Quantas fases tem a Copinha 2022? Confira o chaveamento
Equipes disputam entre as fases para conquistar o troféu da maior competição de futebol de base no país
Com mais de cem equipes competindo, a Copa São Paulo de Futebol Júnior promete grandes disputas entre as fases para alcançar a grande final da temporada. Após a fase de grupos, cada um dos elencos se prepara para disputar o mata-mata onde apenas o vencedor se classifica para a próxima etapa. Saiba quantas fases tem a Copinha 2022 e como funciona o torneio.
+ Quando começa a Copinha 2023? Data do torneio de futebol de base
+ Como assistir a copinha 2023
Quantas fases tem a Copinha 2022?
A Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, tem seis fases, isto é, para uma equipe alcançar a grande decisão da temporada, precisa antes vencer cada uma das etapas.
A fase de grupos é a primeira fase da Copinha. Nela, as 128 equipes foram divididas em 32 grupos de quatro onde disputam por três rodadas. O primeiro e segundo colocado avançam para a etapa seguinte, a segunda fase.
O mata-mata da Copinha tem início na segunda fase, onde 64 equipes seguem o chaveamento para enfrentar o primeiro ou segundo colocado do grupo ao lado, dependendo do resultado. Depois, a terceira fase reúne os vencedores de cada um dos lados da chave.
Aí, vem as oitavas de final, seguindo o mesmo sistema de disputa onde, em caso de igualdade no tempo normal, a cobrança de pênaltis será iniciada. Depois as quartas e as semifinais, onde as quatro equipes vão disputar o passaporte para a grande final da temporada.
Por fim, a final é a última fase da temporada onde, em campo neutro e jogo único, disputam o troféu.
Como funciona a Copa São Paulo de Futebol Júnior?
Com 128 equipes disputando em campo, a Copinha separa os times em 32 grupos com quatro integrantes separados por cidades-sedes. Eles disputam três rodadas onde os dois primeiros colocados avançam para a segunda fase, a primeira etapa do mata-mata.
Daí, o campeonato segue para a terceira fase, as oitavas de final, quartas e semifinal sempre em jogo único. A faixa etária de idades aceita jogadores nascidos em 2001, 2002, 2003, 2004, 2005 e 2006.
A decisão da Copa São Paulo de Futebol Júnior será em 25 de janeiro de 2022, terça-feira, ainda sem local definido pela Federação Paulista de Futebol. Isso porque o Pacaembu, palco de todas as outras edições, passa por reformas este ano e, por isso, a FPF deverá alterar o local.
O horário também será definido pela entidade paulista.
Leia também: