, no Morumbi. Na volta, com gols de Emerson Silva e Everton Ribeiro, o Coxa despachou o São Paulo e chegou a final contra o Palmeiras.

O Coritiba, treinado por Marcelo Oliveira, não teve forças para ficar com o caneco, e perdeu o título da Copa do Brasil pelo segundo ano seguido – em 2011 a equipe chegou a final, mas perdeu para o Vasco.

Atualmente craque do Flamengo, Everton Ribeiro era uma das estrelas do Coritiba de 2012
Atualmente craque do Flamengo, Everton Ribeiro era uma das estrelas do Coritiba de 2012 (Foto: Site Coritiba)

2015 – última semi do São Paulo na Copa do Brasil; eliminado pelo Santos

Três anos depois, o Tricolor voltaria a uma semifinal de Copa do Brasil. Dessa vez, mais um clássico, mas agora contra o Santos.

No entanto, o São Paulo perdeu os dois jogos para o Peixe, e pelo mesmo placar: 3 a 1. Essa foi a última vez que o São Paulo chegou a semifinal da competição, entretanto, cinco anos depois, o Tricolor volta a figurar entre os quatro melhores da Copa do Brasil.

Jogadores do São Paulo comemoram gol diante do Flamengo
Jogadores do São Paulo comemoram gol diante do Flamengo (Foto: Reprodução/UOL)

Após 10 anos desde sua primeira e única final, o Tricolor tem a chance de chegar a decisão mais uma vez. Embora a missão não seja fácil, precisa despachar o Grêmio, uma equipe experiente e que cresce em jogos de decisão, os são-paulinos, enfim, parecem ter abraçado seu treinador e esperam que Diniz possa tirar o clube da fila.

Informar Erro

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes