Palmeiras no mata-mata do Paulistão 2021? Veja os cenários

Verdão ainda sonha com vaga nas quartas de final do Campeonato Paulista, mas depende de tropeços do Novorizontino.

O Palmeiras respira no Paulistão 2021 e ainda possui chances de classificação às quartas de final. Com a vitória diante do Santo André e a derrota do Novorizontino para o Guarani, a diferença do Verdão para o Tigre do Vale caiu para três pontos, com duas partidas para realizar cada. No entanto, o que o clube precisa fazer para se classificar no Campeonato Paulista? Confira abaixo.

O que o Palmeiras precisa para se classificar no Paulistão?

A 10ª rodada do Campeonato Paulista 2021 foi positiva para o Verdão continuar sonhando com a classificação às quartas de final. A vitória diante do Ramalhão, por 1 a 0, somada ao triunfo do Guarani contra o Novorizontino, fizeram a equipe de Abel Ferreira pular para 15 pontos, enquanto a equipe de Novo Horizonte estacionou nos 18.

Com duas rodadas do Estadual ainda para serem realizadas, o Palmeiras precisa tirar a diferença de três pontos para o Tigre do Vale, para ficar com a vaga. No entanto, o Alviverde terá uma dura sequência e pode depender de seu rival Corinthians na última rodada. Isso porque o Verdão encara o Santos no Estadual, dia 6, e a Ponte Preta, dia 9. Por outro lado, o Novorizontino tem confronto contra o Botafogo, dia 6, e fecha a primeira fase diante do Corinthians, no dia 9.

Palmeiras pode depender do corinthians para se classificar no paulistão 2021
Palmeiras pode depender do corinthians para se classificar no paulistão 2021 (foto: twitter/@palmeiras)

Como precisa tirar uma diferença de três pontos para seu adversário direto, o Verdão terá que somar, no mínimo, três pontos nos próximos dois jogos. Ou seja, é necessário vencer pelo menos um dos dois confrontos e ainda torcer por tropeços da equipe de Novo Horizonte.

Atualmente, o cenário do Grupo C é este: RB Bragantino lidera com 22 pontos, seguido pelo Novorizontino com 18, Palmeiras 15 e, por fim, Ituano com 13.

Veja os possíveis cenários

O primeiro critério de desempate do Paulistão 2021 é o número de vitórias, seguido pelo saldo de gols e gols marcados. Hoje, o Palmeiras tem uma vitória a menos que seu adversário direto, o saldo também é inferior, 6 a 4, e o número de gols pró também fica abaixo, 14 a 12.

Em caso de vitória do Verdão nos dois jogos e um triunfo do Novorizontino; uma vitória do Palmeiras e duas derrotas do Tigre ou então se o time de Abel Ferreira fizer quatro pontos e a equipe do interior apenas um, os clubes empatam em número de pontos e vitórias, e a vaga fica então no saldo de gols. No entanto, se a igualdade permanecer, a classificação vai para o critério do número de gols pró.

Verdão garante vaga no mata-mata do paulistão, de forma consecutiva, desde de 2010
Verdão garante vaga no mata-mata do paulistão, de forma consecutiva, desde de 2010 (foto: cesar greco/palmeiras)

Para não depender dos critérios de desempate, o Alviverde precisa então tirar a diferença de pontos para seu adversário direto. Isso significa fazer quatro ou seis pontos a mais que o clube, nas duas últimas rodadas.

Embora o Palmeiras ainda possa conquistar a classificação, a vaga só será garantida com a segunda posição do grupo. Isso porque o RB Bragantino lidera a chave com 22 pontos e tem uma partida ainda para realizar. Por isso, o Verdão não chega a pontuação do Massa Bruta, e mesmo que avance ao mata-mata, enfrentará o time de Bragança fora de casa.

+ As 18 contratações mais caras dos times europeus de futebol

+ Fernando Diniz novo treinador do Santos? Técnico é favorito ao cargo

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes