Série 1899: por que a produção foi cancelada pela Netflix?

Série foi o primeiro cancelamento da emissora em 2023.

O sucesso dos autores Baran bo Odar e Jantje Friese com a série Dark não foi suficiente para manter a produção da série 1899 nos planos futuros da Netflix. A produção alemã foi a primeira "vítima" de cancelamento da plataforma streaming em 2023 e deixou o público da atração indignado.

+10 melhores séries turcas para assistir na Netflix em 2023

Por que a série 1899 foi cancelada?

A Netflix e o autores de Baran bo Odar e Jantje Friese não explicaram os motivos que levaram ao cancelamento da série 1899, mas na internet a teoria é que a acusação de plágio que a produção sofreu no lançamento foi fatal para a continuidade da série.

Em novembro, pouco depois que os episódios da primeira temporada da série foram lançados na plataforma do streaming, a cartunista brasileira Mary Cagnin publicou no Twitter um desabafo. Ela comparou a série 1899 com seu quadrinho Black Silence, lançado em 2016, e acusou a dupla europeia criadora da produção de plágio.

O assunto polemizou, tomou as redes sociais e ganhou um pronunciamento oficial de Baran bo Odar e Jantje Friese, que alegaram não conhecer a obra da brasileira e negaram qualquer cópia do material da cartunista.

Na publicação no Instagram, o casal disse que entrou em contato com a brasileira e pediu que ela retirasse as acusações. Depois disso, a cartunista não fez novas acusações nas redes sociais e não foi revelado se o assunto foi parar na justiça. Atualmente, a brasileira mantém sua conta do Twitter fechada e não é possível mais acessar a publicação com as acusações.

A situação voltou a polemizar no dia 2 de janeiro, segunda-feira, quando o diretor e roteirista Baran bo Odar publicou no Instagram o cancelamento da série 1899.

Ele não deu detalhes do motivo da decisão da Netflix e comentou: "é com o coração pesado que temos que dizer que 1899 não será renovada. Adoraríamos ter encerrado essa jornada incrível na segunda e na terceira temporadas, como foi com Dark. Mas às vezes as coisas não acontecem conforme o planejado. É a vida. Sabemos que isso decepcionará milhões de fãs por aí. Mas queremos agradecer a todos do fundo de nossos corações por fazerem parte dessa aventura. Amamos vocês, nunca se esqueçam".

Nas redes sociais, o assunto gerou burburinho. Apesar de os autores não citarem o motivo do cancelamento, muita gente considerou que a polêmica sobre a acusação de plágio pode ter sido a razão, já que a série ficou no Top 10 das mais assistidas da plataforma durante algum tempo e conquistou audiência.

"Chocado que 1899 foi cancelada pela Netflix. Parece que o babado do plágio rendeu", especulou um fã no Twitter. "Não fico nada feliz ao saber que 1899 (tão promissora) foi cancelada, mas é entendível, principalmente pela polêmica de plágio", disse outro.

Como foi o final da série

Entre os comentários nas redes sociais sobre o assunto, reclamações surgiram sobre a Netflix ter cancelado a série 1899 com um final aberto, o que já ocorreu com outras produções da plataforma, como The OA, The Society, I am Not Okay With This, entre outras.

Quem acompanhou a trama de 1899 até o fim conferiu que a viagem de navio que os personagens experienciaram na trama não passava de uma simulação. No último episódio, depois de descobrir que era casada com Daniel (Aneurin Barnard) e mãe do menininho misterioso vivido por Fflyn Edwards, Maura (Emily Beecham) consegue acordar da simulação.

A mulher descobre estar em uma nave e que tudo tem sido comandado por seu irmão, que ela pensava estar desaparecido. Antes, ela pensava que seu pai controlava a situação, mas ao final da temporada, é revelado que o temido Henry Singleton (Anton Lesser) também não passava de uma figura presa na simulação.

Personagens da serie 1899
Sem memória, maura (no centro) só descobre no final da primeira temporada da série 1899 que é casada com daniel (à esquerda) - foto: reprodução/netflix

 

Leia também

+Filmes, séries e novelas mexicanas na Netflix: 9 tramas para assistir agora

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes