Brasil é hexa ou penta na Copa do Mundo? Relembre os títulos da seleção

O time brasileiro tem uma grande tradição no futebol e é o maior campeão da história das Copas do Mundo.

A seleção brasileira está na Copa do do Mundo do Catar em busca de colocar mais uma estrela em seu uniforme. Mas o Brasil é hexa ou penta? Quantos torneios os brasileiros venceram? Relembre as vitórias do time nos últimos mundiais.

Veja os melhores momentos do jogo do Brasil na Copa

Títulos do Brasil na Copa do Mundo

Em 2022, o Brasil vai em busca da sexta estrela na camisa, ou seja, do hexa. A seleção brasileira é pentacampeã da Copa do Mundo, pois venceu o torneio cinco vezes. Relembre as histórias das últimas vitórias da equipe brasileira no Mundial.

Campeão na Copa de 1958

O primeiro título do Brasil no Mundial foi conquistado em 1958. Na época, nomes como Pelé, Vavá, Garrincha e Zagallo engrossaram a seleção. O time brasileiro disputou o torneio com outras 15 equipes. Na fase de grupos, o campeão saiu na frente, vencendo a Áustria e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), além de empatar com a Inglaterra.

Nas quartas de final, o Brasil venceu o País de Gales e nas semifinais, passou pela França. A final foi disputada contra a Suécia, que também era o país sede da Copa. A seleção brasileira começou o jogo levando um gol. Logo no primeiro tempo, o time virou a partida, balançando a rede duas vezes. Na segunda etapa, a equipe sueca marcou mais uma vez e o Brasil três. Os gols brasileiros foram marcados por Vavá (2), Pelé (2) e Zagallo (1).

Bicampeão da Copa do Mundo de 1962 - O Brasil é hexa ou penta?

O bicampeonato do Brasil foi conquistado na Copa do Chile em 1962. Embora o time fosse muito parecido com o do Mundial passado, os brasileiros sofreram com a ausência de Pelé na maior parte dos jogos. O craque se contundiu na primeira partida do torneio e foi substituído por Amarildo. O atacante fez bonito no evento e conquistou a vice-artilharia. A final foi disputada com a Tchecoslováquia e o Brasil venceu por 3x1, com gols de Vavá, Zito e Amarildo. Em 1962, Garrincha foi eleito o melhor jogador da Copa.

Tricampeão da Copa do mundo de 1970

O brasil e hexa ou penta
Pelé na copa de 1970. - foto: reprodução/netflix

A Copa de 1970 teve vários marcos históricos para o mundo. Nesse torneio foi a primeira vez em que os jogos da seleção brasileira foram transmitidos ao vivo para o país. A genialidade de Pelé se sobressaiu em diversos lances e a defesa de Gordon Banks entrou para a história como a defesa mais difícil já realizada no futebol. O goleiro da Inglaterra impediu que a cabeçada de Pelé fosse convertida em gol.

O Brasil iniciou a Copa de 70 bem, sendo o primeiro de seu grupo, que ainda contava com a presença de Inglaterra, Romênia e Tchecoslováquia. Nas quartas, a seleção venceu o Peru por 4x2 e na semi passou pelo Uruguai, país que sediou o torneio. A final foi disputada com a Itália, time que era bicampeão na época. Os brasileiros, no entanto, foram superiores e venceram os italianos por 4x1. O Brasil foi o primeiro tricampeão da Copa.

Tetracampeão da Copa do Mundo de 1994

O brasil e hexa ou penta
Dunga levantando a taça em 1994. - foto: rafael ribeiro/cbf/reprodução

A Copa de 1994, sediada nos Estados Unidos, foi a redenção do capitão Dunga, que havia feito uma má atuação no torneio anterior. O Brasil avançou na fase de grupos vencendo os jogos contra a Rússia e Camarões e empatando com a Suécia. Nas oitavas, a seleção venceu os anfitriões do Mundial. Nas quartas, o time brasileiro derrotou os Países Baixos e, em seguida, tirou a Suécia da disputa na semifinal.

A final foi, novamente, disputada com a Itália. Dessa vez, o jogo foi mais equilibrado e decidido por 3x2 nos pênaltis.

Penta campeão em 2022

A última Copa que o Brasil venceu foi em 2002, quando conquistou o pentacampeonato. O torneio foi sediado no Japão e contou com a presença de 32 seleções. O time brasileiro passou da fase de grupos em primeiro lugar, vencendo Turquia, China e Costa Rica. Nas oitavas, o então tetracampeão derrotou a Bélgica por 2x0. Nas quartas, a seleção venceu a Inglaterra e na semifinal, Ronaldo Fenômeno decidiu o jogo marcando contra a Turquia.

A final foi disputada com a Alemanha, que perdeu por 2x0. Em 2002, o time do Brasil era composto por nomes famosos como: Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno, Cafu, Lúcio e Rivaldo.

Brasil na Copa de 2022 rumo ao hexa

O Brasil entra na Copa do Mundo de 2022 como um dos favoritos ao títulos. O time fez uma boa campanha nas eliminatórias e se classificou invicto e em primeiro lugar. Em novembro, Tite divulgou seus 26 convocados para o torneio, veja quem são eles:

Gol: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras).

Zaga: Daniel Alves (Pumas), Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus), Alex Telles (Sevilla), Bremer (Juventus), Éder Militão (Real Madrid), Marquinhos (PSG) e Thiago Silva (Chelsea).

Meio de Campo: Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United) e Lucas Paquetá (West Ham).

Ataque: Antony (Manchester United), Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), Neymar (PSG), Pedro (Flamengo), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid) e Vinicius Junior (Real Madrid).

Veja também: Convocações das 32 seleções na Copa

Jogos do Brasil da Copa de 2022

Horário dos jogos do brasil na copa do mundo 2022
Confira os horários das partidas do brasil na fase de grupos da copa do mundo 2022. Arte: dci/fotos: lucas figueiredo/cbf/flickr

Brasil e Sérvia

  • Data: 24 de novembro
  • Horário: 16h (horário de Brasília)
  • Onde: Estádio Lusail em Doha
  • Onde assistir: Globo, Globoplay, FIFA+ e CazeTV

Brasil e Suíça

  • Data: 28 de novembro (segunda-feira)
  • Horário: 13h (horário de Brasília)
  • Onde: Estádio 974 em Doha
  • Onde assistir: Globo, Globoplay, FIFA+ e CazeTV

Brasil e Camarões

  • Data: 2 de dezembro (sexta-feira)
  • Horário: 16h (horário de Brasília)
  • Onde: Estádio Lusail em Doha
  • Onde assistir: Globo, Globoplay, FIFA+ e CazeTV

Aproveite e leia também

Siga o DCI no Google News e acompanhe as últimas notícias da Copa do Mundo.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes