Eleições 2020: 2,6 milhões de eleitores de SP ainda não justificaram o voto

O eleitor tem o prazo de até 60 dias para justificar seu voto, pode ser feito online, presencial ou pelo aplicativo do e-título

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 2,6 milhões de eleitores da cidade de São Paulo não compareceram às urnas no primeiro turno das eleições 2020 e ainda não justificaram o voto. A ausência no pleito exige a justificação em cada um dos turnos, com o prazo de até 60 dias para realizar ou poderá ser sancionado.

Para justificar existe algumas alternativas. São elas: preencher o Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral, obtido gratuitamente nas unidades de atendimento do TSE; pela Internet, no site oficial do TSE; ou pelo aplicativo do e-Título, gratuito para celulares Android e IOS.

Veja também: eleitor que não justificar pagará multa!

Problemas para justificar pelo e-Título no dia do pleito

No último domingo (15) o e-Título apresentou instabilidades, principalmente para os eleitores que tentaram justificar o voto no mesmo dia das eleições 2020. Segundo o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, o grande número de acessos sobrecarregou o sistema do aplicativo.

Caso ocorra o mesmo problema no segundo turno, dia 29 de novembro, os eleitores podem fazer a justificação manual no cartório eleitoral mais próximo, com a apresentação de um documento oficial de identificação com foto. Pela internet, é só preencher o Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral, clicando aqui.

Quem não votou no 1º turno, pode votar no 2º?

Para os eleitores que não votaram no primeiro dia, é possível votar no segundo. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirma que os turnos são independentes, por isso, a falta no 1º turno não impede o voto no 2º. Entretanto, é preciso justificar a ausência, pois a participação no segundo dia de votação não anula o não comparecimento do eleitor às urnas no dia 15 de novembro.

O segundo turno das eleições acontecerá dia 29 de novembro, no mesmo horário do anterior, das 7h às 17h. Importante lembrar que o horário entre 7h e 10h é preferencial para pessoas acima de 60 anos, os demais eleitores podem comparecer neste período, mas com a devida consciência das medidas de proteção à saúde.

GUIA DO ELEITOR

Datas e horários das eleições 2020;

O que pode e não pode no dia da votação;

Como consultar seu título de eleitor pelo nome ou CPF;

Como consultar o local de votação;

Como votar em branco ou nulo;

Como justificar o voto;

Aplicativo e-Título;

Como consultar os candidatos.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes