Novas baterias de recarga rápida devem impulsionar veículos elétricos

Uma inovação tecnológica promete impulsionar veículos elétricos para um novo patamar. Novas baterias que podem ser recarregadas integralmente em apenas 5 minutos acabam de sair das fábricas. Certamente, trata-se de um passo fundamental para acelerar a adoção de veículos elétricos com abastecimento tão rápidos quanto os tradicionais veículos nos postos de gasolina.

Regarga rápida de carro elétrico
A preocupação de recarga de veículos elétricos durante uma viagem pode estar com os dias contados (foto reuters)

 

O receio com a recarga de carros elétricos durante a viagem

Os veículos elétricos são grande aposta para combater o fenômeno das mudanças climáticas. No entanto, ficar sem energia durante uma viagem sempre preocupou os novos motoristas de carros elétricos. Ou ainda, ter que esperar em um posto por cerca de 2 horas para recarregar as baterias. Dessa forma, a nova bateria de ithium-ion desenvolvida pela empresa israelita StoreDot e fabricada na empresa chinesa Eve Energy pode ser um passo revolucionário para o setor.

A empresa StoreDot já tinha demostrado sua competência com recargas rápidas de baterias para telefones, drones e motos. O investimento mais de 130 milhões de dólares de empresas do porte de Daimler, BP, Samsung e TDK na StoreDot, começa a mostrar frutos promissores. Enfim, a empresa projeta sua meta de autonomia de 100 milhas de recarga em 5 minutos disponível em larga escala em 2025.

Muitas outras empresas estão investindo pesado no desenvolvimento de baterias de recarga rápida. Por exemplo,  Tesla, Enevate and Sila Nanotechnologies todas apostam em tecnologias similares com eletrodos de silício.

 

A inovação tecnológica das baterias de recarga rápida

Outra iniciativa em andamento nos Estados Unidos apostam na mesma direção. A pesquisa do Centro de Tecnologia da Universidade do Estado da Pensilvânia apontam para uma possibilidade de aumentar cuidadosamente a temperatura da bateria para 60C, que permite o movimento acelerado dos íons de lítio, sem comprometer a bateria. Dessa forma, atingiram recarga completa em 10 minutos.

Dessa forma, a solução de baterias e carros elétricos passam a equilibrar os desafios de custo e autonomia. Os testes agora devem se concentrar na durabilidade. Nesse sentido, buscarão checar se a bateria pode ser recarregada rapidamente por 500x sem degradação.  A bateria da StoreDot pode ter 1.000 ciclos mantendo 80% de sua capacidade original.

 

Novos gargalos saem da bateria e concentram nos postos

O gargalo para recarga rápida não está mais na bateria. Agora a necessidade de inovação e atualização para para os postos de recarga. A parceria com a BP é estratégica nesse sentido que aposta que as baterias são o novo petróleo.

Pelo visto, a expansão dos carros elétricos exigirá profunda transformação de toda a infra-estrutura de suporte. Os postos de gasolina do futuro precisarão ser re-equipados e re-formatados para não se tornarem obsoletos.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes