Como diminuir celulite com uma ajudinha da alimentação 

Manter uma dieta saudável e equilibrada é essencial para garantir o bom funcionamento do organismo. Além disso, é importante para eliminar as gordurinhas extras e combater esses temidos furinhos.

Sem dúvida, a celulite costuma incomodar muita gente. Ela aparece, principalmente, nas pernas, bumbum e braços. Mas você sabe o que causa esse problema? Ele surge por causa de uma inflamação do tecido celular. E isso é resultado do acúmulo de gordura, água e toxinas. Ou seja, a alimentação pode ajudar, e muito, se o seu objetivo é aprender como diminuir celulite

A celulite afeta até 85% das mulheres com mais de 20 anos”, informa a nutricionista Cintya Bassi. Por isso, se o intuito é combater o problema, é preciso começar pela dieta. “Inclua, então, nutrientes que auxiliam no combate à inflamação dos tecidos e na recomposição da pele. É o caso, por exemplo, de colágeno, flavonoides, zinco, fibras, vitamina C e vitamina B12.” 

Além disso, é necessário cortar da rotina algumas comidinhas nada nutritivas. Isso quer dizer doces, refrigerantes, salgadinhos e gorduras em geral. Vale ter atenção com os carboidratos simples, sobretudo a farinha branca. O ideal, de acordo com Cintya, é montar um cardápio capaz de desintoxicar, desinflamar e melhorar a circulação. É isso que vai ajudar a dar adeus aos furinhos.

Confira agora como diminuir celulite com o auxílio de alguns alimentos poderosos.

 

Leguminosas - como diminuir celulite 

Feijão, lentilha e grão-de-bico possuem ferro, por isso, ajudam no transporte de oxigênio pelo sangue. Como resultado, eliminam mais toxinas das células.

 

Peixes

Para diminuir a celulite, você precisa ingerir fontes de ômega 3. Escolha, então, opções como sardinha, bacalhau e salmão. Eles melhoram a circulação sanguínea e, por consequência, combatem reações inflamatórias.

 

Uvas vermelhas 

Nós já contamos para você sobre os benefícios da uva. Apesar de seu tamanho, ela é rica em polifenois e taninos. Esses nutrientes favorecem a circulação, protegendo os vasos e combatendo os radicais livres. Ademais, contém flavonoides, que favorecem o funcionamento do corpo. Isso tudo é ótimo para diminuir a celulite. 

Como diminuir celulite
Imagem: reprodução / pinterest

 

Abacaxi - como diminuir celulite 

O abacaxi tem diversas enzimas, como a bromelina, por exemplo, que facilitam a digestão. Outro ponto importante é sua ação diurética e anti-inflamatória. Isso é perfeito para reduzir os furinhos nas pernas e bumbum.

 

Aveia

É provável que você já saiba que a aveia dá uma forcinha para o intestino, certo? Isso porque ela é cheia de fibras. E ainda possui silício, que participa da formação do colágeno.

 

Brócolis e couve

São boas fontes de antioxidantes. Isso é essencial para evitar que as células envelheçam. Também têm vitamina C, um importante protetor das fibras de colágeno. Por isso, aposte nesses vegetais para diminuir a celulite.

 

Castanha-do-pará - como diminuir celulite

Fonte de vitamina E e selênio, outro importante antioxidante.

 

Maçã e melancia

É rica em pectina. Essa fibra ajuda a eliminar as impurezas do organismo e, portanto, a diminuir a celulite. Tem ação diurética e favorece o sistema linfático. Possui também potássio, que ajuda a reduzir a retenção líquida.

 

Probióticos

Os alimentos probióticos reforçam o sistema imune e ajudam na digestão. Assim, eliminam as impurezas do corpo. Invista em kefir, iogurte e kombucha.  

 

Gengibre

O gengibre acelera o metabolismo. Além disso, tem efeito anti-inflamatório e antioxidante. 

"Não podemos ainda esquecer da ingestão de água. Ela favorece as trocas celulares e o transporte de nutrientes. Por fim, elimina toxinas na urina", explica Cintya. Outra dica de como diminuir celulite é a forma de preparo dos alimentos. "Escolha sempre temperos naturais. Assim como cebola e limão. Alho e cúrcuma também fazem muito bem à saúde."

Por fim, inclua na rotina chá e suco verde. "Estudos relatam que o chá verde pode ter ação preventiva sobre inflamações. Enquanto isso, o suco verde, em geral, inclui alimentos com excelentes nutrientes. Isso certamente vai ajudar a diminuir a celulite."

Fonte: Cintya Bassi, nutricionista. Coordenadora de Nutrição e Dietética do São Cristóvão Saúde.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes