Quem é o dono do Arsenal? Conheça a história do bilionário

Proprietário do clube inglês desde 2007, o magnata americano adquiriu controle total do Arsenal em 2011 após comprar todas as partes

Nos últimos anos, a união de bilionários e clubes de futebol tornou-se ainda mais comum. Depois de períodos complicados na história, o Arsenal ganhou um super investimento com a compra do time por um bilionário americano do ramo imobiliário. Assim, aplicações em contratações e melhorias diárias foram realizadas em prol do elenco inglês. Mas, afinal, quem é o dono do Arsenal?

Quem é o dono do Arsenal? Conheça Stanley Kroenke

Aos 73 anos, nascido na cidade de Electra, no Texas, Estados Unidos, Stanley e sua família são proprietários de negócios no mundo imobiliário e também no ramo esportivo como clubes de basquete, hóquei e futebol. É casado com Ann Walton Kroenke, herdeira da rede Walmart, com quem teve dois filhos.

Graduou-se na Universidade do Missouri em Artes e Ciências, além de mestrado em Administração de Empresas. Em sua infância, Stanley trabalhava com o pai em sua loja de madeiras. Mais tarde, ao apresentar muito sucesso nos negócios, Stanley fundou a companhia Kroenke Sports & Entertainment, responsável por todos os contratos no ramo imobiliário.

Stanley também é dono do Denver Nuggets, time de basquete, o Colorado Avalanche, de hóquei, o Los Angeles Rams, na NFL, Colorado Rapids, time de futebol nos Estados Unidos, o Colorado Mammoth de box lacrosse e o Los Angeles Gladiators.

Sem titulo 22
Stanley na presidência do nuggets (denver nuggets oficial / www. Nba. Com)

Qual é a fortuna do dono do Arsenal?

De acordo com o site oficial da Forbes, o americano Stanley Kroenke, dono do Arsenal, tem um patrimônio avaliado em 8,2 bilhões de dólares, ou seja, mais de R$ 43 milhões na cotação atual. Na lista de bilionários ao redor do mundo feita pela revista em 2021, Stanley figura em 304º lugar.

Além disso, o magnata tem mais de de 30 milhões de pés quadrados de imóveis, segundo a Forbes, contabilizando também 1,4 milhão de acres de fazendas nos EUA e Canadá.

Dono do arsenal
Patrimônio de stanley em 2020 e 2021 (reprodução forbes)

Arsenal na era Kroenke

Stanley primeiramente tornou-se proprietário minoritário do Arsenal em 2007, visando ampliar seus negócios no meio esportivo para além dos Estados Unidos.

O principal objetivo do Arsenal é conquistar a Champions League pela primeira vez. Porém, mesmo com a chegada da era Stanley, o elenco ainda não conseguiu trazer para Londres a tão sonhada orelhuda. No entanto, nesse meio tempo, já conquistou quatro taças da Copa da Inglaterra e quatro títulos na Supercopa da Inglaterra.

Foi então que, em agosto de 2018, Stanley tornou-se o único proprietário do Arsenal pela bagatela de $ 58 milhões de dólares, segundo a Forbes, comprando também a parte do antigo dono, o russo Alisher Usmanov, pelo valor de $ 719 milhões de dólares, ou seja, R$2, 4 bilhões.

Além disso, o domínio da família Kroenke também chamou a atenção dos tabloides ao redor do mundo depois de forçarem a saída do treinador Arsene Wenger, ídolo da torcida, em 2018, no comando do Arsenal do elenco desde 1996 com 1219 partidas.

Sem titulo 21
Josh kroenke, filho de stanley, em visita ao arsenal em 2019 (arsenal oficial / www. Arsenal. Com)

Por que torcedores do Arsenal são contra a família Kroenke?

Como de praxe, os verdadeiros torcedores do Arsenal não gostam do domínio de Stanley Kroenke no clube inglês. Isso porque, segundo os simpatizantes, a família não representa os reais interesses do time, visando somente o seu próprio bem estar, ou seja, o dinheiro.

Em abril de 2021, um grupo de clubes na Europa uniram-se para criar a Superliga Europeia, um torneio separatista entre equipes do continente com jogos do meio da semana. Entretanto, o evento acabou cancelado.

Em uma página na rede social, torcedores do Arsenal pedem a saída de Stanley do comando do time. Mesmo assim, a realização do pedido torna-se pouco provável.

Sem titulo 24
Página pede saída de stanley do arsenal (instagram reprodução)

 

+ Quem é o dono do Chelsea? Conheça a história do bilionário russo

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes