Eleições 2020: ex-BBB Felipe Prior faz 'story' em cabine de votação

O ex-BBB Felipe Prior se envolveu em uma polêmica nessas Eleições 2020.

O ex-BBB Felipe Prior se envolveu em uma polêmica nessas Eleições 2020. O arquiteto filmou o próprio voto na cabine de votação, neste domingo (15), e divulgou o vídeo no story do seu Instagram. No entanto, entrar com o celular na cabine de votação é proibido por lei desde 2009; quem quebrar sigilo do voto pode ter pena de até dois anos de detenção.

Prior, que vota em São Paulo, na região de Santana, apagou a publicação pouco tempo depois.

Eleições 2020: é crime eleitoral tirar foto da urna?

Desde 2009, o eleitor brasileiro está, por lei, proibido de entrar na cabine de votação com o celular ou equipamentos que possam registrar o voto. O artigo 91-A da Lei das Eleições prevê que “fica vedado portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas e filmadoras dentro da cabina de votação.” A proibição visa proteger o sigilo do voto, que garante a liberdade de escolha dos eleitores.

Caso não fosse proibido o registro fotográfico, eleitores poderiam, por exemplo, trocar imagens de seus votos por promessas de candidatos, como emprego, cestas básicas ou material de construção. Fotografar a urna no momento do voto constitui, portanto, crime eleitoral. Segundo o artigo 312 do Código Eleitoral, “violar ou tentar violar o sigilo do voto” prevê pena de detenção de até dois anos. Para evitar que as infrações ocorram, os mesários têm de reter os aparelhos na mesa enquanto o eleitor estiver votando, segundo determinação do TSE. Os celulares serão devolvidos após o voto.

Guia eleições 2020

Como consultar o número dos candidatos

Saiba como simular o voto na Internet

Saiba como acompanhar os resultados pelo celular

Datas e horários;

O que pode e não pode no dia da votação;

Como consultar seu título de eleitor pelo nome ou CPF;

Como consultar o local de votação;

Como votar em branco ou nulo;

Como justificar o voto;

Aplicativo e-Título;

Como consultar os candidatos.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes