Sabia que Projota é daltônico? Entenda essa condição genética

O cantor revelou que é daltônico e levantou debate nas redes sociais. Saiba mais sobre o daltonismo.

Antes do início do BBB, em um dos diários do confinamento, Projota revelou que é daltônico. O brother contou sobre sua condição genética em uma brincadeira de verdade x mentira.

No confinamento, após a estreia do programa, o cantor chegou a confundir algumas cores de objetos da casa e achou que uma toalha roxa era cinza. Nas redes sociais, foi levantado o debate sobre futuras provas do reality, e que se por acaso exigirem cores na disputa, será injusto com Projota, que é daltônico.

O que é ser daltônico?

Projota é daltônico
Cantor e rapper, o artista também já atuou (foto: reprodução/instagram)

Você sabe o que é daltonismo? A condição é genética e marcada como um distúrbio na visão que interfere na percepção de cores. Segundo o portal do Doutor Drauzio Varella, a principal característica do daltonismo é dificuldade para distinguir as cores vermelha e o verde e, com menos frequência, as cores azul e amarela.

"Em maior ou menor grau, essa é a única alteração visual que os daltônicos apresentam. Um grupo muito pequeno, porém, tem visão acromática, ou seja, só enxerga tons de branco, cinza e preto", informou o portal. Ainda segundo informações do portal do médico, o daltonismo é hereditário e atinge mais os homens. Porém, apesar de raramente mulheres serem afetadas pelo transtorno, ainda podem ser transmissoras, passando o gene para frente, resultando em um filho daltônico.

Existem três tipos de daltonismo:

  • Protanopia – diminuição ou ausência do pigmento vermelho. Neste tipo, quem é daltônico enxerga em tons de bege, marrom, verde ou cinza.
  • Deuteranopia – ausência ou diminuição dos cones verdes sensíveis às ondas de comprimento médio. A pessoa geralmente enxerga em tons de marrom.
  • Tritanopia – dificuldade para enxergar ondas curtas como os diferentes tons de azul e o amarelo, que acaba resultando em tons rosados.

Leia também: Projota está no ‘camarote’ do BBB21; conheça o cantor

Web se preocupou com daltonismo de Projota

Projota
Vídeo de anúncio sobre participação (foto: reprodução/globo)

Após o artista revelar que é daltônico, alguns fãs do reality se preocuparam com a possibilidade de Projota ser prejudicado em algumas disputas do Big Brother Brasil, caso a dinâmica envolva cores.

Daltônico - Veja também:

Projota oferece pagar terapia a Lucas; Karol quer isolar brother

Afinal, por que Juliette incomoda tanto os participantes?

Namorado diz que Viih Tube está sendo manipulada

Madrugada tem briga e reunião de condomínio

BBB21: Jojo Todynho faz campanha para participar do reality

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes