Futebol

Qual país já está classificado para a Copa do Mundo 2022?

Confira como estão as eliminatórias ao redor do mundo para garantir

Escrito por

A classificação da Copa do Mundo está chegando ao fim, enquanto as nações se esforçam para garantir a vaga no torneio de 2022, que está a apenas 12 meses de distância. Veja quais países estão classificados e o que esperar do Fifa World Cup Catar.

A edição do próximo ano - programada para ocorrer entre 21 de novembro e 18 de dezembro - será a primeira a ser realizada no inverno para evitar as altas temperaturas do verão do Oriente Médio.

Saiba também:

quanto vale a taça da Copa do Mundo

Argentina é campeã da Copa do Mundo 2022

Horário da final da Champions League

Quem já está classificado para a Copa do Mundo 2022?

Depois do anfitrião Catar, as seleções de As seleções do BrasiL, Argentina, Sérvia, Espanha, Suíça, França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Croácia, Inglaterra e Alemanha  foram os primeiros países para reservar o seu bilhete para o grande baile com dois jogos de qualificação para poupar.

Trinta e uma nações ganharão o direito de jogar ao lado do anfitrião Catar nas eliminatórias regionais. Foi predeterminado quantas nações se classificarão de cada região:

África (CAF): 5 vagas
Ásia (AFC): 4 vagas e mais 1 eliminatória do playoff
Europa (UEFA): 13
América do Norte / Central e Caribe (CONCACAF): 3 mais 1 eliminatória de playoff
Oceania (OFC): 1 eliminatória de playoff
América do Sul (CONMEBOL): 4 mais 1 eliminatória de playoff

+ Tudo sobre a semifinal da Copa do Mundo

Eliminatórias da CONMEBOL

Na América do Sul, 10 seleções brigam por quatro vagas em forma direta enquanto a quinta colocada avança para a repescagem mundial. A SELEÇÃO BRASILEIRA aparece em primeiro lugar com 28 pontos, ou seja, é o líder com vantagem diante da segunda colocada, Argentina. Venceu, além disso, nove jogos que disputou e empatou só um.

São 18 rodadas onde cada vitória vale 3 pontos, o empate 1 e a derrota nenhum. Os quatro primeiros colocados ganham a vaga para a Copa do Mundo do Catar enquanto o quinto disputa a repescagem.

Classificação das eliminatórias da conmebol. Foto: reprodução conmebol oficial / www. Conmebol. Com

Eliminatórias da UEFA

Neste momento, a Alemanha e Dinamarca já estão classificadas para a Copa do Mundo de 2022 após garantirem o primeiro lugar em seus grupos.

A UEFA, entidade responsável pelo futebol na Europa, apresenta 55 seleções em suas Eliminatórias. Entretanto, o caminho até a decisão é muito mais complicado do que parece. Com 10 grupos de cinco e seis times, as Eliminatórias na Europa contam com 10 rodadas onde cada vitória garante 3 pontos, 1 por empate e nenhum na derrota.

Dessa maneira, a equipe que terminar em primeiro lugar no grupo ganha a classificação direta até o Mundial da FIFA no ano que vem. Depois, todos os segundo lugares avançam para a repescagem realizada pela UEFA, ainda sem data marcada, mas provavelmente realizada em março de 2022.

Grupos das eliminatórias 2022. Foto: fifa reprodução twitter / @fifaworldcup

Eliminatórias da AFC

Com 4 vagas disponíveis pela AFC, a Confederação Asiática de Futebol, as seleções seguem na briga para jogar o Mundial de Seleções. Ao todo, 47 países integram o quadro de participantes onde, após três fases, apenas 12 permanecem separadas por dois grupos com seis cada.

Por dez rodadas, as duas primeiras equipes de cada grupo garantem o direito de jogar a Copa do Mundo, enquanto os dois terceiros lugares seguem para a repescagem asiática.

A competição está em andamento e segue até março de 2022.

Classificação das eliminatórias da ásia. Foto: reprodução google

Eliminatórias da CAF

Assim como as demais, a CAF, a Confederação Africana de Futebol, também realiza o seu torneio para definir as 5 vagas para o Mundial. Ao todo, 28 pequenas seleções participam da primeira rodada onde sobram 14, que se juntam aos outros elencos formando 40 seleções para disputar a fase de grupos.

Por seis rodadas, a vitória garante 3 pontos, o empate 1 e a derrota nenhum. O primeiro colocado de cada um dos dez grupos avança para a fase final onde somente cinco seleções se classificam para a Copa do Mundo de 2022.

Neste momento, a competição realiza a penúltima e última rodada da fase de grupos, enquanto a fase final está prevista para acontecer em março de 2022.

Jogos de setembro na competição. Foto: caf oficial / @caf_online

Eliminatórias da CONCACAF

Este ano, a competição da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe decidiu inverter e alterar completamente o seu modelo de disputa que dá 4 vagas para o Mundial de 2022.

Cinco seleções do ranking da FIFA se classificaram para o octogonal da competição, sendo elas Costa Rica, Estados Unidos, Honduras, Jamaica e México. Enquanto isso, outras três equipes garantiram a vaga através da fase de grupos com a repescagem de 30 seleções, formando então o octogonal final.

A competição segue até março de 2022 com as três primeiras equipes classificadas de forma direta, enquanto a quarta colocada disputa a repescagem mundial.

Classificação da concacaf. Foto: reprodução google

Eliminatórias da Oceania (OFC)

Por fim, acontecem também os jogos eliminatórias da Oceania trazendo as seleções da Nova Zelândia, Ilhas Salomão, Nova Caledônia, Polinésia Francesa, Fiji, Vanuatu, Papua Nova Guiné, Tonga, Samoa, Samo Americana e Ilhas Cook.

Entretanto, a competição é um pouco diferente das demais já que dá apenas uma vaga para a repescagem e não ao torneio oficial de futebol entre seleções. As equipes são divididas em dois grupos com cinco e seis seleções, onde as duas primeiras colocadas avançam para o mata-mata e depois a grande final que da a vaga para a repescagem mundial.

O torneio ainda não tem data para começar.

Leia também - Janela de transferência na Europa em 2021: quais equipes se deram bem

Última modificação em 10/06/2023 15:38

Beatriz Fabbri

Jornalista, especialista na cobertura de futebol internacional, esportes, e apaixonada por animais.

Compartilhe
Escrito por