Quantas fases tem a Copinha 2022? Confira o chaveamento

Equipes disputam entre as fases para conquistar o troféu da maior competição de futebol de base no país

Com mais de cem equipes competindo, a Copa São Paulo de Futebol Júnior promete grandes disputas entre as fases para alcançar a grande final da temporada. Após a fase de grupos, cada um dos elencos se prepara para disputar o mata-mata onde apenas o vencedor se classifica para a próxima etapa. Saiba quantas fases tem a Copinha 2022 e como funciona o torneio.

 

+ Quando começa a Copinha 2023? Data do torneio de futebol de base

+ Como assistir a copinha 2023

Quantas fases tem a Copinha 2022?

A Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, tem seis fases, isto é, para uma equipe alcançar a grande decisão da temporada, precisa antes vencer cada uma das etapas.

A fase de grupos é a primeira fase da Copinha. Nela, as 128 equipes foram divididas em 32 grupos de quatro onde disputam por três rodadas. O primeiro e segundo colocado avançam para a etapa seguinte, a segunda fase.

O mata-mata da Copinha tem início na segunda fase, onde 64 equipes seguem o chaveamento para enfrentar o primeiro ou segundo colocado do grupo ao lado, dependendo do resultado. Depois, a terceira fase reúne os vencedores de cada um dos lados da chave.

Aí, vem as oitavas de final, seguindo o mesmo sistema de disputa onde, em caso de igualdade no tempo normal, a cobrança de pênaltis será iniciada. Depois as quartas e as semifinais, onde as quatro equipes vão disputar o passaporte para a grande final da temporada.

Por fim, a final é a última fase da temporada onde, em campo neutro e jogo único, disputam o troféu.

Quantas fases tem a copinha
Chaveamento da copinha tem cinco fases eliminatórias. Foto: reprodução / copinha oficial @copinha

Como funciona a Copa São Paulo de Futebol Júnior?

Com 128 equipes disputando em campo, a Copinha separa os times em 32 grupos com quatro integrantes separados por cidades-sedes. Eles disputam três rodadas onde os dois primeiros colocados avançam para a segunda fase, a primeira etapa do mata-mata.

Daí, o campeonato segue para a terceira fase, as oitavas de final, quartas e semifinal sempre em jogo único. A faixa etária de idades aceita jogadores nascidos em 2001, 2002, 2003, 2004, 2005 e 2006.

A decisão da Copa São Paulo de Futebol Júnior será em 25 de janeiro de 2022, terça-feira, ainda sem local definido pela Federação Paulista de Futebol. Isso porque o Pacaembu, palco de todas as outras edições, passa por reformas este ano e, por isso, a FPF deverá alterar o local.

O horário também será definido pela entidade paulista.

 

Leia também:

Quem são os maiores campeões da Copinha?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes