Pele saudável: veja alimentos que reforçam o skincare no verão 

O verão está aí, aquecendo os dias na maior parte do Brasil. Mas nem só de praia e piscina vive a estação. Afinal, as altas temperaturas e o sol intenso exigem cuidados especiais. Principalmente para quem quer manter uma pele saudável

Assim, para se proteger dos danos dos raios solares, você precisa investir em uma rotina de skincare. E aí, sem dúvida, o protetor solar e o hidratante são indispensáveis. No entanto, eles não são os únicos recursos que você pode usar. 

Isso porque, além dos cosméticos, uma alimentação balanceada é essencial para uma pele mais bonita. Por isso, a nutricionista Mônica Symphoroso preparou uma lista com itens que não podem faltar na dieta. Confira os alimentos que vão ajudar a manter a pele nutrida na estação mais quente do ano. 

 

Aveia e água para uma pele saudável

 

Ter uma saúde intestinal adequada é importante. Isso porque, do contrário, o corpo todo sofre, inclusive a cútis. “Se a pessoa não tiver um intestino que funcione diariamente, há uma absorção de toxinas. E elas influenciam, então, na pele e na saúde como um todo”, explica Mônica. 

Além disso, ela pontua que o bom funcionamento do órgão proporciona uma melhor absorção de nutrientes. Por consequência, você garante uma pele saudável. A solução, então, é aumentar o consumo de fibras. E a aveia é uma ótima fonte. Mas não se esqueça de beber ao menos dois litros de água por dia. Isso ajuda no trato intestinal também.

 

Gelatina incolor

 

A gelatina incolor, de acordo com a nutricionista, ajuda a saciar a vontade de doce. Ademais, é rica em colágeno, substância que ajuda a manter a pele saudável e firme. O consumo da gelatina, em uma dieta equilibrada, diminui os efeitos negativos dos raios solares. Por fim, previne as rugas precoces.

 

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Mamão

 

O mamão contém a enzima papaína. Como resultado, promove a renovação celular, hidrata a pele e reduz sintomas da acne. Tem ainda potássio, magnésio e vitamina C. Por isso, ajuda a dar mais firmeza e elasticidade.

 

Pele saudável com espinafre

 

Famoso pela alta concentração de ferro, o espinafre também é rico em antioxidantes e vitaminas. É o caso, por exemplo, da vitamina A. Já que ajuda a diminuir a produção de sebo facial, reduz também as inflamações. Por outro lado, a vitamina K e o folato melhoram o aspecto da pele e minimizam manchas. “Porém, o ideal é consumir o espinafre cru para que os nutrientes não se percam no cozimento.”

Imagem: reprodução / Pinterest

 

Cenoura e batata doce

 

Quer garantir o bronzeado natural no verão? Então aposte na cenoura e na batata doce. Isso porque elas são ricas em betacaroteno. Tal substância contribui para a produção de melanina. E ainda age como refletor de raios UVA e UVB, deixando a pele saudável

Além disso, a raiz combate os radicais livres. Por fim, ajuda contra inflamações e o surgimento de linhas de expressão.

 

Frutas vermelhas 

 

Morango, amora e framboesa são boas fontes de flavonoides. Esses nutrientes evitam os efeitos negativos dos radicais livres. Ademais, combatem inflamações como acne, alergias e vermelhidão.

 

Abóbora

 

Fonte de muitas enzimas, a abóbora suaviza e deixa a pele saudável. Restaura também seu pH. Se não bastasse, o alimento é rico em fibras e zinco. Assim, ajuda na produção de colágeno e regula a oleosidade.

 

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Tomate para deixar a pele saudável

 

Mônica diz que o tomate é “protetor dos radicais livres”. Isso por causa de um item especial, o licopeno. O antioxidante dá a cor vermelha da fruta e protege contra rugas e manchas. Por fim, também age como um filtro solar natural.

Fonte: Mônica Symphoroso, nutricionista.

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