Como funciona a Copa do Rei 2023 e como assistir do Brasil?

Competição reúne equipes das mais diferentes regiões da Espanha em busca do título

Competição mais democrática do futebol espanhol, a Copa do Rei reúne equipes das mais diversas regiões do país em um torneio com o único objetivo: conquistar o tão sonhado troféu. O Barcelona é o maior vencedor, seguido do Athletic Bilbao e Real Madrid. Em 2023, saiba como funciona a Copa do Rei, quais equipes disputam e onde assistir.

Onde assistir ao vivo a Copa do Rei?

Os jogos da Copa do Rei são transmitidos exclusivamente no canal ESPN e a plataforma de streaming Star + para todos os estados do Brasil.

Responsável pelos direitos de imagem da Copa do Rei, a ESPN é a única emissora que pode transmitir os jogos no Brasil na TV fechada. O canal só está disponível em operadoras por assinatura como a Sky, Claro, DirecTV GO, Oi e a Vivo.

Durante a TV aberta nenhuma das emissoras tem o direito de transmissão.

Para adquirir a ESPN na programação, o torcedor deve entrar em contato com a operadora. Em cada fase é a emissora quem escolhe quais jogos vai transmitir no canal. Por exemplo, Barcelona, Real Madrid, Sevilla e Atlético de Madrid ganham prioridade na hora da transmissão.

Para o torcedor que não é assinante da TV fechada, dá para assistir no Star +, plataforma de vídeo em streaming. Sob responsabilidade da Disney, o serviço está disponível por diferentes pacotes entre R$ 32,90 até R$ 55,90 por mês.

Para assinar o torcedor deve acessar o site (www.starplus.com), escolher qual plano é o melhor, clicar em "assine agora" e preencher o cadastro. Para assistir, dá para ter acesso ao conteúdo tanto no navegador como no aplicativo para celular, tablet, computador ou smartv.

Como funciona o torneio de futebol espanhol?

A Copa do Rei é disputada em oito fases: a fase preliminar, primeira fase, segunda fase, terceira fase, oitavas de final, quartas de final, semifinal e a final.

Participam da competição espanhola:

- 20 equipes da La Liga

- 21 da segunda divisão

- Cinco melhores de cada grupo na terceira divisão

- Cinco de cada grupo da quarta divisão

- Os melhores de cada grupo e mais sete vice-campeões de cada grupo na quinta divisão

- Quatro semifinalistas da Copa da Federação

- Equipes promovidas das ligas regionais.

 

A primeira rodada é a fase preliminar, jogada em partida única. Aqui, jogam 20 equipes que foram campeãs em ligas regionais ou federações territoriais divididas de acordo com critérios geográficos. É o sorteio que define cada um dos embates. Os dez vencedores vão para a primeira fase.

A primeira fase é realizada com 56 embates definidos por sorteio e também jogo único. Os ganhadores vão para a segunda fase, onde 28 partidas são disputadas no formato de partida única.

Na terceira fase, grandes equipes como Barcelona, Real e Atlético de Madrid integram o quadro de participantes, onde o sorteio define os 16 jogos. Daí, vem as oitavas de final e as quartas. Até aqui, todos os embates são em partida única.

A partir da semifinal, jogos de ida e volta definem os desafios. Quem fizer mais gols ou pontos avança para a final da temporada, disputada em partida única em estádio neutro.

 

VEJA: onde assistir o Mundial de Clubes 2023

Times na competição espanhola de futebol em 2023

Mais de cem equipes participam da Copa do Rei desde a primeira fase. Elas jogam pela chance de levar para casa o tão sonhado troféu em prata da competição espanhola.

Do Campeonato Espanhol na primeira divisão jogam: Alavés, Athletic Bilbao, Atlético Madrid, Barcelona, Cádiz, Celta de Vigo, Elche, Espanyol, Getafe, Granada, Levante, Mallorca, Osasuna, Rayo Vallecano, Betis, Real Madrid, Real Sociedad, Sevilla, Valencia e Villarreal.

Da segunda divisão espanhola participam os elencos de: Alcorcón, Almería, Amorebieta, Burgos, Cartagena, Eibar, Fuenlabrada, Girona, Huesca, Ibiza, Las Palmas, Leganés, Lugo, Málaga, Mirandés, Ponferradina, Oviedo, Sporting de Gijón, Tenerife, Valladolid e Zaragoza.

Na terceira divisão representam: Albacete, Andorra, Atlético Baleares, Deportivo La Coruña, Gimnastic, Linares, Racing Ferrol, Racing Santander, Rayo Majadahonda e Logronés.

Pela quarta divisão estão os times: Arenas, Cacereño, Ceuta, Córdoba, Coria, Coruxo, Cristo Atlético, Eldense, Gernika, Hércules, Ibiza Islas Pitiusas, Intercity, La Nucía, Lleida, Mérida, Murcia, Numancia, Peña Deportiva, Pontevedra, Navalcarnero, Racing Rioja, San Juan, Sestao River, Teruel e Unión Adarve.

Já na quinta divisão estão os times: Alfaro, Almazán, Arnedo, Atlético Paso, Atlético Saguntino, Beasain, Cirbonero, Diocesano, Torrelavega, Guadalajara, Guijuelo, Huétor Tájar, Juventud Torremolinos, Las Rozas, Lealtad, Manacor, Manresa, Olot, Ourense, Quintanar del Rey, Recreativo, Utebo, Utrera, Vimenor e Yeclano.

Finalistas da Copa da Federação: Alzira, Arenteiro, Real Unión e San Roque Lepe.

Por fim, as equipes promovidas das ligas regionais que jogam a fase preliminar: Algar, Amigó, Atlético Lugones, Autol, Barbadás, Cardassar, Cazalegas, Ceuta 6 de Junio, Dinamo San Juan, Fuentes, L'Alcora, Los Yébenes San Bruno, Melilla CD, Mollerussa, Montilla, Rincón, Santa Amalia, Turégano, Universitario e Velarde

O sorteio das oitavas de final está definido para 7 de janeiro, com o fim da terceira fase. Já os jogos das oitavas estão marcadas para 17 a 19 de janeiro de 2023.

Quem são os maiores campeões?

Com 31 títulos, o Barcelona é o maior campeão da história da Copa do Rei. Veja a lista completa.

  • Barcelona - 31 títulos
  • Athletic Bilbao - 23 títulos
  • Real Madrid - 19 títulos
  • Atlético de Madrid - 10 títulos
  • Valencia - 8 títulos
  • Zaragoza - 6 títulos
  • Sevilla - 5 títulos
  • Espanyol - 4 títulos
  • Real Unión de Irún - 4 títulos
  • Bétis - 3 títulos
  • Real Sociedad - 3 títulos
  • Deportivo La Coruña - 2 títulos
  • Mallorca - 1 título
  • Arenas Club - 1 título

 

 

LEIA TAMBÉM:

Por que jogadores do penta faltaram ao velório de Pelé

Maiores campeões do Campeonato Espanhol

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes